sexta-feira, dezembro 11, 2015

E vai ter mais um Sarau da Lona Poética, o último de 2015

Neste sábado tem mais um Sarau da Lona Poética, o único de Roraima. E vai ser bonito, aposto: 


O Coletivo Arteliteratura Caimbé promove no próximo sábado (12.12) a última edição do Sarau da Lona Poética em 2015. Com entrada franca e aberta a todas as idades, a festa literária, musical e artística começará às 19h. Será no Abrigo de Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, mais conhecido como Casa do Vovô, instituição parceira desta ocasião. O abrigo fica na rua Pavão, 123, Mecejana, ao lado do prédio da Setrabes.

O ator e escritor Marcelo Perez é o poeta convidado deste sarau. Além de sua performance poética, apresentando textos de seu livro “Ainda que estivesse faltando pedaços”, vai expor e distribuir edições do fanzine que edita, o Receita no Verso.

Poeta Marcelo Perez


Os artistas visuais Claudio Barros e Kellen Silva são outros convidados especiais da Lona Poética natalina. A dupla fará uma mostra de seu trabalho, composto por telas pintadas usando diversas técnicas.

Outra atração será um varal poético com fotografias, ilustrações e poemas de Edgar Borges, Zanny Adairalba e Edgar Bisneto. Para deixar mais bacana a noite, o Coletivo Caimbé sorteará e venderá livros de autores locais.




Os idosos da Casa do Vovô também terão participação ativa no Sarau da Lona Poética. Aproveitando os seus talentos artísticos, a equipe do abrigo está preparando com eles uma exposição de poemas e ensaiando performances musicais e literárias.

Também poderá ser conferida a exposição “Baús abertos: corpos vividos”. Composta de retratos e composições fotográficas, surgiu de um trabalho relacional produzido por Ellen Apolinário junto a quatro moradores da Casa do Vovô e da releitura poética e visual desse produto, feita por Elimacuxi, integrantes do Peca (Grupo de Pesquisas e Estudos em Corpo e Arte). A exposição completa o ciclo da obra, prestando homenagem aos retratados.


“Queremos que esta noite seja linda, integradora e poética, com uma troca de energias entre os idosos e os poetas, músicos e artistas que sempre participam do sarau. Além disso, qualquer pessoa que quiser, poderá participar”, afirma a poeta Zanny Adairalba, uma das articuladoras do Coletivo Caimbé.

Segundo Edgar Borges, outro articulador do Coletivo Caimbé, os saraus contribuem para o fortalecimento da cena literária em Roraima, estimulando escritores e declamadores a apresentar suas obras em público. “A Lona Póetica mexe com o processo criativo, com a mediação entre autores e público e estimula a produção de nossa literatura. É um momento em que público e artistas se encontram e se conhecem”, afirma.

POESIA POR RORAIMA - O Sarau da Lona Poética é o único evento público deste gênero realizado regularmente no estado de Roraima. Itinerante, é realizado em praças, parques, livrarias e espaços culturais com a intenção de promover a circulação da poesia que se faz e se lê em Roraima.

De novembro de 2015 até abril de 2016, o Coletivo Caimbé realizará 11 edições do Sarau da Lona Poética em Boa Vista, Iracema e na comunidade indígena Canoani, município do Cantá. A jornada de poesia, música e artes visuais faz parte do projeto Saraus Poéticos Caimbé, selecionado pela Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura.

A primeira edição da Lona Poética em 2016 já está marcada: será no dia 9 de janeiro, no Espaço  Cultural do Quintal, na avenida Castelo Branco, 2266, bairro São Vicente, na quadra entre as avenidas Ville Roy e Surumu.

IMAGENS DO SARAU - Para ver mais fotos e vídeos das edições do sarau, curta a página www.facebook.com/coletivocaimbe ou siga o grupo no perfil www.twitter.com/coletivocaimbe.

OS CONVIDADOS - Marcelo Perez é ator, diretor, dramaturgo, instrutor de teatro, professor de Língua Portuguesa, contista e poeta. Lançou seu primeiro livro, “Ainda Se Estivesse Faltando Pedaços”, em 2015, pela Máfia do Verso. Natural do Rio e Janeiro, escreve desde o primeiro rabisco.

Kellen Silva, aprendeu a pintar no curso de Artes Visuais da UFRR. Em suas pinturas gosta de fazer imagens que vão desde paisagens ao surrealismo.  Cláudio Barros também é estudante de Artes Visuais na UFRR e teve seu primeiro contato com a pintura no segundo semestre do curso. Pinta paisagem, animais e rostos, nos quais valoriza olhares e expressões faciais.

Serviço

O que: Sarau da Lona Poética, com poesia, música e exposição de artes visuais.
Onde:  Casa do Vovô, rua Pavão, 123, Mecejana, ao lado do prédio da Setrabes.
Quando: 12 de dezembro (sábado), às 19h.
Quanto: entrada grátis.
Outras informações: 99111-4001 (Edgar Borges)

Nenhum comentário: