quarta-feira, agosto 14, 2013

Notinha sobre o papel do criador no mundo pós-moderno das ações colaborativas

Totalmente bipolar, sou da turma do “vamos fazer juntos, pois juntos é mais gostoso” e a favor da autoria reconhecida, principalmente em trabalhos coletivos. Apoio dar créditos para quem faz e ignorar quem só quer entrar com o nome e ganhar o elogio.

Gosto de parcerias em um jogo de igual para igual, sem locupletações. Sou a favor do remix, do Creative Commons, de compartilhar livremente mas também sou a favor do criador (pelo menos tentar) viver de sua criação, pois ele é o começo de toda manifestação e não pode ser desprezado por tentar valorizar-se, mesmo que seja que isso pareça arcaico, industrial e nada pós-moderno. O criador não morreu. Pelo contrário, é a mola que move o sistema, seja o estabelecido ou o a ser construído.

Também curto toda iniciativa de mídia livre, principalmente as voltadas ao setor cultural, pois é abrindo espaços que mais gente pode ser feliz vivendo de seu trabalho na tal economia criativa.

Para fechar, reforço que sou bipolar e detesto essa onda de “ou você está 100% conosco ou você está contra nós”. Afinal, o mundo não é todo preto ou todo branco. Tem muito área cinza para caminhar.

3 comentários:

Elimacuxi disse...

Queridão,
Concordei muito. Bem bacana teu texto, sucinto, direto. E nada bipolar. Um beijo.

Elimacuxi disse...

Ah, quem dera os 'jornalistas' que andam escrevendo enfadonhas páginas e páginas de depoimentos sobre suas experiências no FDE, tivessem tal capacidade de síntese...

Edgar Borges disse...

Beijos, Eli!