quinta-feira, março 20, 2014

A noite em que fui analisado


Cês sabem como é ser analisado e descobrir que havia ali no dito muito mais do que havia alcançado a nossa vã filosofia?

Não, não estou falando de ir deitar no divã dos psicólogos, psiquiatras ou psicoanalistas da vida. Estou falando de ter uma criação poética analisada por um especialista na área e de escutar o cara falando coisas que fazem sentido e que transcendem o que se pensou no momento da criação.

A história é a seguinte: sou agora aluno especial do mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL/UFRR). Então me senti na obrigação de participar de um evento muito bacana organizado pelo programa, o III Simpósio de Estudos de Linguagem e Cultura Regional: Regionalismo e Interdisciplinaridades.

Ontem à noite, quarta-feira, 19 de abril, estava na plateia da mesa-redonda Poéticas do agora: do regional ao universal. O último a falar foi o professor doutor Roberto Mibielli, que apresentou a análise de quatro poemas de poetas roraimenses: Avery Veríssimo, Cora Rufino, Francisco Alves e este que lhes escreve.

Quando o professor começou dizendo que o autor do próximo poema estava na plateia, que era jornalista, descendente de indígenas e, por último, venezuelano, fiquei surpreso. Sou eu, beleza, mas que poema o Mibielli terá escolhido?

A opção dele foi por Relatividades, publicado originalmente no blog no dia 23 de outubro de 2011.

Relatividade

A sugestão de pecado
Aparece de repente
Vestindo insinuante e
Indecente saia jeans curta.
Ainda seria sugestão
Se viesse de repente
Insinuante, exibida
Vestindo islâmica burka?


O que para mim é basicamente uma afirmação e uma pergunta sobre roupas femininas e o que podem ou não sugerir, no estudo do professor virou algo muito mais profundo. Finalmente entendi na carne o que significa a tal da análise poética.

Ele falou de olhar (isento ou não) jornalístico, de islamismo, do pecado na ótica cristã, de questões de gênero e umas outras coisas que não lembro. 

É que a cada frase eu pensava: caraca, mas eu só imaginei uma mulher de pernas bonitas usando roupa curta.

Pensamento curto meu à parte, foi muito legal o momento. Só fiquei pensando: e se não tivesse me inscrito no evento ou tivesse saído antes, será que ficaria sabendo? Quanto e quanto casos de análises de seus textos os colegas escritores estão perdendo?

Dia de preta: poema para Zanny Adairalba

 
A patroa celebra aniversário hoje. Achei mais barato fazer-lhe um poema do pé-quebrado do que gastar com futilidades. 

Dia de preta

Para Zanny Adairalba

Hoje é o dia da velha preta
Dia de celebração em nossa maloca
Hoje é o dia dessa negra poeta
Do olhar castanho-claro que me toca.

Hoje é dia de mais um dia
Com algumas dores e várias alegrias
Tempo de inventar-lhe alguma poesia
Com rimas nonsense, quiçá zombarias.

Hoje tem festa por Zanny, por mim apelidada Maria
Essa do olhar que no riso encanta e na fúria assusta
A preta velha, patroa, xamã, cangaceira de meu sertão
Essa que em nossa rotina toda hora um novo verso busca.

quinta-feira, março 06, 2014

Duas esquinas no mesmo cruzamento, duas faltas de respeito com o pedestre

Fui caminhar na quarta-feira de cinzas para ver se começo a perder o peso que ganhei nos últimos meses.

Fiz uns cálculos mentais de distância e decidi fazer uma rota diferente da que tenho percorrido desde que estamos numa casa alugada no São Francisco. Em vez de ir para a avenida capitão Ene Garcez, decidi embicar para a Ville Roy, minha avenida preferida na cidade.

Peguei a calçada direita da avenida Major Williams em direção à Ville Roy e no cruzamento com a Capitão Júlio Bezerra (mania antiga que havia na cidade de colocar nome de militar em tudo o que era rua), vi esta maravilha do respeito ao pedestre:



O tapume da obra não conta conversa: te joga direto na rua, sem espaço mínimo de segurança, bem de frente para um semáforo.

No retorno da luta contra as gordurinhas do mal, peguei a outra calçada. No mesmo cruzamento encontrei um exemplo de falta de respeito com os pedestres que passam em frente à igreja de São Francisco:



Como é que a pessoa tem tanta preguiça de caminhar um pouco do carro até a missa e falta de respeito com a legislação de trânsito na hora que vai para uma cerimonia religiosa? Pensando nisso, publiquei bem cedo a foto no Facebook com esta legenda:

Você que vai falar com Deus na quarta-feira de cinzas, tem preguiça de estacionar uns metros mais distante e deixa seu carro na calçada, obrigando pedestres a irem para a rua, correndo o risco de serem atropelados, ou pisarem no jardim do templo, deixa te avisar: estás fazendo tudo errado. Deus não curte sacanagem com seus outros filhos.

E olha que nem fã de discursos religiosos eu sou.

quarta-feira, fevereiro 26, 2014

Cálico Electrónico – o super-herói espanhol


Procurando saraus em língua espanhola, descobri no ano passado o Cálico Electrónico, personagem de uma série web nascida na Espanha.

 É um super-herói bem fora dos padrões: acima do peso, misógino, boca suja, encabeçando histórias com alta carga de xenofobia e piadas homofóbicas, entre outras coisas que se enquadrariam no politicamente incorreto. Todos os personagens secundários o acompanham nesse estilo.

 Mesmo assim, é muito engraçado e assisti alucinado a todos os capítulos da série, disponíveis no site http://www.calicoelectronico.com

De todas elas, no espírito de compartilhar tão nosso dos blogueiros, escolhi esta, que considerei a mais amorosa, por ser inspirada nos quadrinhos Calvin & Haroldo. O final é lindo demais. 

O problema é que para entender é preciso dominar o espanhol da Espanha, incluindo os palavrões de lá. 

Atenção aos créditos, que sempre trazem uma mensagem do diretor. 





 E aqui, Cálico Eletrónico na primeira temporada, declamando poemas eróticos engraçados no final do vídeo para sua amada objeto de desejo, La Ladrona. 


segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Fechando 23 anos de Roraima


 Hoje completo 23 anos morando no Brasil. Não sei se vou comemorar mais tarde. Só sei que, apesar de tudo o que deu errado, como é normal em qualquer vida, o saldo está positivo até agora.

Já falei condensadamente sobre minha vida em outras postagens: “1991: welcome to the aldeia” falava dos 15 anos em Roraima.

Já “Rumo ao 21° aniversário de vida em Roraima” tem um título autoexplicativo.  

Como já está na hora do almoço, serei breve. Dos 21 para os 23 anos de vida em Roraima, há coisas que estão aí, firmes: ainda tento fazer trabalhos culturais via Coletivo Arteliteratura Caimbé, ainda tento manter uma frequência de produção textual (estou construindo um novo livro de micronarrativas e já tenho umas 30 poesias inéditas para o meu primeiro neste gênero.), ainda estou com as dores frequentes nos braços por conta das hérnias e ainda faço pilates semanalmente.

O Edgarzinho está bem, muito bem, em mais um ano de estudos e com seis de idade (olha aqui um poema feito para ele por conta de seu aniversário).

Dos 21 para os 23 anos na cidade vou destacar:

1.Mudança de trampo da UERR para a UFRR em julho de 2013.

2. A coluna Rede Literária, que vai completar dois anos saindo na Folha de Boa Vista.

3. Não fiz nenhuma viagem de turismo nesses anos, mas viajei muito a trabalho, principalmente trampo literário, o que é uma delícia: Brasília (DF), Campo Mourão (PR), Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Olinda (CE), Santa Elena (VE), Aishalton (Guayana) e algumas cidades de Roraima.

4. Quebrei uma pá de paradigmas e pensamentos retrógrados que nem sabia carregar, ampliando minha visão de mundo e aumentando a carga de tolerância. O desafio é repassar isso para o moleque.

5. Ganhei oito premiações ou destaques em concursos literários nestes dois últimos anos. Isso me deixa contente. 


Enfim, a vida continua, quente como só fevereiro pode ser, as rugas aparecem mais ousadas a cada manhã, novas leituras chegam, outras fomes aparecem e o lavrado fica cada vez mais amarelo. Não tenho vontade de ir embora de Roraima. Aqui, apesar de todos os problemas, dos preços altos, da dificuldade de fazer cultura e tals, ainda é um bom lugar.

Se acaso for lido, vai um muito obrigado a todas as pessoas, principalmente as meninas, que me trouxeram momentos felizes ao longo destes anos.


As fotos a seguir não têm exatamente muito a ver com o texto mas sim com Guasipati, minha antiga cidade. Por isso, as posto: 


Turma que morava perto de minha casa. Foto lá dos anos 1993, 1994, quando ainda era magro

Dizem que meu filho parece comigo quando eu era criança. Bom, na minha época não tinha máquina digital nem escanner e éramos obrigados a tirar fotos com as professoras. Essa é de março de 1980, no Kinder.



O moleque, numa foto de quando tinha 2, 3 anos de idade

Foto de meu primeiro passaporte

sexta-feira, janeiro 31, 2014

Texto na revista Fórum: Quando matar um índio não é algo mau: o caso Las Rubieras

Semana passada saiu um novo texto de minha autoria no Blog dos Indígenas, espaço aberto a colaborações na Revista Fórum. O material fala de um caso antigo de  massacre de índios na fronteira da Venezuela com a Colômbia. Foi inspirado a partir da descoberta de um clipe do grupo Campesinos Rap, que achei procurando artistas que misturassem joropo, ritmo tradicional de meu país nativo, com o hip hop. 

Do clipe, fui pesquisar o caso. Demorei um pouco até achar as referências textuais que linco no texto: um artigo falando do caso Las Rubieras e um blog escrito pelo advogado de defesa dos acusados da chacina. 

Depois disso veio a fase de criar coragem, muita coragem, para escrever. Entre a descoberta dos textos e a redação final, acho que se passaram uns dois meses...ando preguiçoso, né?

Lê o material e compartilha à vontade. Se você for indígena ou trabalha com os povos originários, manda seu texto, foto, filme, desenho, que a gente está querendo publicar.




Quando matar um índio não é algo mau: o caso Las Rubieras


O índio é um bicho preguiçoso, selvagem, sem cultura, sem o hábito de economizar e acumular que tanto bem fazem ao sistema econômico capitalista. Quer terras mas não sabe como produzir em larga escala. Só atrapalha o progresso e a economia, que tanto precisa de suas terras para desenvolver-se. Sendo assim, matar um indígena para garantir o avanço da mineração, da agricultura e/ou da pecuária é totalmente justificável. A razão estará sempre ao lado de quem atira ou manda atirar.

O parágrafo anterior bem poderia ter sido direcionado aos indígenas do Brasil, mas não sejamos exclusivistas. Eles têm parentes espalhados por todos os cantos da América do Sul. Ou seja, se atrapalham aqui o progresso, como não o fariam no Equador, na Colômbia, no Peru, na Bolívia?

Para esses estorvos, vale desde 1492 a lei do aço. Se com celulares e câmeras digitais os casos atuais de violência e conflitos são registrados facilmente (veja neste link matérias do arquivo da Fórum para saber mais e vamos em frente), vale a pena pensar sobre quantos casos houve sem serem anotados nos cadernos de história.

Quantos mortes de indígenas nas mãos de capangas de fazendeiros ficaram longe dos holofotes da justiça, da mídia? Difícil saber mas sempre aparecem. Foi o caso de um massacre acontecido na fronteira da Venezuela com a Colômbia nos anos 1960.

Donos de terras convidaram para uma festa um grupo de 18 indígenas da etnia Cuiba. Enquanto estavam comendo, foram atacados com terçados e facas. Os que tentaram fugir foram abatidos a tiros, fossem adultos ou crianças. Somente dois conseguiram escapar, seriamente feridos. Os corpos dos mortos foram queimados e misturados ao lixo e fezes dos animais da fazenda Las Rubieras, onde aconteceu o massacre.

Talvez tudo tivesse ficado por isso mesmo se os dos Cuibas sobreviventes não tivessem aparecido meses depois. O caso Las Rubieras foi parar na justiça. Ao defender-se, os acusados alegaram que não sabiam que matar índios era algo ruim, algo mau.

“Para nós, matar índios é como matar veados, pacas e capivaras, com a diferença de que os veados, as pacas e as capivaras não nos fazem dano e os índios sim”, declarou um dos acusados.

A defesa refletiu o contexto histórico da região. Desde 1870, conforme conta o historiador Augusto J. Gómez L. em seu artigo ‘A guerra de extermínio contra os grupos indígenas caçadores-coletores das planícies orientais”, havia registros de massacre dos índios que, sem terras e com a redução de animais silvestres para caça, abatiam gado dos fazendeiros para poder comer.

Os casos de agressão eram tão comuns e naturalizados pela sociedade que foram criados dois termos para identificar o tipo de violência praticado: “guajibiada” designava o ato de procurar e matar grupos de Cuibas e outras etnias da região. “Tojibiada” era a perseguição das mulheres indígenas por homens a cavalo. Quando finalmente elas ficavam cansadas, eram laçadas como gado, jogadas ao chão e estupradas.

Mais de um século de assassinatos em nome da defesa de seus interesses haviam criado na população dos Llanos (planícies) a convicção da normalidade destes atos. Como condenar alguém que agiu conforme os hábitos da região? O artigo do professor Augusto Gómez é cheio de relatos de outras mortes de índios, explicitando pactos mortais entre fazendeiros e autoridades para, pelo uso da força, garantir o uso e a ordem nas terras. Escrito em espanhol, o material pode ser baixado AQUI.

O caso Las Rubieras terminou com todos os acusados sendo absolvidos. A história teve repercussão mundial à época, como pode ser conferido nos textos publicados em 2012 em um blog por Jaime Rafael Pedraza, que atuou como advogado de defesa dos envolvidos.

Toda essa história resumida acima vai virar um filme na Venezuela. Em 2013, o grupo de hip hop Campesinos Rap gravou um clipe com cenas do longa, que deveria ter sido lançado ainda no ano passado.

O clipe apresenta cenas do futuro filme e a letra pode ser dividida em duas partes: a primeira relata o massacre e o julgamento e serve para protestar contra as inúmeras violências cometidas contra os povos indígenas. A segunda atira contra os países que utilizam argumentos antropológicos para oprimir e ocupar militar e economicamente outros países.

Confira o clipe do grupo Campesinos Rap:





Para encerrar, o trecho final do artigo do professor e historiador Augusto J. Gómez L., mostrando que se atualmente não há “guajibiadas” e “tojibiadas”, a situação dos Cuibas não melhorou:


Hoje, os últimos redutos indígenas estão confinados nos rincões das vastas planícies, fugindo dos enfrentamentos armados que, com crescentes intensidade, vêm acontecendo na região nas últimas décadas entre a guerrilha, o exército, os paramilitares e o narcotráfico. Outro grande número de famílias indígenas migrou para os centros urbanos. Lá, deprimidos, humilhados, prostituídos e alcoolizados, concluem sua agonia, depois de mais de um século de perseguição sistemática por aqueles que se chamam “civilizados” mas não demonstram sê-lo.

Edgar Borges, escritor, jornalista, ativista cultural, venezuelano, descendente da etnia Wapichana. Blog pessoal e Twitter.

quarta-feira, janeiro 29, 2014

Nova atividade: publicação da Rede Literária na revista Somos Amazônia

Desde julho de 2012 publico semanalmente no jornal Folha de Boa Vista e no blog Cultura de Roraima a Rede Literária, coluna de notas que traz informações sobre literatura, livro e leitura.

O foco é divulgar o que se faz em Roraima, mas muitas vezes é a maior dificuldade fechá-la com notícias locais. O povo não tem e não cria o hábito de encaminhar suas ações. Por isso há semanas em que peno para mandar a coluna.

Tem outros com preguiça de selecionar foto e que me pedem para entrar em seu perfil de facebook e buscar lá a imagem mais bacana. Quando encontro uma boa foto, está em baixa resolução. Aí peço em alta e me mandam buscar no facebook...isso sem falar no povo que diz querer divulgar sua atividade e envia informativos que não dizem nada com nada. Quando peço mais informações, reenviam o mesmo texto...

Mesmo com todas essas dificuldades e uma vontade quase semanal de parar de escrevê-la, vou fazendo. Acho legal a oportunidade de divulgar a minha área de atuação, de levar à comunidade parte do que faz localmente quem mexe com literatura, livro e leitura, mesmo que até agora não tenha ganho um centavo com esse meu trabalho...

Nessa vibe, a novidade de janeiro foi a, cof cof cof, ampliação do projeto Rede Literária. Agora, ai meu santo das ações não remuneradas, vou publicá-la também na revista Somos Amazônia, da Fecomércio.

A primeira edição saiu na revista de janeiro. São duas páginas com fotos e poemas das escritoras  Zanny Adairalba e Eli Macuxi.
Clica que amplia

A revista pode ser encontradas nas bancas de Boa Vista e tem distribuição regional. Já mandei o texto de fevereiro e até semana que vem enviarei a edição de março.

Vamos ver onde isso vai parar.

quinta-feira, janeiro 23, 2014

Ulisses: uma meta de leitura para 2014


Vou te dizer: ainda não fiz o meu balanço de 2013 e ando muito preguiçoso para projetar 2014.

Por enquanto, nem tanto como certeza mas sim como uma proposta a ser batalhada diariamente, a única meta que me propus foi a de, finalmente, ler Ulisses, de James Joyce.

O dito cujo

Se vou conseguir, só dezembro dirá. Acho que este é um bom ano para ler essa história, que sempre esteve nas listas que vi sobre os livros que jornalistas deveriam ler para ampliar sua base conhecimentos e blá-blá-blá.

Listas que vejo desde 1996, mais ou menos.

Uma vez conversei com um estudante de Letras na fila da biblioteca da UFRR. Ele ia devolver o tijolão do Ulisses depois de tê-lo lido por lazer. “Sabe como é, estava sem nada para fazer”, contou.

Pensei: gente desocupada assim é outro nível.

Vou tentar ser um desocupado desse porte em 2014.

Difícil vai ser enfrentar o costume de ler basicamente crônicas, contos e outras histórias curtas (me dá uma agonia pegar um tijolão e esperar centenas de páginas pelo final....).

terça-feira, janeiro 14, 2014

Conversas com Edgarzinho: histórias que vovó conta

Por dona Gracineide Borges, avó do Edgarzinho: Coisas do Edgarzinho Ligo para meu filho, e o Edgarzinho, meu neto, atende.

- Oi? Teu pai está em casa?

- Tá, vovó, mas está cochilando!

- Ok.  Eu ligo depois!

Minutos depois, voltei a ligar:

- Oi? Papai ainda está dormindo?

- Não, vovó, está cochilando! Você não sabe que de DIA as pessoas COCHILAM e que de NOITE é que elas DORMEM?

- Sei...(será que eu sabia?!). Depois eu ligo! Kkkk...

sexta-feira, janeiro 10, 2014

Seis anos com Edgarzinho

E hoje fazemos seis anos juntos:  
pedindo
negando
cedendo
gastando
reclamando
ficando chateados um com o outro
dizendo sim
dizendo não
abraçando
afastando
falando
silenciando
vendo desenhos juntos
brigando pela TV ou computador
saindo sozinhos
dizendo que hoje um vai e o outro fica
aprendendo
dormindo juntos
dizendo que hoje não queremos papo com o outro
contando histórias
construindo memórias
contaminando-nos de hábitos em comum
muitas vezes sendo diferentes dois
Outras tão semelhantes que parecemos um.



sexta-feira, dezembro 27, 2013

Sobre o parque Anauá e as limpezas na véspera de festas

Como ser indiferente ao desleixo com o lago do parque se o meu filho e eu curtimos o lugar?


Tão bonito fica o parque Anauá quando o governo decide fazer uma limpeza nele. Pena só acontecer às vésperas de grandes festas. Pena também que depois das festas, sejam promovidas pelo poder público ou por particulares, fica lá a sujeira por dias, semanas, meses....

Em 2014 o governo poderia colocar na administração do lugar alguém mais preocupado com a limpeza do parque, tirar os entulhos da área do anfiteatro, mandar instalar umas lixeiras ao redor do lago, varrer a prainha e as margens do lago pelo menos uma vez por mês e, legal seria, fazer campanhas de sensibilização para que os usuários não jogassem lixo em todo lugar (custa ser limpinho?).

Pensem quão bacana ficaria o lago se suas margens não fossem pintadas de copos, garrafas, latas e outros etc. E o forródromo, como ficaria sem aquele monte de pregos, tábuas e cacos de vidro que sobram a cada folia?

Melhor seria se houvesse segurança. Isso impediria os vândalos de quebrar as vidraças e jogar lixo na abandonada galeria de arte que nunca foi usada para nada depois de reformada. Vou nem citar que uns cuidados com o prédio do museu agradariam demais para não complicar.

Resumindo: se rolar uma boa limpeza regular,  lixeiras e sensibilização, 2014 já trará mudanças boas no parque.

sexta-feira, dezembro 20, 2013

Promessas são promessas e só

Clica que a imagem cresce
Em 23 de dezembro de 2001 publiquei esta crônica no extinto jornal Tribuna do Estado de Roraima, uma das várias publicações locais em que veiculei texto meu por aqui.

Das 23 promessas que fiz (com certeza em tom de chacota comigo mesmo) só levei à frente as de número  12, 18 e 20.

Acho que na verdade não queria tocar nenhuma...

segunda-feira, dezembro 16, 2013

Do resultado da Mostra Londrix 2013 Vídeo-Poema (Paraná)

Não citei o resultado à época, mas antes tarde do que nunca coloco parte da matéria veiculada na Jornal de Londrina dando o resultado final da Mostra Londrix 2013 de Vídeo-poema. 

Obrigado a quem votou no curta: 

 Londrix divulga os ganhadores da Mostra Vídeo-Poema 

O Festival Literário de Londrina (Londrix 2013) divulgou, nesta terça-feira (5), os ganhadores da Mostra Londrix 2013 Vídeo-Poema. 

O primeiro lugar ficou para o “Clipoema: Anjo caído”, de Carlos Brunno Silva Barbosa. Em segundo, venceu “Poéticas Urbanas # 1”, de Edgar Borges, e o terceiro foi para “Inevitavelmente Tempo”, de Marjorie Caetano Coelho G. Oliveira. 

 Para participar, bastava enviar um vídeo com a interpretação de um poema originalmente em língua portuguesa ou latina. A votação on-line ocorreu no site do JL. (Do site do Jornal de Londrina)
 ….......................... 

Veja o vídeo:


 

sexta-feira, dezembro 06, 2013

Fotos e lembranças da III Conferência Nacional de Cultura, em Brasília



Flores secas do cerrado


Fiz semana passada a minha terceira viagem a Brasília neste ano. Fiquei lá de 27.11 a 01.12, participando da III Conferência Nacional de Cultura. Nas outras também estava discutindo políticas públicas para a cultura. Faço isso pela minha condição de integrante do Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura. 

O relato da primeira viagem deste ano está neste link. O relato da terceira está aqui, no blog Cultura de Roraima, numa postagem que apresenta os resultados da III Conferência Nacional de Cultura.

A conferência foi talvez o momento mais interessante vivido por mim desde 2009 neste processo constante de pensar e reivindicar políticas culturais. Foi a partir daquele ano, quando ajudei a criar o Coletivo Arteliteratura Caimbé,  que comecei a me envolver de outra forma com o mundo da cultura, especialmente a literária.

Conseguimos aprovar propostas interessantes para a Amazônia e para a cultura em geral. Foram dias de muito debate, reuniões, encontros, articulações. Éramos centenas de pessoas discutindo o Brasil cultural que queremos, com políticas que beneficiem equitativamente os produtores e fazedores de cultural no país. 

Como os resultados de todos os trabalhos estão apontados na postagem do Cultura de Roraima, vou dedicar esta publicação a falar da parte menos pesada da conferência. Afinal, o blog me serve também como memória de onde andei e o que fiz pelo mundo.

Começo dizendo que estive com outros conselheiros em uma reunião com a ministra da Cultura Marta Suplicy na tarde do dia 27.






Depois dei uma passeada na feira do livro de Brasília e fomos ao Teatro Nacional Cláudio Santoro para a abertura da III  CNC. Lá, rolou show lindo dos meninos do grupo Orquestra de Metais Lyra Tatuí, do interior de São Paulo, e da sambista Martinália, que cantou o mais poético de todos os sambas: Disritmia, de seu papai Martinho da Vila. No final, no hall do teatro, rolou a tradicional roda de batucada/ciranda/etc que o povo faz quando se encontra para culturalizar em BSB. 



 



Nos outros dias, depois do final dos trabalhos, sempre rolavam shows numa tenda montada bem em frente ao Centro de Convenções Brasil 21. Saca a lista de atrações que pude ver: 

Camerata de violões de Barro Alto (GO), Emanuel Marinho (MS),  Yamandu Costa (RS), o grupo de percussão Surdodum (DF), formado por pessoas surdas; os rappers Guaraní Kaiowá Bro MC's (MS);   Samba de Brasília com Cris Pereira, Teresa Lopes, Adora Roda e Filhos de Dona Maria (DF); Grupo indígena Yawalapiti (MT); Tamnoá - Tambores do Paranoá (DF); e Gaby Amarantos (PA).


Vamos às fotos que mostram melhor os encontros e a parte artística da conferência:





Palhaço Ribeirinho,vulgo Jonas Banhos. Parceiro de atividades literárias

Adoro ver tatuagens e esta, copiando a obra América Invertida, de Joaquín Torres García, chamou a minha atenção

Na plenária da III CNC

Parte dos delegados culturais da Amazônia discutindo que propostas apoiar

Instalação no Museu Nacional Honestino Guimarães

Um tambor com vidro no fundo. Instalação no Museu Nacional Honestino Guimarães

Ônibus da Maria Berenice, empresa de venda de bordados e crochês. Muito lindo

A Ermida Dom Bosco, no parque ecológico de mesmo nome

Vejo flores no píer do lago Paranoá, no parque ecológico Dom Bosco

Colegas do Colegiado Setorial de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca: Shirlene Alvares e Márcia Cavalcante

Colegas do Colegiado Setorial de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca depois da aprovação do PNLL como prioridade na III CNC

Colegas do Colegiado Setorial de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca: Mileide Flores e Lourdiana Araújo

Colegas do Colegiado Setorial de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca: Shirlene Alvares, Márcia Cavalcante e João Carneiro (todos numa vibe cabelo solto)

Colegas do Colegiado Setorial de Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca: Taiza Moraes e Fabiano Piúba



segunda-feira, novembro 25, 2013

Recortes de jornal

Estava mexendo numas pastas antigas este final de semana, tentando dar um fim na infinita poeira do verão roraimense, quando me vi diante de uma cheia de recortes de matérias escritas por mim e outras nas quais apareço.

Tenho esse costume de guardar papel desde que comecei a trabalhar como jornalista, lá em 1998, em meu segundo ano como estudante universitário. Aliás, tenho recortes de jornal de 1996, ano em que publiquei meus primeiros artigos/crônicas na imprensa local. No parte de arquivo audiovisual, um amigo fez o belo favor de sumir com uma fita VHS que continha várias matérias de TV com participações minhas.

Enfim, fotografei algumas das matérias para que sintam como o tempo passou maldoso por mim. Afinal, recorTar é viver.


Vamos lá:


1996, na Folha de Boa Vista com Oiran Braga. Éramos candidatos ao DCE. A votação não teve quórum e perdemos para nós mesmos.



1997, na capa de um informativo feito pelos alunos do curso de Comunicação Social. A matéria falava das atividades da semana cultural, que ajudei a produzir por dois anos seguidos. A cara no microfone é Miqueias Monteiro.  Eu operava a “mesa de áudio” de uma “rádio” que montamos com
caixas de som no campus da UFRR.



Em 1999 publiquei esta matéria com Aléxia Linke no finado O Diário, pertencente ao também finado ex-governador Ottomar Pinto:




Olha a cópia de uma matéria com George Farias, que esta semana completa 50 anos de idade. Também foi publicada n'O Diário, em 1999.


No mesmo ano 2000, na página social da Folha de Boa Vista, foto da formatura em Comunicação Social, com os colegas de curso Ivonísio Lacerda, a lindinha Érica Medeiros, Getúlio Cruz (dono do jornal), Élissan Paula Rodrigues, Antônio Carlos Fernandez e eu, gordinho só. A foto é de Franco Martins, que hoje é vereador em algum município do interior, salvo engano.



Em 2001, perdido entre os ganhadores do primeiro prêmio Sesi de Jornalismo. Aparecem aí, entre outros, os colegas Tana Halú, Gilvan Costa e Alexsandra Sampaio. A foto saiu na Folha de Boa Vista.



Pulando para 2005, abraço a loira Loide Gomes e o branquelo Leandro Freitas na coluna social de Júnior Brasil no extinto Brasil Norte.




Em 2007, nas páginas do jornal Roraima Hoje, celebrando a formatura de Nei Costa juntamente com Luiz  Valério e Amilcar Júnior. Acho que lá no fundo aparece Alberto Rolla, com qual trabalhei depois na Universidade Estadual de Roraima.



Para fechar, com Tana Halú, numa matéria sobre nossa eleição como integrantes dos colegiados setoriais de cultura do Ministério da Cultura. Isso foi em 2010. A matéria saiu na Folha de Boa Vista.


terça-feira, novembro 05, 2013

domingo, novembro 03, 2013

Dias audiovisuais pelo sul, sudeste e norte do Brasil

Ando por aí, fixo em Roraima, mas espalhado pelas telas digitais e reais do mundo audiovisual alternativo. 

No sábado passado (2), a turma do Coletivo Opapivará exibiu no Rio de Janeiro o meu filme Porto, produzido a partir de fotografias feitas durante a viagem que fiz ao Amapá em 2011 para falar de literatura e afins com o meu parceiro de andanças Jonas Banhos, da Barca das Letras. 










 Mudando da região Sul para o Sudeste, lá no Paraná rola de 4 a 11 de novembro o Londrix - Festival Literário de Londrina, com com debates, mesas redondas, palestras, lançamentos de livros e espetáculos. 
Também vai rolar a Mostra Londrix 2013 de Vídeo-poema. “Poéticas Urbanas #1”, produzido em 2010 (e premiado numa das mostras de curtas do Sesc Roraima), foi classificado para ser exibido lá. 



 Além disso rolou uma votação popular para ver se ficava entre os três mais votados e recebia um troféu. Até o momento desta postagem o resultado final não havia sido divulgado, mas isso de fato não importa pois o certificado vai sair e poderá ser incorporado ao currículo lattes depois. 



Voltando ao Norte, nos dias 15 e 16 rola em Pacaraima, a 230 km de Boa Vista e na fronteira com a Venezuela, o VI Yamix, que vai fazer uma mostra não competitiva de vídeos. A turma da organização pediu para passar lá “Temporal”, produzido este ano pelo Núcleo Audiovisual do Coletivo Arteliteratura Caimbé. 




  

Quer dizer, eu fico em casa mas as minhas coisas rodam o mundo por aí. Bom seria se pudesse acompanhá-las, mas... Ah, antes que me esqueça: a turma do Coletivo Opapivará passou há vários dias o filme Versos Populares, feito por Zanny Adairalba com locução de Edgar Borges Bisneto. Deixo aí também para que vejam:





 

segunda-feira, outubro 28, 2013

Memória literária: viagem a Campo Mourão na Folha de Boa Vista




Enquanto não escrevo o relato da viagem a Campo Mourão, que tal pelo menos postar uma imagem da matéria veiculada no jornal Folha de Boa Vista a respeito de minha participação na bienal?




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Achei bacana a página de capa do caderno B ser todinha para mim. =)