segunda-feira, dezembro 22, 2008

Quem manda lá em casa...


Definitivamente não sou eu. Bons tempos aqueles em que só perguntava de minha amiga Carla Cavalheiro se podia descer o continente até a casa dela, marcava a data e embarcava no avião.


Agora, com o indiozinho comandando a vida lá na aldeia, a caça que não rende muito na feira de domingo e apenas dois aviões embarcando o povo destas bandas, viajar não é tão fácil.


Ainda bem que nessas minhas lidas de extrativista arranjei uma lata de querosene que uso como cofrinho. Como a chefia liberou uma folga do cotidiano, pegarei as moedas que juntei o ano todo e vou até o Sul, pruma tal de Ilha da Magia, também conhecida pelos íntimos como a Linda e Bela Floripa.


Mas como a passagem do pássaro-de-ferro tá os oio da cara, optei por um transporte alternativo. Já aluguei espaço numa canoa que vai sair da Orla Taumanan. Vamos baixar o rio Branco até o Negro, pegar o Amazonas, chegar até o Atlântico e ir pelo litoral até Floripa. Já combinei com a minha amiga: quando chegar no manguezal que fica perto do Santa Mônica, grito pra tu jogar a corda.


Saindo da sessão Querido Diário, diz a lenda que dois índios de uma etnia ali entre Roraima e o Amazonas estiveram certa vez na vila Surumu, encravada na terra indígena Raposa Serra do Sol, para conhecer a Missão da igreja católica que funcionava como escola profissionalizante e tal. Daí voltaram de avião para a aldeia deles, lá no alto rio Branco, para bater um lero com a comunidade, pegar a autorização dos tuxauas, dar uns beijos de despedida na mulherada e tal.


A ano letivo começou e nada dos parentes. Três meses depois da visita, os caras bateram na porta da Missão. Os dois haviam voltado de canoa para começar a estudar...


Três meses navegando, pegando sol e chuva, sendo picados por mosquitos, comendo se acaso pescassem...


Cê tá vendo que eu nunca vou morar numa droga de aldeia que não tem táxi?

Nenhum comentário: