terça-feira, julho 29, 2008

¡Primero dia de escuela!

E....lá vamos numa corrida desesperada rumo a dezembro, quando terminam as aulas da faculdade. Os ensinamentos serão repassados nas salas do segundo e do terceiro semestre de jornalismo. O desvirtuamento é por conta dos alunos, mas fora de aula, plis.

Na primeira noite juntos, apresentações para conhecer quem são os caras. De novo, a velha história de todo curso: estou aqui por que não sabia o que fazer e vim parar nessa sala. Ou então a clássica “não consegui passar no curso que queria e, sacumé, dizem que essa profissão é das boas”.

O interessante é que a incerteza permeia a cabeça de 80% das turmas. O assustador é ouvir pessoas dizendo que sempre quiseram fazer Jornalismo. É um troço muito estranho essa determinação. Como é que as pessoas podem ser tão decididas por algo nos dias de hoje. E a volubilidade? Não é mais valorizada? Eu, por exemplo, gostava de ler até bula de remédio, mas nunca pensei nessa profissão. Aliás, o problema é que nunca pensei em ter profissão. O meu sonho era ter nascido numa família de magnatas, mas Deus não foi gentil comigo e me colocou na categoria “operário intelectual”. Já com o meu indiozinho ele foi legal: deu um pai que trampa em quatro lugares para poder dar tudo o que o moleque merece e até o que não precisa.

Mas voltando ao primero dia de escuela, é uma experiência interessante entrar na sala da segunda turma e ver as anotações da professora anterior, um primor de organização. Quase fiquei envergonhado, mas lembre que a moça, um doce de pessoa, tem trozentos cursos nessa área organizacional. De meu lado, mal consigo arrumar a estante de livros. E o mal consigo aqui é literal. Não consigo mesmo e vou espalhando livros pelas mesas, apostilhas pelo chão, folhetos nas caixas que coloco no chão. Um espetáculo caótico.

No mp3, Beautiful Girls. No hospital, mamita, operada.

Primer dia de escuela também é momento de reencontro com os alunos da turma anterior. Momento de piadas do tipo “estava com uma saudade do senhorrrrrr. Não dá nem para descrever como queria ficar ainda sentindo essa saudade, professor”. Ou, em outras palavras, “putz, tu continua por aqui, mane”. Ah, adoro essas ironias estudantis. Lembram meu próprio comportamento na facul. Hoje eu sei o que os professores passaram.

Para fechar, Mustang Sally, soul de primeira qualidade.

Ah, “¡Primero dia de escuela!” é uma frase de um desenho infantil.

Nenhum comentário: