quarta-feira, maio 27, 2009

Roraima tem mais de 700 blogs
Shirleide Vasconcelos

(Da Série Clipando, matéria publicada na Folha Web, em 26.05.09)

Uma página na web em que é possível divulgar trabalhos artísticos, textos, fazer propaganda e ainda receber comentários, críticas e sugestões. O blog já é conhecido por muitos internautas.

Em Roraima há 762 blogs cadastrados, mas muita gente cria a página e não alimenta, ou seja, não atualiza com freqüência. Os blogs são criados por pessoas físicas, que postam textos, fotos e até música; e também por pessoas jurídicas, criando o espaço como meio empresarial.

No estado, há blogs de todos os seguimentos. Há jornalísticos, grande parte sobre política, literários, religiosos, de pesquisa acadêmica. Segundo um dos primeiros blogueiros em Roraima, o jornalista e professor universitário, Edgar Borges, entre os diversos assuntos abordados nos blogs no estado, falta apenas um sobre humor.

Borges tem o seu blog há cinco anos (http://www.edgarb.blogspot.com/), onde escreve crônicas. Ele diz que faz a atualização da página de um a dois dias. Declara que “ser blogueiro não tem relação com os estudos ou profissão”. Na opinião dele, ter um blog é uma forma de se expressar na hora que quiser e quando puder. “É a liberdade de escrever poemas, crônicas, micronarrativas, reportagens, colunas, publicar fotos, citar matérias alheias sobre assuntos de meu interesse”, completa.

Para Edgar Borges, o melhor neste universo é receber comentários sobre o que escreve, seja criticando ou elogiando. Entre os blogueiros há uma “política da boa vizinhança”, geralmente um blogueiro linca o outro para comentar, participar. Mas ressalta que nem todos os internautas gostam de comentar textos.

Entre os blogueiros, segundo o jornalista, há propostas diferentes, linguagens variadas, mas os de Roraima têm um aspecto em comum: falam muito sobre o estado.

Mas há blogueiros que utilizam esta ferramenta como maneira para se comunicar com os parentes distantes e fazer com que eles acompanhem as notícias e fotos da família em Roraima. Entre os adolescentes, a utilização dos blogs é o que mais está na moda. Segundo a blogueira Reninha Soares, que mora no interior de Roraima, dos 40 alunos da sua sala de aula, 35 têm blog.


Dicas para quem quer ser blogueiro


• Buscar a plataforma que melhor atenda o internauta (blogger ou wordpress),
• Escolher um bom nome e registrar-se,
• Visitar outros blogueiros, lincá-los e comentar
• Avisar aos amigos
• Postar sempre, pelo menos duas vezes por semana

Nenhum comentário: