Amigos e conhecidos da vida real e virtual,
Existe um documento
chamado Plano Nacional do Livro e Leitura que busca traçar as diretrizes
para as políticas públicas do setor da literatura, livro, leitura e
bibliotecas.
Este documento está sendo revisado pelo Governo Federal e pelos
integrantes do Colegiado Setorial de Literatura, Livro, Leitura e
Bibliotecas/Conselho Nacional de Política Cultural (
Veja o que é isso clicando aqui e economizamos espaço).
Como representante eleito da cadeia criativa (escritores,
ilustradores, repentistas, declamadores e todo o pessoal que produz a
literatura brasileira em qualquer suporte) sou parte desse processo. A
reunião em Brasília apresentando as sugestões está marcada para os dias
17 e 18 de setembro.
Poderia levar apenas a minha opinião pessoal, baseada em estudos e
leituras particulares, mas a representatividade é algo mais, é receber o
retorno de vocês para apresentar as nossas demandas lá em Brasília.
Dito isso, convido vocês a ler os objetivos e metas do PNLL e depois me enviarem suas sugestões sobre:
a) Melhoras da redação atual;
b) Eventual transformação dos objetivos em metas;
Vou listar abaixo os objetivos para facilitar a leitura.
Quem quiser colaborar tem até o dia 10 de setembro para fazê-lo. Mandem suas participações para
edgarjfborges@gmail.com.
Vou deixar também um
link para que baixem o PDF do Plano.
Olhem
a parte dos eixos norteadores e vejam se podem sugerir linhas de ação
para o Governo Federal. Ou escrevendo mais claramente: sugiram
estratégias para que os Ministérios da Cultura e da Educação possam
trabalhar mais efetivamente pela consolidação de um Plano que atenda aos
interesses do povo que mexe com literatura, livro, leitura e
bibliotecas.
A seguir, os objetivos e metas do PNLL, objeto principal deste email:
4. Objetivos e metas
O
objetivo central da Política de Estado aqui delineada é o de assegurar e
democratizar o acesso à leitura e ao livro a toda a sociedade, com base
na compreensão de que a leitura e a escrita são instrumentos
indispensáveis na época contemporânea para que o ser humano possa
desenvolver plenamente suas capacidades, seja no nível individual, seja
no âmbito coletivo.
Há a convicção de que somente assim é possível que,na sociedade da
informação e do conhecimento, ele exerça de maneira integral seus
direitos, participe efetivamente dessa sociedade, melhore seu nível
educativo (em amplo sentido), fortaleça os valores democráticos, seja
criativo, conheça os valores e modos de pensar de outras pessoas e
culturas e tenha acesso às formas mais verticais do conhecimento e à
herança cultural da humanidade.
Trata-se de intensa valorização dos caminhos abertos ao indivíduo
pela cultura escrita, sem que se deixe de reconhecer e se tente apoiar e
preservar a cultura oral de nosso povo. Busca-se criar condições
necessárias e apontar diretrizes para a execução de políticas,
programas, projetos e ações continuadas por parte do Estado em suas
diferentes esferas de governo e também por parte das múltiplas
organizações da sociedade civil, lastreada em uma visão republicana de
promoção da cidadania e inclusão social e segundo estratégias gerais
para o desenvolvimento social e de construção de um projeto de Nação que
suponha uma organização social mais justa.
São estabelecidos aqui alguns objetivos que devem ser alcançados a curto, médio e em longo prazo:
a)
Formar leitores, buscando de maneira continuada substantivo aumento do
índice nacional de leitura (número de livros lidos por habitante/ano) em
todas as faixas etárias e do nível qualitativo das leituras realizadas;
b) implantação de biblioteca em todos os municípios do país (em até 2 anos);
c) realização bienal de pesquisa nacional sobre leitura;
d)
implementação e fomento de núcleos voltados a pesquisas, estudos e
indicadores nas áreas da leitura e do livro em universidades e outros
centros;
e) concessão de prêmio anual de reconhecimento a projetos e ações de fomento e estímulo às práticas sociais de leitura;
f) expansão permanente do número de salas de leitura e ambientes diversificados voltados à leitura;
g) identificação e cadastro contínuos das ações de fomento à leitura em curso no país;
h) identificação e cadastro contínuos dos pontos de vendas de livros e outros materiais impressos não periódicos;
i) elevação significativa do índice de empréstimos de livro em biblioteca (sobre o total de livros lidos no país);
j) aumento do número de títulos editados e exemplares impressos no país;
l) elevação do número de livrarias do país;
m) aumento da exportação de livros; ex pansão do número de autores brasileiros traduzidos no exterior;
n) aumento do índice per capita de livros não-didáticos adquiridos;
ampliação do índice de pessoas acima de 14 anos, com o hábito de leitura
que possuam ao
menos 10 livros em casa;
o) estimular a criação de planos estaduais e municipais de leitura (em até 3 anos),
p) apoiar o debate e a utilização de copyrigths não-restritivos
(copyleft e creative commons), equilibrando direito de autor com
direitos de acesso à cultura escrita.