terça-feira, maio 20, 2008

Oia a chuva, pessoar!!!!

Falaram que o mundo ia acabar. E os boa-vistenses acreditaram:


O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) emitiu um alerta para o Governo de Roraima, sobre a previsão de fortes chuvas vindas da Guiana, para esta segunda (19). Imagens emitidas por satélites e verificadas pela equipe de meteorologia do Sipam, reforçaram a preocupação quanto ao volume de chuvas previsto, acima do normal.


Liberado do serviço, fui fazer fiado na praça, xinguei meu chefe, chamei de gostosa a menina que é gostosa mesmo, fiz barbeiragem e atravessei sinal fechado. Não foi nada extremo de minha parte. Quase todo mundo estava assustado ontem.

“Vai para casa ficar com a mamãe. Vai ser forte”, disse a filha ausente.

“Vai ser um furacão”, contou o açougueiro.

“Tromba d’água? Precisa ver a tromba de meu namorado quando falo com meus amigos”, lamentou-se a menina.

“Ouvi falar que nevou no sul do estado”, falou a moça.

“É bom fazer logo as compras do supermercado”, avisou minha avó.

“Dizem que vai cair muito raio”, comentou um colega.

“Cara, o vento vai chegar a 100 km por hora. Vai ser irado”, alegrou-se o sem-juízo.

“Alguém me ligou e disse que alguém ligou para ele dizendo que varias casas caíram com o vento”, confirmou o vizinho.

“Isso é coisa dos ingleses. O tufão vem da Guiana. Os caras querem invadir”, disse o camelô.

“Os arrozeiros que chamaram a tromba d’água”, comentou o índio.

“Pajelança na reserva. Tudo para estragar o desenvolvimento de Roraima”, declarou o deputado.

“Porra, só fiquei sabendo disso quando cheguei no trabalho. Gastei gasolina em vão”, reclamou meu amigo.

“É bom uma tarde de folga para agilizar outras coisas”, afirmou um conhecido.

“Vou pedalar. Raios não caem em quem tem fé”, disse eu.


Quando chegou o aviso desmentindo o fim do mundo, ninguém mais estava ligado nas notícias:

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) negou agora há pouco pelo telefone, que tenha feito alerta de tromba d’água em Boa Vista, como divulgado esta manhã pela Femact (Fundação do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia).

Segundo o técnico que emitiu o alerta, a chuva prevista pelo sistema foi esta que terminou agora há pouco na Capital. O Sipam afirma ainda que estes alertas são comuns e que houve “equívoco” na sua interpretação.


Aí, já era tarde. Tudo o que não era para fazer havia sido feito. Parecia a música do Paulinho Moska:


Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia?
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia?

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Corria pr'um shopping center
Ou para uma academia?
Pra se esquecer que não dá tempo
Pro tempo que já se perdia?

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Andava pelado na chuva?
Corria no meio da rua?
Entrava de roupa no mar?
Trepava sem camisinha?

Meu amor
O que você faria?
O que você faria?

Abria a porta do hospício?
Trancava a da delegacia?
Dinamitava o meu carro?
Parava o tráfego e ria?

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria?

Agora, como o mundo não acabou e o cartão está vencendo, só me resta esperar as conseqüências de meus atos.

Será que a menina gostosa ficou com raiva ou gostou?..


Quer outra visão sobre o tufão que não veio? Leia a crônica do Aroldo Pinheiro.

Nenhum comentário: