quinta-feira, janeiro 10, 2013

Cinco anos de história com Edgarzin

Quantos anos você tem? 


 O moleque apareceu há cinco anos, às 13h55. Lembro bem da hora pois era exatamente o momento em que deixava o meu apartamento para ir ao segundo trabalho da época. Cinco minutos para as 14h e ainda chegava cedo.

O guri chegou depois do almoço, mas a bolsa estourou pelo menos umas doze horas antes. A mãe dele acordou, fez um vídeo com a máquina fotográfica contando que a bolsa havia estourado, bebeu água, foi me acordar e quando estava levantando, fazendo uma flexão de braço, me avisou:

- Pode ficar dormindo mais um pouco. Acho que ainda vai demorar.


Voltei do meio da flexão. O vídeo mostra isso. A preguiça e a calma tomando conta dos pais. Lá pelas 3 da madrugada ligamos para o médico, explicamos como estava a situação e nos mandou ir para o hospital às seis. Chegamos às sete, depois de passar no mercado São Francisco para comer alguma coisa.

- Vou comer, sim. Depois que entrar lá vão deixar sem alimento e ninguém sabe que horas o bebê vai nascer, previu a mamãe.

Lembro que meus pais já estavam no hospital quando chegamos, naquela aflição do primeiro neto, resultado do único filho. O velho Juca ficou o tempo todo do lado de fora e só entrou depois que confirmaram que o menino estava vivo, bem e no berço. Um avô covarde a gente descobre assim...

Resumidamente, foi assim que rolou, exatamente numa quinta como hoje, a quinta dos cinco anos.

Muita água já passou por debaixo da ponte dos Macuxis, muita chuva já molhou o quintal. O menino é bom, bate palma pra ele, como se canta na roda de capoeira.


Primeiros dias

Tem um humor próprio: há dias em que já abre os olhos sorrindo-me, noutros não me quer, só à mãe, noutros já acorda perguntando onde estou. Sorri por nada como se o mundo dependesse disso e fica de cara feia na mesma rapidez. É capaz de largar a comida que passou horas pedindo para ficar desenhando no computador de onde vai, literalmente, expulsar a mãe pois o seu desenho é muito importante, é seu trabalho e não é legal que o atrapalhemos.

Fiz-lhe um blog no wordpress que alimentei durante a gravidez e nos primeiros meses de nascido. Depois o transformei em dois marcadores das Crônicas da Fronteira (Edgar Bisneto e Paternidade). Mais homenagem que isso só se dedicar-lhe o próximo livro de contos que teimo em tentar escrever.

 Gasto com ele mais do que gastei comigo a vida toda e alimento a piada:

- Se um dia ele me dizer 'tu nunca fez nada por mim ou tudo o que tenho foi fruto de meu trabalho', jogo-lhe na cara as faturas da escola, plano de saúde e afins.

Nossa relação é bipolar: tem dias em que ele só quer estar perto de mim e eu quero paz, noutros sou eu que busco sua atenção e ele só me responde com 'uhus' e 'espera, pai, espera'.

Adoro quando começamos a discutir conceitos sobre animais, dinossauros, universo e outras coisas que ele vê na TV ou estudou na escola. Adoro mais quando lhe pergunto “tem certeza” e ele me olha, vira para a esquerda e diz “tenho”. O meu pequeno homem, cheio de energia para fazer o seu mundo.

Adoro ser pai desse moleque. É meu grande amor e não tenho nenhuma vontade de dividir este sentimento com outros filhos. Um é bom e suficiente, ainda mais em um mundo no qual faltará água em breve.

Meu lado racional nessa relação é dominante: não fantasio um mundo perfeito com ele. Seu nascimento me trouxe perrengues a gerenciar todos os dias e a sensação de que sempre será uma corrente de responsabilidade a não me deixar voar arbitrariamente por aí. Dito de outra forma: ser pai me traz tanta alegria quanto limitações. E eu odeio tudo o que me limita (menos ele, fique claro).

Para fechar, que hoje tem bolo e adoro bolo, repito: adoro ser pai desse indiozinho e descobrir o mundo com ele.

Nenhum comentário: