segunda-feira, outubro 13, 2008

Vamos embora (ou Do que se abdica quando se tem um molequinho)

É noite de domingo, o grupo é de fora e o espetáculo fala de um ensaio e tal. O teatro do Sesc Mecejana tem muitos lugares, mas para criar uma atmosfera intimista, vai todo mundo para cima do palco, ficar bem pertinho dos atores. A peça começa e a família Pemón chega um pouco atrasada, já que parou para comprar os alimentos não perecíveis que serão entregues a título de ingresso.


Por um cálculo errado da organização, poucas cadeiras foram colocadas no palco, aparentemente menos de 30, e agora só há espaço nas cadeiras da platéia, abaixo do nível do cenário e com os outros espectadores à frente. Ou seja, não tem mais vaga para três e meio retardatários.


Digo para ir embora e a mamãe do indiozinho demora. Saio e os atores que estão na porta, preparando-se para entrar em uma nova cena, me dizem: senta no chão. Eu até sento, mas não vou deixar a mãe de meu filho ficar no chão, incomodada, a peça toda, respondo. Desculpa, a gente não sabia, diz a menina.


Tudo isso acontecendo e nada da mamãe do indiozinho deixar o recinto. E olha que estava pertinho da saída. Aí, eles entram gritando e batendo com muita força a porta, conforme previsto no roteiro. Resultado: o neném se assusta com o ruído e abre o berreiro, chorando como quem pegou uma lapada de galho de goiabeira. Então, finalmente, mamãe sai, assustada com a reação do bebê. Eu a olho, penso e falo baixinho: bem que eu falei antes para sair e irmos embora.

Nenhum comentário: