Páginas

sexta-feira, setembro 19, 2025

Recebi a comenda Orgulho de Roraima - Me chamem de comendador

A manhã desta quinta-feira (18/09/25) foi especial: recebi a comenda Orgulho de Roraima, concedida pela Assembleia Legislativa de Roraima, pelos serviços desenvolvidos na área do jornalismo.






Fiquei muito contente quando soube que seria um dos jornalistas homenageados, fruto de uma indicação da deputada Angela Portella. Confesso que havia anos queria receber um título desse tipo.


Atuo na área da comunicação desde 1998, quando ainda estava no terceiro ano do curso na Universidade Federal de Roraima.


Já fui repórter de jornal impresso, correspondente de revista, cronista e colunista cultural de sites e jornais locais e nacionais, professor universitário, assessor de comunicação de artistas, da Prefeitura de Boa Vista, da Universidade Estadual de Roraima e da Universidade Federal de Roraima.


Entre os homenageados havia muitos amigos, ex-colegas de trabalho, gente que conheço desde os seus primeiros empregos e inclusive alguns que foram meus estagiários.



Todos, com certeza, merecedores de serem considerados Orgulhos de Roraima.
Parabéns pra mim, parabéns pra gente. Que venham outras comendas, principalmente na área cultural. 🙃😊







Ah, e agora só respondo se me chamarem de Senhor Dom Comendador Edgar. hahahaha

Aqui você pode me ver recebendo a homenagem. O vídeo vai começar no momento em que começam a chamar os jornalistas, logo após os discursos da mesa.


Abaixo, texto da reportagem publicada no portal da Asembleia Legislativa falando da homenagem. No final tem a relação dos homenageados.

RECONHECIMENTO Jornalistas são homenageados com Comenda Orgulho de Roraima
Postado em 18/09/2025 Por Supervisão de Comunicação


A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou uma sessão especial em homenagem aos jornalistas do estado, com a entrega da Comenda Orgulho de Roraima. A solenidade, proposta pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas), reconheceu a importância dos profissionais na defesa da liberdade de expressão, dos direitos fundamentais e na consolidação da democracia.

A deputada Angela Águida destacou a relevância da homenagem aos profissionais da comunicação. “Essa homenagem está sendo feita pela passagem do Dia do Jornalista, e é uma alegria para mim, tendo em vista que essa é uma missão muito nobre: comunicar, trazer informação e também ajudar as pessoas. Assim, elas têm a possibilidade de construir suas próprias opiniões. O jornalista chega em todas as casas, seja pela televisão, pela internet, e a gente está fazendo isso como reconhecimento”, afirmou.

Grazy Maia, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas, destacou o papel essencial dos jornalistas em momentos críticos

A vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima (Sinjoper), Grazy Maia, enfatizou a dedicação dos homenageados. “É uma grande satisfação estar aqui hoje, principalmente nesta data tão simbólica, em que se reconhece a luta diária de tantos profissionais da comunicação. São pessoas que acompanham o dia a dia da sociedade, exercendo um papel fundamental com senso crítico e compromisso com a verdade”, ressaltou.

Professor Maurício Zouein recebeu a homenagem na Casa Legislativa

O jornalista e professor Maurício Zouein também foi homenageado e ressaltou o significado da honraria. “Na academia, nos dedicamos a formar profissionais comprometidos com a ética e o bem comum. O jornalismo é uma profissão marcada pela doação constante, e quando somos reconhecidos dessa forma pelo povo e, em uma casa que representa o povo, o significado é imenso. Cheguei a Roraima em 1974 e receber essa homenagem da Assembleia Legislativa é um momento de profunda gratidão”, disse emocionado.

Luciano Abreu, homenageado, enfatizou o trabalho coletivo no jornalism

Outro jornalista homenageado, Luciano Abreu, valorizou o trabalho coletivo por trás da produção jornalística. “É muito bacana você receber um reconhecimento de anos de trabalho. Ainda mais porque não é um reconhecimento só do Luciano Abreu, é um reconhecimento de tanta gente. A gente que faz jornalismo faz com toda uma equipe, desde aquele cara que trabalha na limpeza até o diretor-geral. Hoje estou recebendo uma homenagem, todos eles também estão recebendo. Quero agradecer à Assembleia por esse reconhecimento”, frisou.


A solenidade contou também com a presença de autoridades e representantes de instituições ligadas à comunicação e à cultura. Participaram da sessão o vereador Bruno Perez (MDB), a vereadora Bárbara Falcão (Progressistas), o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Felipe Collar Berni, o gerente de Jornalismo da Rede Amazônica, Marcos Cadidé, e a presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Brasil.

Homenageados

Foram homenageados com a Comenda Orgulho de Roraima: 

In Memoriam à jornalista Alexssandra Vaneza Ribeiro Targino (representada por sua irmã Michella), 

Antonia Costa da Silva (representada pela filha Aynara), 

Cyneida Menezes Correia, 

Edgar Jesus Figueira Borges, 

Élissan Paula Rodrigues, 

Érica Patrícia Rodrigues Figueredo, 

Etiene Travassos Barbosa, 

Gustavo Abreu Vieira, 

Iara Regina Bednarczurk, 

Isabela Schwarz Mainardi, 

Janini Vieira Marques, 

José Gilvan Costa, 

Karla Andreia da Silva Pinheiro,

Loide Gomes da Costa, 

Luciano Cunha de Abreu Rodrigues, 

Marleide Socorro Cavalcante Inácio, 

Marta Gardênia Barros, 

Maurício Elias Zouein, 

Rodrigo de Almeida Baraúna, 

Rosicleide Silva Martins, 

Sandra Maria de Morais Gomes, 

Sheneville Cunha de Araújo, 

Vanderleia Ferreira e 

Vângela Maria Isidoro de Morais.

 

Texto: Bárbara Carvalho

Fotos: Nonato Sousa/ Marley Lima/Alfredo Maia

SupCom ALE-RR




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie. Manda ver no comentário.