quarta-feira, abril 20, 2011

E agora vamos montar as bibliotecas comunitárias

A Caminhada Arteliteratura vai chegando ao seu fim em Roraima.

Dia 28 de abril o Coletivo Arteliteratura Caimbé  vai a Campo Alegre e Vista Alegre levar escritores para conversar com os moradores destas comunidades indígenas que ficam depois do Rio Uraricoera. Já confirmaram a viagem o poeta Eroquês Gaudério, o cordelista Otaniel Souza e a contadora de histórias Alexia Linke. 
Poeta Eroquês Guadério
Na verdade, todos já "estão lá" nas comunidades desde o mês de fevereiro, quando entregamos um kit contendo 29 livros e um CD de vários escritores e músicos de Roraima.

Escritora e contadora de histórias Alexia Linke
Agora, o trio vai trocar ideais com o povo da Terra Indígena São Marcos e saber o que acharam de seus escritos. Além deles, vão conosco o conselheiro estadual de Cultura Bebeco Souto Maior, o presidente do Fotoclube Roraima, Marcelo Seixas, e a jornalista Evilene Paixão.

A visita do dia 28 não será somente para levar os escritores. Vamos também entregar os livros arrecadados na campanha para montar bibliotecas comunitárias em quatro comunidades indígenas de Roraima e uma em Boa Vista. Graças à colaboração da turma da cidade e da Fundação Biblioteca Nacional, via Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, conseguimos juntar mais de 1.100 exemplares de prosa e poesia.

A campanha não fazia parte do projeto. Nasceu a partir das visitas preliminares, quando vimos a possibilidade de fazer mais pelas comunidades, deixando mais sementes literárias além dos livros dos autores regionais. Felizmente conseguimos boa resposta da população não índia e das lideranças das comunidades, que já se mobilizaram para criar e adequar bons espaços para abrigar o material que será entregue.  

A nossa jornada continua depois de Campo Alegre e Vista Alegre. No dia 13 de maio estaremos nas comunidades Boca da Mata e Sorocaima II, no município de Pacaraima, para repetir o mesmo processo (levar escritores, doar livros, fundar bibliotecas comunitárias) e um pouco mais: na primeira visita que fizemos a Sorocaima II, alguns moradores de Sorocaima I pediram ajuda para também montar uma biblioteca em sua comunidade. Felizmente conseguimos atendê-los. 
Com isso, em vez de quatro bibliotecas comunitárias, serão cinco os espaços de leitura criados pelo Projeto Caminhada Arteliteratura.

Para fechar a postagem, alguns números da Caminhada:

1.110 livros, 78 revistas e 28 gibis arrecadados serão distribuídos.

246 livros técnicos e didáticos coletados na campanha foram repassados para a bibliteca do Museo Integrado de Roraima.

22 rodas de leitura serão realizadas até o final de projeto, previsto para junho no município de Palmares, Pernambuco. 

4 comunidades indígenas foram visitadas: Campo Alegre, Vista Alegre, Boca da Mata e Sorocaima II.

6 bibliotecas comunitárias serão montadas em Campo Alegre, Vista Alegre, Boca da Mata, Sorocaima II, Sorocaima I e Boa Vista.

220 livros de autores roraimenses serão distribuídos nos kits literários entregues nas comunidades indígenas e em Palmares.


Tudo isso graças ao apoio da Funarte e do Ministério da Cultura, que selecionaram o projeto na Bolsa de Circulação Literária.

Nenhum comentário: