quarta-feira, junho 19, 2013

Reunião dos integrantes das cadeias Criativa, Mediadora e Produtiva do Setor do Livro, Leitura e Literatura em Roraima

PAUTA:

1. Preparação para a II Conferência Municipal de Cultura - setor livro, leitura e literatura.

2. Organização de pautas a serem encaminhados aos órgãos públicos para elaboração de políticas culturais para o setor.

Local: Centro Multicultural da Orla, rua Floriano Peixoto, Centro.
Data: 29 de junho (sábado).
Horário: 10h às 12h.

Documentos para embasar a discussão:

1. Portaria convocando a II Conferência Municipal de Cultura

2. PNLL

3. Plano Nacional de Cultura, especificamente as metas  06, 07, 08, 09, 11, 14, 18, 20, 22, 24, 25, 26, 29, 31, 32, 34, 35, 38, 39, 41, 46, 47 e 48.

MOTIVAÇÕES:

Amigos da literatura, livro e leitura.

Escrevo-lhes para abordar duas questões: a proximidade das conferências municipais, estadual e nacional de cultura e a necessidade de uma organização mínima para exigir do Governo e da Prefeitura a implantação de políticas públicas para o nosso setor.

Sobre as conferências:

A prefeitura de Boa Vista publicou hoje a convocação para a II Conferência Municipal de Cultura. Será realizada nos dias 12 e 13 de julho, das 8 às 12 horas e 14 às 18 horas, no Palácio da Cultura, Centro (Para ler a portaria, clique aqui.

Já a 3ª Conferência Nacional de Cultural será realizada pelo Ministério da Cultura entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília. (Para saber mais, acessem aqui).

Entre as duas conferências deverá acontecer a etapa estadual, ainda sem data definida. Na última conferência nacional, realizada em 2010, o povo da área literária foi o único a ter um documento já definido listando ações que devem ser realizadas para desenvolver o setor. Para os interessados em lê-lo, vai o endereço: www.pnll.gov.br

Também é bom ler as metas do Plano Nacional de Cultura. Aqui, o link para baixar o material em PDF ou ler online .

Sobre organização para exigir políticas públicas:

A Secult ainda não apresentou publicamente nenhuma diretriz para a nossa área. A Fetec, responsável pela área cultural no município de Boa Vista, também não. As duas estão ainda muito focadas em promover e apoiar eventos. Acredito que precisamos de mais para desenvolver as ações em nosso setor. Juntos somos capazes de montar um grupo de pautas que beneficiem a todos. Trabalhando sozinhos perpetuaremos a atual situação.

Nenhum comentário: