terça-feira, maio 13, 2008

Conversa reservada



- Ah, Edgar, me conta aí, descendente de índios, qual é a tua posição nesse negócio da reserva Raposa-Serra do Sol?
- Bicho...depende...
- Como assim, depende do que? Tu é a favor ou contra a demarcação em área contínua?
- Olha, eu sei que os índios têm direito, que são 500 anos apanhando no Brasil e uns 300 e poucos pegando porrada por aqui, que os caras estavam aqui antes de todo mundo.
- E então?
- Mas sair todo mundo? Até os descendentes de mãe índia com pai branco?
- Hum...
- É claro que citar esses exemplo só fortalece a causa de quem pretende entrar no bolo e não sair para não ter seus interesses econômicos atingidos.
- Traduz.
- Seguinte: arrozeiro não está preocupado com o filho de dona Maria que vai ser impedido pelo Conselho Indígena de Roraima de ficar na reserva. Tá preocupado com os seus interesses, com manter a propriedade e tal.
- Mas os caras produzem, geram emprego, pagam impostos, estão aí há trocentos anos. Eles têm direito a ficar lá, Edgar!
- Claro, mas todos estão recebendo indenização. O lance é que ninguém se agrada do valor.
- E então, vão ter que sair como todo mundo?
- Eles fazem tudo isso que tu falou, mas também tem isenção por décadas de alguns impostos, pagam mais ou menos 30% a menos em tudo que compram, se forem da cooperativa dos produtores, poluem pra caramba...E além disso, o arroz aqui não é tão barato como deveria ser.
- É o preço do progresso.
- Não, negão. Eu não vou bancar a vida mansa de ninguém que compra tudo com subsídio e ainda tira onda de coitado.
- Mas tu não acha que ficar ninguém naquele tanto de terra, só os índios e os padres e o pessoal das ONGs, é um perigo? Tem até avião dos gringos voando na região para fazer o mapeamento dos minérios e ninguém faz nada! É a internacionalização da Amazônia!
- Mermão, já começou faz tempo. Os mesmos políticos que chiam por conta da reserva nunca se coçaram antes para reverter esse processo e são os primeiros a bater palma quando chegam os estrangeiros prometendo comprar terras e fazer indústria. Qual é a diferença de fazer reserva indígena onde o branco não entra e dar terra para o gringo onde a gente também não vai entrar?
- Mas é diferente. A gente vai ser invadido e tu não se decide.
- Invasão fizeram os índios na fazendo do prefeito de Pacaraima. E pegaram bala para deixar de serem apressados. O STF não tá julgando o caso? Pra que fazer furdunço?
- Pois é, né? Mas e aí, de que lado tu tá?
- Bicho, nem os índios se entendem nessa briga e tu vai querer que eu tenha uma opinião definitiva?
- Mas tem que ter, Edgar. É a soberania do País o que está em jogo! Todo mundo já se decidiu!
- Sei: metade odeia os arrozeiros e todos os que moram lá e não são índios. A outra acha que a terra vai ser entregue às ONGs assim que sair o último branco e mestiço.
- Pois é, mas e tua opinião?
- Velho, em qualquer um dos casos eu não vou pegar um naco de terra. Então, deixa rolar. A história vai dizer que lado estava certo: os pró ou os contra a reserva em área contínua.