segunda-feira, janeiro 24, 2011

Levando literatura às comunidades indígenas de Roraima

A turma do Coletivo Arteliteratura Caimbé, do qual faço parte, iniciou as atividades do projeto Caminhada Arteliteratura, contemplado em 2010 com a Bolsa de Circulação Literária - Funarte/Ministério da Cultura.
O blog do projeto já está no ar. É clicar aqui e acompanhar direto as notícias.
A seguir, um relato de Zanny Adairalba sobre a viagem inicial às comunidades indígenas do Baixo São Marcos.


Diário de caminhada - 15 de Janeiro de 2011

Acordamos cedo esta manhã. Para chegarmos às comunidades, além de carro, teremos que fazer uso de uma balsa para a travessia do rio Uraricoera. Água, blocos de anotações e câmeras fotográficas no carro e pronto. É hora de pegar a estrada.




Saída de Boa Vista rumo à região do Passarão, passagem obrigatória para chegar ao Baixo São Marcos. A cidade fica para trás. Daqui para frente, só natureza!


Passando pela Serra da Moça, onde fica uma comunidade indígena, mas ainda não pertencente aos Territórios da Cidadania.


Primeira parada.



São 8 da manhã e perdemos a balsa. Agora é esperar seu retorno.



Um pescador chegando pelo rio Uraricoera. A cena relata a poesia viva do cotidiano Amazônico.


Depois de uma hora e meia de espera, o motor do rebocador avisa que vamos partir. Todos a bordo parecem bem à vontade. Menos eu, que sempre gostei de manter meus pés em terras bem firmes.





Chegamos em Campo Alegre, uma comunidade fundada em 1982 que hoje possui 203 habitantes, 2 escolas (uma estadual e outra municipal) e um micro-hospital em processo de construção.

Os moradores indicam onde podemos encontrar o Tuxaua, Sr. Jadir, e seguimos a seu encontro. Mais à frente avistamos um senhor sentado à sombra de um galpão de palha, com seus pertences de trabalho (bolsas, canetas e papeis) numa mesa de madeira, anotando numa planilha de planejamento todas as atividades da comunidade para 2011.



Nos apresentamos e Edgar começa a descrever como serão realizadas as atividades.
“Acredito que esse projeto será muito importante para nós. É a primeira vez que teremos uma ação como esta aqui dentro da comunidade”, diz seu Jadir, que antes de assumir a posição de Tuxaua trabalhou 26 anos como professor.

Evento marcado, seguimos em direção à comunidade Vista Alegre, percorrendo mais 28 km de estrada de piçarra.


Na comunidade, de 530 habitantes, fomos recebidos pelo 2º Tuxaua, o Sr. Zildo, que também exerce a profissão de professor e nos falou sobre trabalhos realizados pelos moradores e outros projetos que beneficiam a comunidade.


Após apresentação do projeto, marcamos o dia para a realização do evento, recebido com entusiasmo pelo Tuxaua.

Deixamos a comunidade Vista Alegre depois do meio-dia.




Pegamos a RR-319 em direção a Boa Vista cansados mas já com aquela sensação de início de missão cumprida. Conversando sobre os pontos fortes da viagem,
Edgar questiona o que mais chamou minha atenção nesse primeiro contato. Sem sombra de dúvidas, a seriedade no tratar sobre a melhoria da comunidade e o senso de responsabilidade presente nos dois administradores (tuxauas), foi algo que me deixou impressionada.

Bons ventos levam os pássaros. Esperamos que à nossa caminhada também.

E a literatura no projeto cultural?

 
Nilton Bobato *

 

Os sinais dados pela presidente Dilma em seu discurso de posse, deixando claro que o governo federal tratará cultura como um processo de desenvolvimento e atividade econômica, que aliado a fortes investimentos em educação, ciência e tecnologia, constituirá a base da nação que queremos construir, são alvissareiros.

Os primeiros passos da ministra Anna de Hollanda são expressivos, e no universo da simbologia, importantes.

Neste mesmo universo simbólico vale também salientar que a presidente Dilma, em seu discurso de posse, incluiu entre os bens culturais citados a literatura, outro fato inédito.

Estes indicativos precisam ser acompanhados de atos concretos.

A literatura necessita ser tratada como prioridade nas ações do Ministério da Cultura, mas mais do que isso, tem de ser olhada como centro de política de desenvolvimento, como centro de política do tipo de nação que queremos construir. Necessariamente deve fazer parte de ações articuladas de vários ministérios, notadamente a Cultura, a Educação, a Comunicação, o Desenvolvimento Social e o Planejamento.

No universo simbólico que tratamos aqui, os indicativos relacionados ao futuro das políticas para a literatura não estão claros. Falarão alguns, o governo não completou 15 dias, a ministra da Cultura ainda tenta conhecer os prédios e os servidores, etc. No entanto, políticas centrais devem ser sinalizadas nos primeiros dias, pois é nestes dias que se constitui o foco principal do governo.

É querer muito diante dos desafios que o país ainda tem de cumprir na área social? Se olharmos para a base da nação que queremos constituir, o investimento em literatura deve ser tratado no mesmo patamar de prioridade da educação, da ciência e tecnologia e da cultura. A literatura, como arte, é base da constituição de um tipo de pensamento.

Não falo aqui somente no ato do incentivo a leitura, também de fundamental importância, ou de políticas de incentivo ao livro, cruciais para o futuro. Falo do tratamento da literatura pelo Estado como parte da estruturação da identidade nacional, de uma arte, de uma economia.

Foram fortes as ações nos governos Lula na área do livro e da leitura. Constituiu-se o Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura (PNLLL), temos o Fundo Setorial, a Lei do Livro, ampliação do número de bibliotecas, formação dos agentes de leitura, investimentos na área cultural para o livro que saltaram de míseros R$ 8 milhões nos desgovernos do sociólogo para mais de R$ 100 milhões, entre outras.

O Ministério da Cultura ainda precisa constituir investimentos específicos para a literatura como arte, regulamentar a Lei do Livro, reconstruir o Instituto do Livro, entre outras políticas.

No entanto este é o limite do Ministério da Cultura, é preciso urgentemente ampliar as articulações com o Ministério da Educação, com ações como formação de professores mediadores de leitura, abertura das bibliotecas escolares para a comunidade e agentes de leitura.

Já há uma forte participação do Ministério da Educação no PNLLL que precisa ser acrescida de outras políticas de base, notadamente na rotina das políticas educacionais do país e na formação dos professores e funcionários da educação.

Esta articulação, se somadas a ações institucionais de vários outros ministérios constituirá a base de uma política literária realmente efetiva.

* Vereador do PCdoB em Foz do Iguaçu (PR), membro do Conselho Nacional de Política Cultural, professor e escritor. Publicado no site Vermelho.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Leituras: Antonio Hohlfeldt


O velhinho que virou criança
Editora Mercuryo Jovem
Literatura infanto-juvenil
Leituras: Almir Mota


O Fantasma do Forte
Editora Casa de Prosa


Leituras: Jack Kerouac


 
Big Sur
Editora L & PM
Romance da geração beat

Leituras: Mouzar Benedito



 

Barão de Itararé - Herói de três séculos
Editora Expressão Popular
Biografia e humor
Leituras: Ziraldo
 

Zérois - Ziraldo na tela grande
Catálogo de uma exposição no CCBB - 2010
HQ - artes plásticas
Leituras: Daniels Sevahc

Micrônicas - Série Enigmas
Edição do autor
Micronarrativas visuais
Leituras: Millôr Fernandes
 

 Hai-kais
LP & M Editora
Poesia e humor

Leituras: Edward W. Said

Cultura e Política
Boitempo Editorial
Opinião
Matérias com Edgarzinho - Sua ida à escola

Não li toda a matéria desta quarta (12.01) do jornal Folha de Boa Vista, mas posso garantir que é a melhor dos últimos tempos na parte de variedades. Principalmente pela segunda fotografia, que é de autoria minha ou da mãe do Edgarzinho, não tenho certeza.
A matéria:


Primeira vez do filho na escola, e agora?

Data: 12/01/2011

Foto:  Arquivo

Adriana Cavalcante: “Estou tão empolgada com a ida do Arthur à escola, que já comprei todo o material”

MARTA GARDÊNIA

Na vida de uma mãe, todos os momentos dos filhos viram recordações e se tornam importantes. Há o primeiro banho, brinquedo, a primeira vez em que ele fala mamãe ou papai, por aí vai. Mas também tem outras fases da vida da criança que são importantes e podem gerar ansiedade e estresse, como a primeira ida à escola.

O sofrimento da mãe já começa com a escolha da escola, que deve atender a todos os seus anseios e objetivos. A lista é enorme: segurança, estrutura física, metodologia de ensino, capacitação de professores, preço, até mesmo o a religião é levada em conta.

Passada a procura pela escola ideal, começa a outra etapa: preparar a criança para ingressar no ambiente escolar. A terapeuta ocupacional Adriana Cavalcante é mãe do pequeno Arthur, de 2 anos e 5 meses, que vai à escola pela primeira vez.

Edgar Bisneto, de três anos, está sendo preparado pelos pais para o primeiro dia de aula

Segundo Adriana, um dos motivos de matriculá-lo em uma escola era a necessidade de socialização e defesa. “Acho que ele já está mais independente e precisa conviver com outras crianças, sair um pouco do círculo familiar”.

Mas esse passo não é tão simples assim. Se os filhos têm que estar preparados, os pais também. A psicóloga Maria do Socorro Lacerda conta que os mais muitas vezes são mais inseguros do que os filhos. “É uma ruptura para ambos, mas deve ser encarada com simplicidade, porque se a criança sente que os pais estão com medo, ela também sentirá”.

Adriana Cavalcante já está preparando o filho que ingressará na escola no início de fevereiro. “Eu falo que ele vai para uma escolinha, que terá novos amiguinhos. Acho que ele não entende muito bem, mas é uma forma dele começar assimilar essa nova fase”.

A consultora cultural do município, Zanny Adairalba, é mãe do pequeno Edgar Bisneto de três anos. Ela também vive o dilema da primeira vez do filho na escola e sente receosa com essa nova etapa do filho. “Eu não sei bem como ele reagirá. Será tudo muito novo. Nos primeiros dias a atenção será redobrada até que ele se acostume”.

Zanny também acredita que a escola é um local indispensável para o crescimento de uma criança. “Acreditamos que a escola vai muito além de um local para aprender a ler e escrever. É uma ferramenta de suma importância no processo de socialização da criança”.

Para a psicóloga Ruti Rodrigues, escola e família devem andar juntas e participar de todos os processos. “Se no primeiro dia de aula a criança chorar muito e o pais se sentirem inseguros, a escola deve incentivar a permanência deles no local por meia hora ou até a metade da manhã”.


Pais seguros, filhos seguros

Oberti Oliveira e Adenice Viriato, pais da pequena Eva Viriato, que já se familiarizou com a escola

A família é a primeira referência da criança, com o qual aprende valores, normas de conduta e principalmente, onde encontrar segurança e aconchego. A ida para escola pode representar um rompimento temporário desse ideal de mundo que o pequeno traz consigo. Num local diferente do que ele está acostumado, será necessário fazer novos amigos e se comunicar.

Para ajudar nesse novo cotidiano, facilitar e amenizar os conflitos dessa nova etapa, a família é peça fundamental. Os pais, segundo a psicóloga Ruti Rodrigues, devem estimular a criança a se interessar pelo espaço escolar, com conversas e brincadeiras.

“É muito importante que os pais passem segurança para essa criança que vai iniciar uma nova etapa, tudo de ser feito por meio de conversas. É interessante que a leve antes para conhecer a escola e explique que lá será um lugar cheio de amiguinhos e brincadeiras”, explicou Ruti.

A filha da jornalista Adenice Viriato Oliveira foi para a escola quando tinha um ano e dois meses. De acordo com ela, a adaptação foi rápida e boa, embora o choro da primeira semana tenha sido inevitável.

“O primeiro dia foi um pouco difícil para ela, durante o caminho eu e meu marido fomos conversando, explicando que ela iria conhecer outras crianças, ter uma tia bacana. Mas mesmo assim, não teve jeito, chorou, pelo menos enquanto eu e o pai dela estávamos lá. Mas hoje ela adora a escola e coloca em prática muitas coisas que aprendeu, está mais sociável”.


Como os pais podem ajudar

A psicóloga Ruti Rodrigues explica que a criança deve entender que ir à escola é bom e não uma tortura. Os pais podem contribuir para que a ida à escola se torne um momento agradável e “normal”.

Acompanhe algumas dicas:

-Explicar com conversas que ir para a escola é normal. Falar dos casos de todos as crianças que também vão aprender, brincar e fazer amigos novos;

-Ir para a escola não é um castigo, é um momento importante;

-Levar a criança a conhecer a escola antes do início das aulas;

 -Fazer as compras de tudo o que é necessário com a criança. Deixe-a escolher a mochila e outros materiais de acordo com o gosto dela;

-Não falhar os horários, nem de entrada, nem de saída. A pontualidade deve ser estimulada e vale também para o momento em que se vai buscar a criança;

-Perguntar como correu o dia e o que fez a criança e os amigos;

-Aceitar a tristeza e a inadaptação dos primeiros dias;

- Chorar é normal, mas não se pode ceder e fugir da rotina;

-Acompanhe os trabalhos da aula e os trabalhos de casa;

-Tornar a ocasião um momento especial, uma festa.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Poesia na rua


Poema ilustrando uma parede qualquer, nas ruas dos arredores da praça da Figueira, em Florianópolis (SC). Novembro de 2010.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Pulando pros três anos




Edgarzinho, luz de minha vida, fonte de alegrias e despesas crescentes, reflexo de minha alma, água da minha poesia, objeto de minha paixão, indiozinho rei de minha aldeia, pajé de meu espírito, causador de preocupações, dono do olhar mais poderoso que já colocou seu peso em mim.

Músicas dos mexicanos do Maná que me lembram o indiozinho:




domingo, janeiro 02, 2011

Esse tal de 2010 que finalmente foi embora

A imagem é do blog Arte e Rabisco

O ano acabou e me parece que foi tarde...parece coisa de gente pessimista, né? Mas é só uma sensação supersticiosa de alívio.  Se todo janeiro é tempo de recomeçar e esperar coisas novas,  então tomara que a expectativa dê certo.

2010 foi um ano esquisito. Muitos problemas, algumas novidades e acho que a conta ficou no empate. Só que algumas complicações geradas pelos doze meses passados ultrapassaram a barreira do 31 de dezembro e já estão serelepes em janeiro de 2011 lembrando que ninguém começa do zero.

Digo isso principalmente pelo motivo que me levou a deixar o blog jogado às traças digitais: dores nas duas mãos (uma tendinite dupla, segundo os médicos) e, fechando dezembro com chave de ouro, dores na coluna e no pescoço. Diz o médico, olhando o raio X, que a chapa foi mal batida e que para um diagnóstico exato precisava mesmo da ressonância magnética e de um outro exame  chamado eletroneuromiografia dos membros superiores (esse não faz aqui em Roraima em canto nenhum. Pelo SUS só rola em sistema de mutirão de 3 em 3 ou de 4 em 4 meses, e eu cheguei com uns quinze dias de atraso no último.).

Essas malditas dores não me deixam produzir textos como gostaria. Impedem meu bom desempenho no trabalho. Limitam meus exercícios (a esperança de emagrecer foi pras cucuias). Enfim, uma droga de situação que já entrou em 2011 avisando que o tempo nem sempre é o senhor da solução.

Bom, entre dores, paradas e alongamentos, vamos ao tradicional (?) texto de balanço do ano que passou. Vou fazer na base na lincagem de meu banco de dados (leia-se blogs). A memória curta é salva pelo mundo virtual. O que não tiver link é um lapso no buraco do esquecimento.

JANEIRO
Organizei (quando escrever assim, tanto pode ser sozinho ou em grupo, certo?) aqui em Boa Vista a assembléia setorial de cultura do segmento Livro, leitura e literatura, etapa preparatória da II Conferência Nacional de Cultura.  Fui eleito como um dos representantes do estado.


FEVEREIRO
 Participação sem sucesso na seletiva da V Mostra de Música Sesc Canta Roraima 2010, cujo resultado saiu em outro mês.

Exibição, na Casa Cultural do Coletivo Arteliteratura Caimbé, do primeiro longa roraimense: Remanescente das Sombras, dirigido por Alex Pizano e lançado em 2009.
Carnaval mais do que doente com uma gripe maligna. Para quem não sabe, gripe é uma das poucas coisas que abalam este índio urbano.

MARÇO
Participação em um curso de capacitação em elaboração de projetos culturais, realização do Ministério da Cultura. Fomos aprovados, conforme comunicado meses depois. Pela minha incapacidade de lidar com ensino à distância, acabei abandonando o curso on-line.

A revista Veredas, que publica mensalmente minicontos e micronarrativas, estampou alguns textos de minha autoria. Fui o destaque da edição de março.


Participação na pré-conferência setorial de Livro, Leitura e Literatura, realizada em Brasília. Teve até fotinha com o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira.

A grande ação do mês foi mesmo a celebração do Dia Nacional da  Poesia, pela segunda vez organizada e produzida pelo Coletivo Arteliteratura Caimbé, com muitas fotos para se ter uma ideia do que foi o evento.


MAIO
Reunião do Conselho Nacional de Política Cultural.

JUNHO
Criação, no dia 9, do blog Cultura de Roraima & afins. Tudo foi bem até quando não consegui mais escrever rotineiramente.

Meu miniconto “Cruzamento” foi publicado na Seção Área Livre digital da Revista Continuum, publicação do Instituto Itaú Cultural. O link foi retirado, mas eu juro que não foi invenção minha essa publicação.

Quarta reunião ordinária do Colegiado de Literatura, Livro e Leitura do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural).

JULHO
 Viagem a São João da Baliza para ministrar uma oficina de criação literária em blogs .


Terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB) no país e primeira em Roraima.

AGOSTO
Final do Vídeo Índio Brasil.  


Saiu o resultado da Bolsa de Circulação Literária da Funarte (Fundação Nacional de Artes). O meu projeto Caminhada Arteliteratura, a ser desenvolvido em comunidades indígenas de Roraima e na cidade de Palmares (PE), aquela que foi praticamente destruída pelas enchentes, foi um dos classificados pela região Norte.

SETEMBRO
 Exposição no Museu Integrado de Roraima (MIRR) para comemorar o Dia da Amazônia. Foi até novembro.
Organização da primeira leva do movimento #Versificados em Roraima

OUTUBRO

Participação numa mesa redonda sobre literatura, nas prévias da Feira de literatura do Sesc Roraima.

NOVEMBRO
 Uma semana infernal.

Terceira leva de #Versificados em Boa Vista

Viagem a Floripa e Brasília


Primeiro lugar na categoria poesia livre e segundo lugar na categoria conto livre do Prêmio Sesc de Literatura 2010. 

ATUALIZANDO: Os textos foram publicados nesta coletânea:

Durante a III Mostra Acadêmica de Expressões Artísticas do Meio Universitário de Roraima - Yamix -  foi publicada uma coletânea de contos, crônicas e poemas de alunos e professores universitários, eu no meio:



DEZEMBRO
 Selecionado com duas produções para a II Mostra Sesc Roraima de Curtas, realizada nos dias 10 e 11 dezembro de 2010 aqui em Boa Vista. Uma foi esta.
Ato público contra o abandono da Casa de Cultura de Roraima

(ATUALIZANDO) Participação com 3 microcontos no Livro de Microcontos ETC  Bienal, da editora BlogBooks, lançado em São Paulo. Para baixar ou comprar  o livro, aqui.



O restante do ano foram, como dito e redito, dores nos braços. Houve dias de alegria, dias de briga, faltou dinheiro, entrou dinheiro, coisas que não tive coragem de enfrentar a dor para escrever.
Edgarzinho, luz da minha vida, adoeceu, recuperou, sorriu, chorou, deu trabalho, irritou, fez dar risada, encantou. Fechou o ano comigo passeando, indo visitar os tidos postiços que lhe arranjo.
No mais, a vida vai que vai. E a gente vai junto.

Imagem do blog Falação

sexta-feira, dezembro 31, 2010

Mike Guy-bras e Lionela - Redemption Song Bob Marley


Mike Guy-bras é um cantor guianense radicado em Boa Vista, Roraima, onde lidera uma banda chamada Guy-Bras. Já se apresentou em diversos estados do Brasil. Lionela é a sua filha, que sempre o acompanhou em suas apresentações e agora também assume os vocais nos shows.
A gravação foi feita no aniversário de 41 anos de Mike, na Casa Cultural do Coletivo Arteliteratura Caimbé

terça-feira, dezembro 28, 2010

Oyendo y viendo cosas de Venezuela


Tem um blog muito legal feito por uns venezuelanos só para lembrar de coisas do tempo que todos éramos moleques, o "chamos", termo usado para designar pirralhos e outros caras. O blog, muito apropriadamente, tem o nome de "Cuando era chamo - echándolo un vistazo a nuestro pasado".
Peguei de lá links do Youtube para duas músicas que até hoje embalam a turma do outro lado da fronteira e já me acompanharam muito na minha infância em Guasipati. As explicações sobre cada canção e as letras, para quem souber espanhol/castellano estão lá.


Mi Burrito Sabanero, por Juanes



E Sin Rencor, por el Gran Coquivacoa

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Artistas promovem ato público contra o abandono da Casa de Cultura de Roraima



Estaremos lá com a nossa exposição de fotopoemas.
 
Matéria do site da Folha de Boa Vista
 
 

O prédio da Casa de Cultura está interditado pela Defesa Civil

Com o objetivo de sensibilizar o poder público para a necessidade urgente de restauração e revitalização da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, localizada no Centro, da Casa do Estudante em Manaus e da Casa do Estudante em Belém (PA), o Fórum Permanente de Cultura de Roraima fará amanhã, às 16h, um ato público em frente à Casa da Cultura.

A decisão foi tomada após discussão da atual situação dos prédios, em reunião realizada no dia 14 de dezembro, onde estiveram presentes representantes do fórum, que é formado por diversas áreas artísticas e culturais de Roraima.

Durante a manifestação, os artistas vão colher assinaturas para um abaixo assinado que será entregue ao governo do estado e também para a Assembleia Legislativa, junto com a carta aberta “em favor do patrimônio cultural de Roraima”. 

Os artistas e simpatizantes da cultura reivindicarão por agilidade entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no que se refere aos procedimentos necessários para a salvaguarda dos bens culturais de Roraima; tombamento das Casas do Estudante em Manaus e em Belém como patrimônio histórico do Estado de Roraima.

Além disso, sugerem que os três prédios sejam transformados nas Casas de Cultura de Roraima, espaços destinados a comercializar arte e artesanato, promover shows e eventos artísticos, exposições e debates, cinema e fotografia, mostras culinárias, disponibilizar informações e roteiros turísticos, além de servir de local de hospedagem para produtores e mediadores culturais em turnê.

“Queremos que novas utilidades sejam dadas as casas. Por isso sugerimos que se transformem em Casas de Cultura”, comentou uma das integrantes do fórum, Mônica Padilha.

A carta aberta explica que “o motivo que conduziu a discussão refere-se ao flagrante estado de abandono, deterioração e a falta de função e uso das referidas casas”. Conforme Mônica, o desinteresse do estado em relação aos prédios tornou-se algo visível para toda a população. “Sejam pessoas do meio cultural ou não, podem ver a situação que se encontra a Casa da Cultura, já que fica localizada em uma das principais vias de Boa Vista, a avenida Jaime Brasil”, disse.

“O fechamento da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, interditada pela Defesa Civil, e a subutilização e desvirtuamento das Casas do Estudante em Manaus e em Belém foram o mote para a decisão de pedir engajamento da sociedade roraimense em prol da restauração desses patrimônios culturais, buscando sensibilizar o poder público para a urgente necessidade da adoção de atitudes proativas que garantam a salvaguarda desses bens de relevante importância histórica e cultural para Roraima”, diz a carta. (N.S)


Prédio histórico está interditado desde junho

A Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, situada na esquina das avenidas Jaime Brasil e Sebastião Diniz, tombada por intermédio dos decretos 722 e 723/1994, está fechada desde o mês de junho, pois a estrutura estava pondo em risco a vida das pessoas que procuravam o local para fazer pesquisas e os funcionários. 

O acervo foi transferido para o Conselho Estadual de Educação de Roraima, localizado na avenida Santos Dumont, bairro São Francisco. A Casa de Cultura é um espaço público onde se concentrava grande parte do material histórico de Roraima, como jornais, livros, fotos, fitas, documentos, quadros artísticos e de homenagem, sendo utilizado por muitos estudantes e pesquisadores que frequentavam o local diariamente.

Mas, conforme a gerente do Núcleo de Patrimônio Histórico, Meire Saraiva, a quantidade de pessoas que procuravam a Casa para fazer pesquisa diminuiu. “Muitas das pessoas, principalmente estudantes, não sabem que as pesquisas podem ser feitas aqui no prédio do Conselho Estadual, por isso não estão fazendo as pesquisas. Antes tinha dia que mais de trinta alunos faziam pesquisas”, relatou Meire.

A Folha foi à Casa da Cultura na manhã de ontem e constou que o prédio encontra-se comprometido, colocando em risco as pessoas que passam pela calçada da avenida Jaime Brasil. Entre os problemas no prédio estão às infiltrações, forro solto, mofo, cupins e desgaste do piso. 

No local, o funcionário de serviços gerais estava fazendo a limpeza do jardim. Ele disse que vai à Casa da Cultura todas as segundas e terças-feiras. Do lado de fora do prédio permanecem três aparelhos de ar-condicionado.

MPE - No dia 12 de abril deste ano o Ministério Público Estadual (MPE), protocolou ação civil pública contra o Estado de Roraima para obrigá-lo a reformar a Casa de Cultura Madre Leotávia Zoller, por descumprimento da legislação estadual no que tange à conservação de patrimônio cultural devidamente tombado como “patrimônio cultural dos roraimenses”.

Em setembro de 2009 chegou ao conhecimento do MPE uma reclamação noticiando que a Casa da Cultura estava com suas instalações deterioradas, devido à falta de manutenção. A informação foi confirmada pelo oficial de diligência do Ministério Público, constando que “o prédio encontra-se em situação de até uma possível interdição”. (N.S)

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Projeto Poéticas Urbanas # 1



O vídeo é a primeira ação do projeto Poéticas Urbanas, criado por mim e a minha empresa de brincadeira real DaBaixada Produções para propor reflexões lúdicas sobre a cidade e a literatura. 

Foi selecionado para a II Mostra Sesc Roraima de Curtas, realizada nos dias 10 e 11 dezembro de 2010 aqui em Boa Vista.



sábado, dezembro 11, 2010

#Versificados de novembro



Aos poucos, vamos reatualizando o blog, conforme a dor nas mãos permite. Agora, versos publicados nos classificados do jornal Roraima Hoje no dia 3 de dezembro, em mais uma leva de #Versificados, a terceira em Boa Vista.
Desta vez, comigo, Zanny Adairalba, Marcelo Perez e Roberto Mibielli.




Clique para ampliar.

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Outro prêmio, desta vez de jornalismo

Nem sempre se ganha o prêmio máximo, né...afinal, jurado é caixinha de surpresas. As notas são da coluna social da Folha de Boa Vista,  no dia 29 de novembro. A matéria que fiz,  para quem tiver alguma curiosidade, é esta.


Hoje* A Câmara Municipal de Boa Vista completa 41 anos nesta terça-feira, quando realiza sessão solene de premiação dos professores vencedores do Concurso de Redação e dos jornalistas que participaram do Prêmio de Jornalismo, alusivos à data.
* A imprensa local concorreu ao Prêmio de Jornalismo nas categorias: Impresso, Web, Rádio e TV.

Impresso
* O primeiro lugar na categoria Impresso foi para a Folha, com a reportagem “Cidadania Fiscal - Futuro de Boa Vista depende de modernização tributária”, da jornalista Élissan Paula Rodrigues.
* O segundo lugar do Impresso ficou com o jornalista Aroldo Pinheiro (Roraima Hoje) e o terceiro lugar foi também para a Folha, com a matéria “Vereador, o elo entre o povo e o poder”, da jornalista Andrezza Trajano.

Deu Folha
* Na categoria Web também deu Folha, com o 1º lugar para o trabalho “Câmara 41 anos - Melhorias de vias públicas são campeãs de indicações”, da jornalista Vaneza Targino, da Folha Web, e o 2º lugar para “Educar é o melhor remédio para Prevenir”, de Edgar Borges.
* Em Rádio, o primeiro lugar foi para Sônia Lúcia Pinto, da Rádio Roraima, e o 2º e 3º lugares também foram para o Grupo Folha, com as matérias “Câmara e Comunidade” e “Voto e Cidadania”, ambas de Ricardo Gomes, da Rádio Folha – AM 1020.

quinta-feira, novembro 11, 2010

Resultado do Prêmio Sesc de Literatura 2010
 
Edgar Borges, ou seja, eu: primeiro lugar na categoria poesia livre e segundo lugar na categoria conto livre.
Abaixo, imagens da feira e da premiação:
 



Com a poeta Zanny Adairalba e o cordelista Beto Brito

Livreiro Antonio Bentes e o cordelista Beto Brito. Na  minha mão, a coletânea com os contos e poemas classificados

Gente boníssima: Felipo "porrrrrrta" Abreu

Uma das premiações foi entregue pela escritora Marina  Colasanti

Turma premiada

Poetas Aldair e Otaniel

Livreiro Antônio Bentes, Jornalista Janini Marques e o chapa da Janini


quinta-feira, novembro 04, 2010

Que me perdoem os metidos a sérios, mas ironia é fundamental



E a auto-ironia ainda mais...


Divulgados os selecionados no Prêmio Sesc Roraima de Literatura 2010





O prêmio contou com inscrição de 176 trabalhos em nas categorias Poesia Livre, Conto Livre, Poesia Ensino Médio e Poesia Ensino Fundamental, sendo que os  três trabalhos selecionados em cada categoria serão publicados em uma obra denominada Coletânea de Poesia e Conto. Prêmio de Literatura Sesc-RR 2010.

As escolhas foram realizadas por uma Comissão de profissionais convidados pelo Sesc que durante quase um mês avaliaram todos os trabalhos inscritos. A Comissão foi composta pelo professor, escritor e músico Airton Vieira, professor Roberto Mibielli e o escritor e colunista Afonso Rodrigues de Oliveira

O Gerente de Cultura do Sesc, Francisco Pinheiro, salientou que todos os classificados que estão sendo divulgados terão seus trabalhos publicados na coletânea, entretanto o resultado final com a ordem de classificação só será divulgada no dia 10 de novembro, durante uma cerimônia de premiação e lançamento da publicação, na XX Feira de Livros do Sesc.

Os autores que tiverem suas obras publicadas na Coletânea receberão placas alusivas e certificação e cada um receberá 15 exemplares da Coletânea publicada, e ainda,  as escolas que tiverem alunos com trabalhos selecionados para publicação receberão placas e certificações.
Confira a lista dos classificados

Akira Matsushita - A Flauta (conto)

Aldair Ribeiro dos Santos - Solidor (poesia)

Ana Karolyne Martins Silva - Digo que te amo (poesia)

Bruna Benedetti Valério - A Família (poesia)

Caroline Rafaela Ghedin Ribeiro - 03h03min (conto)

Edgar Jesus Figueira Borges - O Bicho (conto) 

Edgar Jesus Figueira Borges - Liminar (poesia)

Elizângela Roque Souza - Por que não fiz? (poesia)

Geraldo Trombin - Singrando, Sangrando (poesia)

Jean Douglas Galvão Piuna - Falta de Proporções (conto)         

Jorgete Daniele de Oliveira - Esquecendo a Rotina (poesia)

Lais de Souza Balmante     - Ode ao Meu Amor (poesia)

Luiz Gondim de Araujo Lins - Mistérios (conto)

Luiz Gondim de Araújo Lins - Máscaras (poesia)

Luiz Otávio Oliani - Orquestra (poesia)

Maria Leda Dourado - Fome de Hoje (poesia)

Odara Rufino Souza - Eestrlas de Papel (poesia)

Otaniel Mendes de Souza - Ee e Minha Nega (poesia)

Renata Paccola - O Espírito (conto)

Steffane Mayara do N. Azevedo - Pequenina (poesia)

sábado, outubro 30, 2010

2ª leva dos #Versificados em Boa Vista

A turma da capital mais setentrional do País mandou ver seus versos nos classificados do jornal Roraima Hoje, integrando-se à quinta leva dos #Versificados. Clique para ampliar.


sexta-feira, setembro 24, 2010

Primeira leva dos #Versificados em Roraima



 Publicado por Zanny Adairalba no blog do Coletivo Arteliteratura Caimbé.


Quem folheou os classificados do jornal Roraima Hoje no final de semana se surpreendeu ao ver poesias misturadas aos anúncios de compra e venda.


Os créditos dessa idéia vão para @arautonho, pai do movimento #Versificados, que junto com @laischaffe , criadora do nome, e @raissando, responsável pelo logotipo, decidiram espalhar poesia de forma incomum nos veículos de comunicação de massa.

Em Roraima a iniciativa teve apoio do jornal Roraima Hoje e contou com a participação de poetas roraimenses, do Centro-oeste e do Sul do País.


Se você quiser saber mais sobre esse movimento que está tomando conta do Brasil, acesse o blog do #Versificados.


Clique para ampliar e ler os #Versificados