sexta-feira, janeiro 22, 2010

Assembleias discutem cultura de Roraima


VANESSA BRANDÃO (publicado na Folha de Boa Vista)


Diversos profissionais de variadas áreas relacionadas à cultura estão mobilizando o maior número de pessoas para participar da Assembleia Setorial de Cultura, que será realizada neste sábado, a partir das 08h, na Videoteca do Palácio da Cultura.

Carla Gisele, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), explica que a reunião é um momento importante para a cultura de Roraima, já que vai reunir vários seguimentos desse setor para discutir o texto básico da Conferência Nacional de Cultura, além de eleger os delegados que irão representar Roraima nas pré-conferências de Cultura. “É importante que Roraima participe com o maior número possível de delegados para garantir a nossa representatividade”, diz.

Vinícius Tocantins, facilitador do Ministério da Cultura (Minc) para a Assembleia Setorial de Música de Roraima, acredita que a assembleia é o momento para que todos entendam como está acontecendo o processo de discussão da cultura no Brasil. “Vamos eleger nessa assembleia setorial três delegados e três suplentes de cada seguimento cultural, e esses irão participar de suas respectivas pré-conferências setoriais. A de música, por exemplo, acontece no dia 28 de fevereiro”, diz.

Os segmentos culturais são: artesanato, arte digital, artes visuais, arquitetura/urbanismo, audiovisual, circo, culturas afro-brasileiras, culturas indígenas, culturas populares, dança, design, literatura, livro e leitura, museus, música, patrimônio imaterial, patrimônio material e teatro. O três delegados de cada segmento fazem parte e serão eleitos pela sociedade civil. Além deles, o poder público também vai indicar um delegado de cada segmento.

“Essa discussão é interessante porque vai moldar as políticas públicas de Roraima e do Brasil. É uma oportunidade única onde a sociedade civil e o poder público estão atuando juntos. É um divisor de águas para a cultura de Roraima”, diz Zanny Adairalba, gestora cultural da Fetec e participante do coletivo Arteliteratura Caimbé.

As pré-conferências devem acontecer ao longo do mês de fevereiro, provavelmente em Brasília. Os delegados viajam com despesas pagas pelo Minc. Em Roraima, as instituições organizadoras da Assembleia Setorial de Cultura são a (FETEC), o Núcleo de Cultura do Estado de Roraima, o Fórum Permanente de Cultura de Roraima, Coletivo Arteliteratura Caimbé, Coletivo Canoa Cultura, IPHAN, Ministério da Cultura. O Comitê Organizador das Assembleias Setoriais de Cultura é formado por Hudson Romério, Edgar Borges, Zanny ADairalba, Vinícius Tocantins  e Carla Gisele.

Nenhum comentário: