domingo, março 13, 2011

Dia Nacional da Poesia 2011 – Uma festa ao ar livre

 (Publicado originalmente no blog do Coletivo Arteliteratura Caimbé)

E mais uma vez fomos às ruas de Boa Vista para comemorar o Dia Nacional da Poesia.

Esta foi a III edição do evento “Poesia na Praça”, uma iniciativa do Coletivo Arteliteratura Caimbé. Optamos por realizá-la na avenida Jaime Brasil, centro comercial de Boa Vista - RR, para presentear os transeuntes com muita poesia e música.
O evento começou às 9h com duas exposições fotográficas: uma do Fotoclube Roraima e outra de poemas e imagens produzidas pelo Coletivo Caimbé, além de um varal de poesias que chamou a atenção de quem passava pelo local.
As pessoas foram se aproximando e logo tínhamos um bom número de amantes da literatura brasileira, reunidos numa grande festa poética.
O evento contou ainda com a participação de vários artistas locais que abrilhantaram ainda mais o momento. O poeta gaúcho Eroquês Gaudério e sua linda filha Giovana Krystine, de apenas 8 anos, encantaram os espectadores com a sua performance.
Também estiveram presentes Daniel Moraes, que variou entre declamações próprias e de poetas como Fernando Pessoa; a atriz Vera Vieira, que com muita simpatia, recitou textos de autores nacionais e locais; o diretor de Cultura do Sesc- RR, Chico Pinheiro; o cantor e compositor Marcos Terra; e o diretor teatral Márcio Sergino, entre outros conhecidos.
Apesar da ameaça de chuvas, que haviam sido muito fortes na sexta-feira, o sábado foi agradavelmente nublado e frio, sem nenhuma gota para nos atrapalhar.
O encerramento do III Poesia na Praça ficou por conta do cantor de reggae Mike Guy-bras. Nos últimos acordes de sua apresentação São Pedro decidiu molhar a Jaime Brasil, provocando aquela correria de retirada de material e proteção de equipamentos. Ainda bem que foi apenas um chuvisco leve, bem leve.
A proposta de levar poesia a lugares públicos teve mais uma vez bons resultados. As declamações, a comercialização de obras literárias e a satisfação estampada nos olhares atentos dos espectadores provam que este tipo de ação é muito bem recebida pela comunidade.
Agradecemos o apoio da Fetec, do Sesc-RR e do Fotoclube Roraima em mais esta intervenção cultural.

Se tiver curiosidade, veja nestes links como foram as comemorações do Dia Nacional da Poesia em 2010 e em 2009.

Aproveite as fotos feitas por Edgar Borges, Zanny Adairalba e Chico Pinheiro: 

Poeta Eroquês Gaudério



Atriz Vera Viera
Zanny Adairalba divulgando o evento
Declamações
Varal de fotografias e fotopoemas
Tana Halú declamando
É na infância que a gente começa a gostar de poesia

DJ Paul declamando
Chico Pinheiro lendo um cordel de Zanny Adairalba
Responda a pergunta de Edgar Borges
Daniel Moraes
Declamadora que fugiu do trabalho para recitar seu poema
Érica Figueredo, da TV Globo local
Giovana Krystine recitando poemas de seu pai, Eroquês Gaudério


Zanny Adairalba e Mike Guy-bras
Alexia Linke
Cordéis de Zanny Adairalba
Zanny Adairalba, Edgar Borges e Tana Halú

quinta-feira, março 10, 2011

Liminar



Vamos, vamos, vamos
O tempo é curto e a distância é a longa.
Movimentem-se, movimentem-se
Já chegam e podem irritar-se
Que não nos vejam aqui.
Ninguém nos autorizou, lembrem-se.
Eles quem sabe o fizessem,
Mas hoje não será o nosso dia.
Adiem essa permanência, digam adeus,
Desconfortável adeus.
Os donos estão vindo e as nossas terras
Não são mais as que eram ontem.
Ficamos assim, ao alcance de suas decisões,
De suas mãos pesadas, de suas botas, de seu riso de escárnio.
Movimentem-se, vamos, vamos.
Ficar? Tem certeza?
Não, melhor não.
Estas terras não são mais nossas,
Seus donos alegam retorno, estorno, estorvo.
Somos estorvo, ocupantes impróprios
Nada para se preocupar.
Como disse, é melhor ir, é melhor.
Lá chegam à vista as primeiras botas raivosas
Desocupando o que estava bem ocupado.
Somos lembranças, somos passado.
O futuro a outros pretence.
A terra, como disse alguém,
A outros, justos ou não, pertence
E deles será a herança.
A nós?
Sem casa, sem caminho, sem nada
Que reste um pouco de resto, desocupação, invasão, fuga.
A nós, tomara, que sobre um pedaço de esperança
Em outra margem, em outro ponto distante.

(Poema premiado, conforme podes ler aqui)

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Caminhada Arteliteratura na rádio Monte Roraima

Matéria com a jornalista Evilene Paixão, da Fm Monte Roraima, aqui de Boa Vista.
Foi veiculada no dia 3 no jornal Amazônia é Notícia, que passa em toda a região Norte, e na FM Monte RR. No dia 4 foi repetida, às 7h30, no Monte RR Notícias, também na 107,9 mgz:


Campanha arrecada livros de prosa e poesia para comunidades indígenas. 20% dos livros arrecadados serão destinados à implantação de uma biblioteca comunitária no bairro Jardim Caranã, zona oeste de Boa Vista. Confira os detalhes com Evilene Paixão:

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Campanha de coleta de livros para as comunidades

Começamos hoje uma ação que não estava prevista no projeto aprovado pela Funarte mas atende plenamente à essência da Caminhada Arteliteratura. É uma campanha de coleta de livros para doar às comunidades que vamos visitar. 

No embalo, montaremos a biblioteca comunitária do Coletivo Caimbé. 

Mandei um e-mail para alguns contatos e já obtivemos, logo cedo duas boas respostas.

A primeira foi de Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura. Via Biblioteca Nacional, vai mandar cinco kits contendo 70 livros cada. Muito bacana. Aliás, se você quiser sobre sobre as ações do MinC, que tal visitar o site dele? Informação é bom.

A segunda foi de Patrícia Velho, diretora do Museu Integrado de Roraima. Ela já estava querendo fazer uma campanha assim e decidiu juntar-se a nós. O museu vai ser ponto de coleta também.

Hoje à noite já vou pegar uma caixa de livros na casa de uma doadora. Muito legal essa receptividade das pessoas.

Abaixo, copio o e-mail que mandei. Caso você, nobre internauta, não tenha recebido, o pedido está aí, já com o novo ponto de coleta.
Abraços e esperamos sua colaboração.
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Como se diz por aí, poderia estar roubando ou matando, mas estou aqui somente para pedir-lhe que contribua com a campanha de arrecadação de livros de prosa e poesia que serão doados a moradores de Boa Vista e de quatro comunidades indígenas do Território da Cidadania das áreas indígenas São Marcos e Raposa-Serra do Sol – Roraima.   

Um livro basta. O material sera entregue em abril e maio, durante a realização do projeto Caminhada Arteliteratura, selecionado pela Funarte na Bolsa de Circulação Literária 2010.


Os livros vão complementar a entrega de uma cesta literária formada por 15 publicações de autores roraimenses. A intenção é que a iniciativa fortaleça e amplie as bibliotecas escolares ou comunitárias já existentes nas comunidades indígenas.

Como parte deste projeto, o Coletivo Arteliteratura Caimbé realizará rodas de leitura nas comunidades, complementadas com sessões de artes plásticas e repasse de técnicas de produção de massa de modelar caseira. As atividades serão gratuitas e abertas a todas as idades.

BOA VISTA - 20% dos livros arrecadados serão destinados à implantação de uma biblioteca comunitária no bairro Jardim Caranã, zona oeste de Boa Vista, no mesmo endereço onde funciona a Casa Cultural do Coletivo Caimbé, na rua Z, número 76. A previsão é que comece a funcionar no primeiro semestre deste ano, beneficiando a comunidade da região.

Dito tudo isso, espero a sua contribuição.

Se for o caso, me liga que vou pegar (9111-4001).

Temos três pontos de arrecadação em Boa Vista:

1.   Livraria Saber, na avenida Major Willians,Centro (ao lado da panificadora Goiana)

2.   Centro Multicultural da Orla Taumanan, rua Floriano Peixoto, Centro.

3.  Museu Integrado de Roraima - Parque Anauá.

Qualquer coisa, manda pelos Correios que eu recebo tudo aqui:

Edgar Borges
Rua da Gravioleira, 556, Paraviana, Boa Vista, RR
69307-230

Conto com sua colaboração. Um livro basta, repito.  

Abraços e um fantastico 2011, cheio de prosa, poesia e muitas conquistas.

P.S.: sem querer ser chato, neste momento vamos dispensar as doações de revistas velhas e livros didáticos.

........................
O projeto Caminhada Arteliteratura foi um dos contemplados pela Bolsa de Circulação Literária da Funarte e Ministério da Cultura.  


domingo, janeiro 30, 2011

Boa Vista Versificando


Cinco versificadores participaram da terceira leva de #Versificados em Boa Vista, aqui na ponta Norte do Brasil.  

As poesias foram publicadas nos classificados do Jornal Roraima Hoje, na edição do sábado 29 de janeiro de 2011.

Comente à vontade. Esperamos você em fevereiro.



quinta-feira, janeiro 27, 2011

Cuando me enamoro


Se liga na percussão suave, envolvendo as vozes de Enrique Iglesias e Juan Luis Guerra. Aí você acompanha também a história do clipe, claro.
Você não sei, mas eu fui voando lá pra minha infância e juventude e fiquei o tempo todo sorrindo, lembrando dos amores (correspondidos ou não, é o que menos importa) daqueles tempos.

Na cena do garoto e a diretora, lembrei também de uma professorinha do ensino médio na escola estadual Gonçalves Dias. Não da minha turma, mas do pessoal de outra sala. Professora de química. Linda, cabelo curto, pernas grossas, vestidinho de garotinha do campo, morenaça, tipo feita para mim.
Todos ficávamos na parede esperando vê-la passar para o começo das atividades. Ai, nunca as 13h25 foram tão atraentes..

Cuando me enamoro a veces desespero,
cuando me enamoro,
cuando menos me lo espero, me enamoro
se detiene el tiempo, me viene el alma
al cuerpo, sonrio, cuando me enamoro...

Curte aí que agora minhas mãos voltaram a doer.





quarta-feira, janeiro 26, 2011

Projeto Caminhada Arteliteratura - 1ª visita às comunidades indígenas de Pacaraima 

Diário de caminhada - 20 de Janeiro de 2011

Escrito por Zanny Adairalba no blog do projeto Caminhada Arteliteratura

O relógio desperta antes de o dia clarear. São cinco horas de uma sexta-feira e o café da manhã é feito de forma rápida para não atrasar a viagem. Hoje a visita será feita às comunidades Boca da Mata e Sorocaima II.

Desta vez também usaremos a BR 174 em direção à Venezuela mas não haverá travessia em rios, balsas e outros medos.

Em compensação o percurso é bem maior que o realizado para chegar às primeiras comunidades indígenas visitadas. Depois de um bom tempo de viagem, as placas indicam que entramos na área indígena São Marcos, que logo depois se cola com a Raposa – Serra do So, formando um único Território da Cidadania.

Aqui o usufruto da flora e da fauna é exclusivo dos indígenas, como alertam placas ao longo da BR 174.

Para poder voltar a Boa Vista, temos primeiro que deixar o Brasil e abastecer na Venezuela. Gasolina muito barata (coisa de centavos de real por litro) gera filas demoradas.


Para tentar controlar o descaminho, a Polícia Federal de Pacaraima estabeleceu dias de abastecimento baseados nas placas dos carros. Mesmo assim, a fila é única e demorada. Quem não quer passar horas esperando apela pros abastecedores clandestinos, que vendem combustível a um real por litro. Em Boa Vista, o mais baixo valor é R$ 2,83 o litro.



Abastecidos e almoçados em Santa Elena de Uairén, do lado de lá da fronteira, baixamos a Serra de Pacaraima.



Ao chegar na primeira comunidade, Sorocaima II, não conseguimos encontrar nosso contato mas deixamos com um parente dele um documento explicando o que queremos fazer e quando.


Nossa próxima parada é Boca da Mata, comunidade com mais de 400 moradores, já em área de cerrado, ou lavrado, como chamamos por aqui.

Encontramos o tuxaua Carlos conversando com o professor Mauro enquanto supervisionava a limpeza das ruas. Fomos convidados a fazer parte da roda para explicar o motivo de nossa visita. Tivemos aprovação imediata e já marcamos para a manhã de 18 de março a atividade.




Com esse contato fechamos a etapa de visitas para agendamento das atividades dentro das comunidades indígenas. É importante destacar que em todas fomos recebidos com entusiasmo por parte dos administradores que, imediatamente, demonstraram-se conhecedores da importância dessa ação assim como bastante interessados que projetos como este continuem acontecendo.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Levando literatura às comunidades indígenas de Roraima

A turma do Coletivo Arteliteratura Caimbé, do qual faço parte, iniciou as atividades do projeto Caminhada Arteliteratura, contemplado em 2010 com a Bolsa de Circulação Literária - Funarte/Ministério da Cultura.
O blog do projeto já está no ar. É clicar aqui e acompanhar direto as notícias.
A seguir, um relato de Zanny Adairalba sobre a viagem inicial às comunidades indígenas do Baixo São Marcos.


Diário de caminhada - 15 de Janeiro de 2011

Acordamos cedo esta manhã. Para chegarmos às comunidades, além de carro, teremos que fazer uso de uma balsa para a travessia do rio Uraricoera. Água, blocos de anotações e câmeras fotográficas no carro e pronto. É hora de pegar a estrada.




Saída de Boa Vista rumo à região do Passarão, passagem obrigatória para chegar ao Baixo São Marcos. A cidade fica para trás. Daqui para frente, só natureza!


Passando pela Serra da Moça, onde fica uma comunidade indígena, mas ainda não pertencente aos Territórios da Cidadania.


Primeira parada.



São 8 da manhã e perdemos a balsa. Agora é esperar seu retorno.



Um pescador chegando pelo rio Uraricoera. A cena relata a poesia viva do cotidiano Amazônico.


Depois de uma hora e meia de espera, o motor do rebocador avisa que vamos partir. Todos a bordo parecem bem à vontade. Menos eu, que sempre gostei de manter meus pés em terras bem firmes.





Chegamos em Campo Alegre, uma comunidade fundada em 1982 que hoje possui 203 habitantes, 2 escolas (uma estadual e outra municipal) e um micro-hospital em processo de construção.

Os moradores indicam onde podemos encontrar o Tuxaua, Sr. Jadir, e seguimos a seu encontro. Mais à frente avistamos um senhor sentado à sombra de um galpão de palha, com seus pertences de trabalho (bolsas, canetas e papeis) numa mesa de madeira, anotando numa planilha de planejamento todas as atividades da comunidade para 2011.



Nos apresentamos e Edgar começa a descrever como serão realizadas as atividades.
“Acredito que esse projeto será muito importante para nós. É a primeira vez que teremos uma ação como esta aqui dentro da comunidade”, diz seu Jadir, que antes de assumir a posição de Tuxaua trabalhou 26 anos como professor.

Evento marcado, seguimos em direção à comunidade Vista Alegre, percorrendo mais 28 km de estrada de piçarra.


Na comunidade, de 530 habitantes, fomos recebidos pelo 2º Tuxaua, o Sr. Zildo, que também exerce a profissão de professor e nos falou sobre trabalhos realizados pelos moradores e outros projetos que beneficiam a comunidade.


Após apresentação do projeto, marcamos o dia para a realização do evento, recebido com entusiasmo pelo Tuxaua.

Deixamos a comunidade Vista Alegre depois do meio-dia.




Pegamos a RR-319 em direção a Boa Vista cansados mas já com aquela sensação de início de missão cumprida. Conversando sobre os pontos fortes da viagem,
Edgar questiona o que mais chamou minha atenção nesse primeiro contato. Sem sombra de dúvidas, a seriedade no tratar sobre a melhoria da comunidade e o senso de responsabilidade presente nos dois administradores (tuxauas), foi algo que me deixou impressionada.

Bons ventos levam os pássaros. Esperamos que à nossa caminhada também.

E a literatura no projeto cultural?

 
Nilton Bobato *

 

Os sinais dados pela presidente Dilma em seu discurso de posse, deixando claro que o governo federal tratará cultura como um processo de desenvolvimento e atividade econômica, que aliado a fortes investimentos em educação, ciência e tecnologia, constituirá a base da nação que queremos construir, são alvissareiros.

Os primeiros passos da ministra Anna de Hollanda são expressivos, e no universo da simbologia, importantes.

Neste mesmo universo simbólico vale também salientar que a presidente Dilma, em seu discurso de posse, incluiu entre os bens culturais citados a literatura, outro fato inédito.

Estes indicativos precisam ser acompanhados de atos concretos.

A literatura necessita ser tratada como prioridade nas ações do Ministério da Cultura, mas mais do que isso, tem de ser olhada como centro de política de desenvolvimento, como centro de política do tipo de nação que queremos construir. Necessariamente deve fazer parte de ações articuladas de vários ministérios, notadamente a Cultura, a Educação, a Comunicação, o Desenvolvimento Social e o Planejamento.

No universo simbólico que tratamos aqui, os indicativos relacionados ao futuro das políticas para a literatura não estão claros. Falarão alguns, o governo não completou 15 dias, a ministra da Cultura ainda tenta conhecer os prédios e os servidores, etc. No entanto, políticas centrais devem ser sinalizadas nos primeiros dias, pois é nestes dias que se constitui o foco principal do governo.

É querer muito diante dos desafios que o país ainda tem de cumprir na área social? Se olharmos para a base da nação que queremos constituir, o investimento em literatura deve ser tratado no mesmo patamar de prioridade da educação, da ciência e tecnologia e da cultura. A literatura, como arte, é base da constituição de um tipo de pensamento.

Não falo aqui somente no ato do incentivo a leitura, também de fundamental importância, ou de políticas de incentivo ao livro, cruciais para o futuro. Falo do tratamento da literatura pelo Estado como parte da estruturação da identidade nacional, de uma arte, de uma economia.

Foram fortes as ações nos governos Lula na área do livro e da leitura. Constituiu-se o Plano Nacional do Livro, Leitura e Literatura (PNLLL), temos o Fundo Setorial, a Lei do Livro, ampliação do número de bibliotecas, formação dos agentes de leitura, investimentos na área cultural para o livro que saltaram de míseros R$ 8 milhões nos desgovernos do sociólogo para mais de R$ 100 milhões, entre outras.

O Ministério da Cultura ainda precisa constituir investimentos específicos para a literatura como arte, regulamentar a Lei do Livro, reconstruir o Instituto do Livro, entre outras políticas.

No entanto este é o limite do Ministério da Cultura, é preciso urgentemente ampliar as articulações com o Ministério da Educação, com ações como formação de professores mediadores de leitura, abertura das bibliotecas escolares para a comunidade e agentes de leitura.

Já há uma forte participação do Ministério da Educação no PNLLL que precisa ser acrescida de outras políticas de base, notadamente na rotina das políticas educacionais do país e na formação dos professores e funcionários da educação.

Esta articulação, se somadas a ações institucionais de vários outros ministérios constituirá a base de uma política literária realmente efetiva.

* Vereador do PCdoB em Foz do Iguaçu (PR), membro do Conselho Nacional de Política Cultural, professor e escritor. Publicado no site Vermelho.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Leituras: Antonio Hohlfeldt


O velhinho que virou criança
Editora Mercuryo Jovem
Literatura infanto-juvenil
Leituras: Almir Mota


O Fantasma do Forte
Editora Casa de Prosa


Leituras: Jack Kerouac


 
Big Sur
Editora L & PM
Romance da geração beat

Leituras: Mouzar Benedito



 

Barão de Itararé - Herói de três séculos
Editora Expressão Popular
Biografia e humor
Leituras: Ziraldo
 

Zérois - Ziraldo na tela grande
Catálogo de uma exposição no CCBB - 2010
HQ - artes plásticas
Leituras: Daniels Sevahc

Micrônicas - Série Enigmas
Edição do autor
Micronarrativas visuais
Leituras: Millôr Fernandes
 

 Hai-kais
LP & M Editora
Poesia e humor

Leituras: Edward W. Said

Cultura e Política
Boitempo Editorial
Opinião
Matérias com Edgarzinho - Sua ida à escola

Não li toda a matéria desta quarta (12.01) do jornal Folha de Boa Vista, mas posso garantir que é a melhor dos últimos tempos na parte de variedades. Principalmente pela segunda fotografia, que é de autoria minha ou da mãe do Edgarzinho, não tenho certeza.
A matéria:


Primeira vez do filho na escola, e agora?

Data: 12/01/2011

Foto:  Arquivo

Adriana Cavalcante: “Estou tão empolgada com a ida do Arthur à escola, que já comprei todo o material”

MARTA GARDÊNIA

Na vida de uma mãe, todos os momentos dos filhos viram recordações e se tornam importantes. Há o primeiro banho, brinquedo, a primeira vez em que ele fala mamãe ou papai, por aí vai. Mas também tem outras fases da vida da criança que são importantes e podem gerar ansiedade e estresse, como a primeira ida à escola.

O sofrimento da mãe já começa com a escolha da escola, que deve atender a todos os seus anseios e objetivos. A lista é enorme: segurança, estrutura física, metodologia de ensino, capacitação de professores, preço, até mesmo o a religião é levada em conta.

Passada a procura pela escola ideal, começa a outra etapa: preparar a criança para ingressar no ambiente escolar. A terapeuta ocupacional Adriana Cavalcante é mãe do pequeno Arthur, de 2 anos e 5 meses, que vai à escola pela primeira vez.

Edgar Bisneto, de três anos, está sendo preparado pelos pais para o primeiro dia de aula

Segundo Adriana, um dos motivos de matriculá-lo em uma escola era a necessidade de socialização e defesa. “Acho que ele já está mais independente e precisa conviver com outras crianças, sair um pouco do círculo familiar”.

Mas esse passo não é tão simples assim. Se os filhos têm que estar preparados, os pais também. A psicóloga Maria do Socorro Lacerda conta que os mais muitas vezes são mais inseguros do que os filhos. “É uma ruptura para ambos, mas deve ser encarada com simplicidade, porque se a criança sente que os pais estão com medo, ela também sentirá”.

Adriana Cavalcante já está preparando o filho que ingressará na escola no início de fevereiro. “Eu falo que ele vai para uma escolinha, que terá novos amiguinhos. Acho que ele não entende muito bem, mas é uma forma dele começar assimilar essa nova fase”.

A consultora cultural do município, Zanny Adairalba, é mãe do pequeno Edgar Bisneto de três anos. Ela também vive o dilema da primeira vez do filho na escola e sente receosa com essa nova etapa do filho. “Eu não sei bem como ele reagirá. Será tudo muito novo. Nos primeiros dias a atenção será redobrada até que ele se acostume”.

Zanny também acredita que a escola é um local indispensável para o crescimento de uma criança. “Acreditamos que a escola vai muito além de um local para aprender a ler e escrever. É uma ferramenta de suma importância no processo de socialização da criança”.

Para a psicóloga Ruti Rodrigues, escola e família devem andar juntas e participar de todos os processos. “Se no primeiro dia de aula a criança chorar muito e o pais se sentirem inseguros, a escola deve incentivar a permanência deles no local por meia hora ou até a metade da manhã”.


Pais seguros, filhos seguros

Oberti Oliveira e Adenice Viriato, pais da pequena Eva Viriato, que já se familiarizou com a escola

A família é a primeira referência da criança, com o qual aprende valores, normas de conduta e principalmente, onde encontrar segurança e aconchego. A ida para escola pode representar um rompimento temporário desse ideal de mundo que o pequeno traz consigo. Num local diferente do que ele está acostumado, será necessário fazer novos amigos e se comunicar.

Para ajudar nesse novo cotidiano, facilitar e amenizar os conflitos dessa nova etapa, a família é peça fundamental. Os pais, segundo a psicóloga Ruti Rodrigues, devem estimular a criança a se interessar pelo espaço escolar, com conversas e brincadeiras.

“É muito importante que os pais passem segurança para essa criança que vai iniciar uma nova etapa, tudo de ser feito por meio de conversas. É interessante que a leve antes para conhecer a escola e explique que lá será um lugar cheio de amiguinhos e brincadeiras”, explicou Ruti.

A filha da jornalista Adenice Viriato Oliveira foi para a escola quando tinha um ano e dois meses. De acordo com ela, a adaptação foi rápida e boa, embora o choro da primeira semana tenha sido inevitável.

“O primeiro dia foi um pouco difícil para ela, durante o caminho eu e meu marido fomos conversando, explicando que ela iria conhecer outras crianças, ter uma tia bacana. Mas mesmo assim, não teve jeito, chorou, pelo menos enquanto eu e o pai dela estávamos lá. Mas hoje ela adora a escola e coloca em prática muitas coisas que aprendeu, está mais sociável”.


Como os pais podem ajudar

A psicóloga Ruti Rodrigues explica que a criança deve entender que ir à escola é bom e não uma tortura. Os pais podem contribuir para que a ida à escola se torne um momento agradável e “normal”.

Acompanhe algumas dicas:

-Explicar com conversas que ir para a escola é normal. Falar dos casos de todos as crianças que também vão aprender, brincar e fazer amigos novos;

-Ir para a escola não é um castigo, é um momento importante;

-Levar a criança a conhecer a escola antes do início das aulas;

 -Fazer as compras de tudo o que é necessário com a criança. Deixe-a escolher a mochila e outros materiais de acordo com o gosto dela;

-Não falhar os horários, nem de entrada, nem de saída. A pontualidade deve ser estimulada e vale também para o momento em que se vai buscar a criança;

-Perguntar como correu o dia e o que fez a criança e os amigos;

-Aceitar a tristeza e a inadaptação dos primeiros dias;

- Chorar é normal, mas não se pode ceder e fugir da rotina;

-Acompanhe os trabalhos da aula e os trabalhos de casa;

-Tornar a ocasião um momento especial, uma festa.

terça-feira, janeiro 11, 2011

Poesia na rua


Poema ilustrando uma parede qualquer, nas ruas dos arredores da praça da Figueira, em Florianópolis (SC). Novembro de 2010.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Pulando pros três anos




Edgarzinho, luz de minha vida, fonte de alegrias e despesas crescentes, reflexo de minha alma, água da minha poesia, objeto de minha paixão, indiozinho rei de minha aldeia, pajé de meu espírito, causador de preocupações, dono do olhar mais poderoso que já colocou seu peso em mim.

Músicas dos mexicanos do Maná que me lembram o indiozinho: