quarta-feira, março 10, 2010

 Resultado da viagem à pré-conferência setorial do Livro, leitura e literatura
 

Jornalista roraimense é eleito conselheiro do CNPC

(Matéria publicada na Folha de Boa Vista em 09.03.10)
   
Roraima obteve importante conquista já nos primeiros dias das conferências setoriais de cultura, realizadas em Brasília. O jornalista Edgar Borges foi eleito com 13 de 18 votos para ser o representante da Região Norte no cargo de conselheiro do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural). Depois de quase desistir de concorrer ao cargo, o jorrnalista acabou entrando na disputa com mais três candidatos e foi o mais votado. Agora é conselheiro no segmento Livro, Leitura e Literatura no CNPC. 

De acordo com o Edgar Borges, a sua proposta é "bem simples mas eficaz". Ele afirma que vai trabalhar com transparência, buscando manter o estabelecimento de uma rede. Disseminar informações importantes sobre o setor é uma das prioridades do novo conselheiro. "Pretendo iniciar a montagem de uma rede virtual para interligar todos os estados da região, transmitindo informações e trocando idéias que nos ajudem a sair da retaguarda em relação a outras regiões do Brasil. Afinal, informação é poder", frisa. 

A candidatura do jornalista ao cargo de conselheiro contou com o apoio dos delegados de Roraima e de outros estados do Norte que participam das conferências setoriais no segmento Livro, Leitura e Literatura. Ele destaca o apoio recebido do professor Roberto Mibieli e do escritor Afonso Rodrigues, "que vieram de Roraima junto comigo como delegados da sociedade civil e me apoiaram no processo". 

Edgar Borges participa das conferências setoriais de cultura e como representante da sociedade civil. Ele integra o Coletivo Arteliteratura Caimbé, junto com os também jornalistas Luiz Valério e Tana Halú e a gestora cultural Zanny Adairalba. O coletivo tem por finalidade fazer a difusão da arte e da literatura, incentivando os jovens a participar de projetos de produção cultural. "Nosso objetivo e disseminarmos o gosto pela cultura e a literatura de uma forma geral, assim como contribuir para a formação de novos talentos", frisou.

Nenhum comentário: