domingo, setembro 18, 2011

Pé n’água: literando pelo rio Macacoari no Amapá

Participei entre os dias 25 de agosto a 3 de setembro da Pororoca Cultural, evento literário realizado em três comunidades ribeirinhas do Amapá pelo arte-educador Jonas Banhos, do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania.

 Macapá - Carmo do Macacoari - São Tomé - Foz do Macacoari - Macapá: esse foi o trecho

Representando o Coletivo Arteliteratura Caimbé, me taquei para o estado cuja capital é cortada pela imaginária Linha do Equador. A viagem foi mais uma etapa do projeto Caminhada Arteliteratura, que congrega todas as atividades fora de Boa Vista feitas pela equipe do Coletivo Caimbé, e integrou-se o projeto Mochileiro Tuxaua, escrito por Jonas e aprovado com o prêmio Tuxaua Cultura Viva, do Ministério da Cultura. 


Foram 12h30 para chegar em Macapá. E se você olhar no mapa, Roraima e Amapá estão praticamente colados, separados no Brasil por um pedaço do Amazonas. O lance são as conexões. Fui de Gol, saindo de Boa Vista 2h30 da madrugada, dormindo duas ou três horas no aeroporto de Manaus (AM), fazendo uma escala em Santarém e descendo em Belém (PA), onde fiquei outras horas e encontrei, vindos de algum lugar do País, Jonas Banhos e Rita de Cácia, também do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania.

Foz do Macacoari - Edgar 386

De lá para Macapá o tempo de viagem não dá uma hora. Chegamos às 15h. E essa é a rota mais curta e rápida. A primeira impressão foi ter chegado novamente em Tabatinga, na fronteira com a Colômbia, cidadezinha onde estive em 2004, de passagem para o Peru, ou ter voltado no tempo, desembarcando no aeroporto de Boa Vista há uns seis anos, quando ainda não havia sido reformado e as autoridades não tinham feito uma grande festa por conta de uma escada rolante. 


O aeroporto internacional de Macapá é acanhado em sua área de desembarque. Os passageiros ainda são obrigados a descer do avião e enfrentar o céu aberto para chegar numa escura sala e poder pegar suas bagagens. O bom é que ainda tem uma sacada para ver quem vai ou chega e dar tchauzinho (Bem Boa Vista em anos passados). 






Um quadro imenso, que Jonas me contou ser de um dos grandes pintores do Amapá, decora a sala e serve como local de encostar coisas. Ao lado do acanhado aeroporto, uma grande obra de modernização parece estar parada. Dentro dele, a muvuca é grande para poder pegar as bagagens. E eu só pensava no Sarney e seus diversos mandatos como senador do Amapá.


A cidade é quente. Mais quente que Boa Vista até. É a selva amazônica que traz a sua umidade e deixa tudo com jeito de Manaus, outro lugarzinho que me dá medo ir por conta do calor. E tem o fator primordial: estando em Macapá, se está no meio do mundo, com direito a pular de um hemisfério a outro em apenas um passo. Ou seja, é sol que não acaba nunca. Em compensação, a brisa que vem do Amazonas é um espetáculo da natureza, literalmente falando.


Macapá tem uma imensa orla frequentada a toda hora por pessoas que buscam relaxar à sombra da Fortaleza de São José de Macapá, beber uma gengibirra, jogar uma partida de futlama ou fazer suas caminhadas (Neste caso, uma observação: o espaço da calçada da orla mal dá para quadro pessoas apertadas umas com as outras. Acho que quiseram economizar no cimento da largura para ter mais comprimento.). Um final de tarde na Orla, olhando a maresia e sentindo o vento gostoso que bate, e você esquece que o meio-dia (e as 10h, 11h, 13h, 14h, 15h,16h e 17h) é escaldante. Do jeitinho de Roraima.






A maquete da forteleza

Não é o mar, é o rio-mar Amazonas

 Olha eu no meio do mundo, cada perna em um hemisfério.



Macapá não possui muitos prédios. Parece Boa Vista. Percebi que há muitas casas com muros baixos, alguns até assustadoramente baixos demais para os padrões de Boa Vista, onde qualquer casa furreca tem muro de dois metros e meio e uma cerca elétrica ligada diretamente na usina de energia. Vi muitas residências feitas de madeira, com uma arquitetura que me lembrou as casas de filmes ambientados no interior dos Estados Unidos.


O material, me disseram, era mais barato que tijolo e cimento. Deduzi que os formatos poderiam ser herança do tempo em que havia muitos gringos morando lá enquanto trabalhavam na extração de minério e ficavam na base militar que os EUA instalaram durante a Segunda Guerra.


Gostei muito de ver que ainda se encontram muitas árvores em ruas comerciais. Mangueiras e outras espécies servem como abrigo para pedestres e clientes, dando um toque bacana à cidade. Diferentemente de Boa Vista, onde a primeira medida do dono ou do arquiteto é mandar derrubar o que estiver na frente para não atrapalhar a visibilidade da placa do empreendimento. Depois disso, mandam instalar vidros fumês e potentes centrais de ar condicionado para amainar o calor. Quando imbuídos de espírito ambiental, plantam umas palmeiras para dar um “toque amazônico” aos comércios.


E falando em comércio, mercadinhos, mercearias e quitandas são chamados em Macapá de Mini Box. É mini box para tudo quanto é lado. Daí entendi de onde a banda Mini Box Lunar tirou o seu nome. É como se fosse Mercadinho Lunar. Na primeira noite em Macapá, 23 de agosto, tive a sorte de pegar um evento legal, o Navegando na vanguarda, em frente ao Teatro das Bacabeiras, com diversas atrações musicais, entre elas a Lunar.


Foi lá que bebi minha primeira dose de gengibirra e, mais uma vez, refleti sobre a loucura que é o deslocamento rápido (mesmo durando tanto entre dois estados tão próximos). Afinal, uma noite antes estava em Boa Vista e menos de 24 horas depois estava curtindo o som de gente totalmente desconhecida e que não desconfiava que houvesse um índio na terra deles.





Olha a galega lindinha psicodélica vocalista da Mini Box Lunar

Antes de pegar a van que nos levaria até a comunidade Carmo do Macacoari, visitei a sede de NossaCasa de Cultura e Cidadania, conheci in loco o projeto da biblioteca aberta 24h (é um pegue-e-devolva muito legal que funciona no Centrão da cidade), estive na escola Conexão Aquarela para o começo de uma parceria entre a instituição e a NossaCasa e participei de duas entrevistas de para falar da viagem.














A primeira foi com Humberto Moreira, radialista da Difusora do Amapá que já esteve diversas vezes em Roraima, inclusive na inauguração do Estádio Canarinho, hoje Flamarion Vasconcelos, e conhece várias figuras relevantes da cultura local. Ele chegou a cantar um trecho da música “Roraimeira”. Olha aqui o trecho final do papo com ele:





A outra entrevista foi no programa do Olímpio Guarany. Essa a gente gravou enquanto passava na TV. Assista e veja a mancada que dou no meio dela:







Bem, dadas as entrevistas, comido o peixe frito com açaí no mercado municipal, o camarão na orla e carregada a van com muitos livros e gibis, embicamos rumo à comunidade Carmo do Macacoari, a algumas horas por terra de Macapá. Estava com tanto sono que não vi quando deixamos a área urbana. Fui acordar já no trecho de piçarra e buracos antes da comunidade. A vegetação é parecida com o lavrado/cerrado de Roraima, tendo inclusive buritizais, gramíneas e plantações de milho e arroz em vários pontos.


Carmo do Macacoari tem energia elétrica 24 horas, padaria, duas quitandas (ou mini box, conforme o costume local), uma escola, igreja de São Sebastião (que serve como praça com seus três bancos e meio), cemitério, a rua principal asfaltada e dois campos de futebol que vivem cheios de meninas e meninos. As noites são modorrentas e a iluminação pública péssima.


Não há o que fazer além de jogar bola, tomar banho no rio ou esperar a adolescência chegar para começar a namorar e, se for de gosto, beber e fumar. A cara de Guasipati, cidadezinha da Venezuela onde cresci. A diferença é que lá tem mais ruas.


Quando chegamos, a criançada ficou doida, perguntando pelos livros, pelo cinema, pelas brincadeiras e pelo banho no rio. Jonas e Rita fazem a festa no local.


Ficamos três dias trabalhando e divertindo-nos muito com a turminha. Os meus companheiros montaram barracas e estenderam lonas com livros, gibis e material de desenho, colocaram megafones a disposição dos leitores mirins, fizeram sessões de cinema com um projetor montado na frente da sede do Movimento NossaCasa, oficinas de fotografia e artereciclagem e outro bocado de ações bacanas.


Eu, que fui para o Amapá a trabalho, também trabalhei. Expus meus textos da Mostra Fotográfica Curt@s Histórias e Poesias e fiz quatro oficinas de criação literária, sendo duas com turmas da escola local e outras com o público da NossaCasa.

NossaCasa 172



Da primeira para a última, mudei tudo para adaptar-me à realidade do pessoal, afetada pela timidez, falta de investimento na capacitação docente e de material adequado ao seu desenvolvimento educacional. Apesar do que possa parecer, achei muito bom o resultado. No final, já estavam produzindo seus versos e ilustrando poemas meus, de outros autores e criados por eles mesmos.












O processo foi bacana. Foi de demolição, construção e reconstrução de conceitos e métodos em busca do melhor resultado, da melhor forma de semear gosto pela literatura, o grande desafio que decidi encarar quando me juntei aos meus colegas do Coletivo Arteliteratura Caimbé. Bom, nem tudo foi trampo. Teve também banho no rio, devoração de camarão comprado a seis reais o quilo, dormida em barracas depois de uns 9 ou 10 anos (a última vez foi quando subi o Monte Roraima, lá na distante juventude) e uns bons bate-papos com o seu Zé Picanço, tio do Jonas, quilombola, agricultor, capitão de barco e dono da casa onde montamos base.






 Rá! Esse feioso, tampando o nariz, sou eu, todo aventureiro, pulando no Macacoari



 Cineminha na NossaCasa










Segurança antes de tudo. Tenho filho para criar.

Deixamos Carmo do Macacoaria sob protesto das crianças, que queriam mais sessões de leitura, desenho e cinema. Embarcamos na segunda (29 de agosto) no barco “pó-pó-pó” de seu Zé rumo à comunidade São Tomé, distante umas quatro ou cinco horas do Carmo, conforme a maré. O Macacoari foi alargando, ficando barrento, a selva crescendo, mostrando seus açaizais imensos, suas margens cercadas pelos fazendeiros, que botam arame até nas entradas dos pequenos igarapés.


O tempo aqui tem outra noção. Ele vai e vem conforme as águas sobem e descem, baixam e crescem, conforme o açaí está ou não maduro ainda. Passamos por dezenas de palafitas, por um quilombo, por tracajás e araras, por ribeirinhos descendo o rio em suas voadeiras e “montarias”, nome dado às canoas cavadas no tronco de árvores ou feitas com três tábuas.

Enquanto subíamos, seu Zé ia contando histórias da região e tirando sarro, junto com a Rita, da minha falta de conhecimentos básicos sobre natação. Para seu Zé e todas as crianças do Carmo, que nascem praticamente anfíbios, uma pessoa que não sabe nadar é, no mínimo, estranha. Como explicar o injustificável?


Chegamos em São Tomé com a maré cheia, baixamos o material no porto da comunidade e almoçamos na casa da senhora Borges, minha parente distante, mãe de 14 filhos e participante da oficina de arte. Depois disso, oficina de literatura e ilustração, arte, roda de leitura, fotografias de novos anfíbios, banho no Macacoari e sessão de cinema na escola da comunidade. Em São Tomé, assim como na Foz do Macacoari, só se anda acima do nível do chão, da vazante. As ruas, avenidas e calçadas são passarelas de madeira mais largas, menos largas, conforme a situação. Energia elétrica? Duas ou três horas por noite, conforme o combustível do motor. Se estragar ou não forem pegar, ficam no escuro vários dias.

 Árvores sobre árvores



 Pensando em largar tudo e ir morar na selva...



 Guincho de montaria



 São Tomé













 Passarelas, passarelas, passarelas












 Capitão Zé Picanço e o aprendiz de marinheiro
Arte em tampas de garrafa PET






 Eu, corajoso



Adorei essa iconografia: é uma voadeira



Eu, urbano 100%, demorei a me acostumar com a situação. Depois me ambientei tanto que ao chegar em Macapá já estava caminhando como os ribeirinhos. Outro teste do meu processo de adaptação à selva amapaense foi passar as malas de uma embarcação para outra em São Tomé.


Seu Zé Picanço me pegou para marinheiro, deu as instruções e mandou tomar cuidado para não cair na água. Eu, valente e sem colete salva-vidas, encarei a responsa e quase tirei nota 10 na prova. Faltou só subir no telhado do barco para empurrar as malas, mas antes disso um morador, com pena de mim, desceu do porto para nos ajudar. Quer dizer, pensando bem, eu tirei nota 10 em tudo o que seu Zé mandou fazer. Tanto é que no último dia navegando com ele já estava quase com a patente de capitão. Como falei antes, só faltava aprender a nadar.


À esquerda, comunidade Foz do Macacoari. Abaixo do barco, o rio de mesmo nome. O horizonte aí é o Amazonas, imenso e forte


Saímos na terça-feira, 30 de agosto, em direção à Foz do Macacoari, comunidade literalmente na esquina com o colosso rio Amazonas. Foram duas ou três horas subindo. Aqui aconteceu o momento mais chato da viagem: descobri que meu caderno de anotações havia ficado no Carmo.


Nele tem de tudo: ilustrações, poemas, microcontos, notas de reuniões, telefones, lista de coisas para fazer que nunca faço mas é bom lembrar que devo fazer... Ficando o livro no Carmo e tendo chegado à Foz, não tinha como pegar um táxi e buscar o caderno. O jeito foi esquecer e tocar o barco, voadeira, montaria pra frente.



Nessas alturas, eu já estava sabendo que horas a maré subia e baixava, como manter o equilíbrio de um barco pequeno e outros detalhes da vida marinheira. Só faltou saber nadar. Ficamos na casa de seu Martinho e dona Creuza, extrativistas, pais de várias moças e rapazes que conseguiram concluir o ensino superior com muito esforço e quilos de açaí vendidos no porto de Macapá.



 








 Clique para ler os nomes das duas voadeiras


Seu Martinho é a figura que dá a seguinte entrevista, falando sobre a importância dos projetos de incentivo à leitura para manter os agricultores no campo:






Se você viu todo o vídeo, percebeu que o homem é ligado no mundo. Foi um dos fundadores do PT no Amapá, ajudou a organizar o movimento extrativista e lê muito. A obra atual é Assim falou Zaratustra, do Nietzsche, texto que eu ainda não tive coragem de encarar. De passarela em passarela, saímos por quatro dias da casa de seu Martinho para a biblioteca comunitária da Foz.



 Carangueira: não se meta com ela e ela não se mete com você

 Li essa obra quando era criança pequena na Venezuela. Foi presente de meus avôs maternos




 Clique para ampliar e ler







A Quele, nora de seu Martinho, é quem abre o espaço semanalmente para oferecer um recanto de leitura às crianças e adolescentes da Foz. Funcionando no prédio onde havia antes uma escola, a biblioteca tem um acervo de revistas, gibs e livros muito bacana. Recentemente compraram, com a verba de um edital do Ministério da Cultura, diversos exemplares da literatura amapaense. Entre eles veio um chamado Mazagão, a cidade que atravessou o Atlântico. Fantástica a história da população que saiu durante o reinado português da África para Lisboa, depois para Belém e no fim foi instalada no que viria a ser o estado do Amapá.


Olha aqui uma entrevista com a Quele e a Gabi, sua sobrinha, falando sobre as atividades na biblioteca:





Sentiu como a leitura muda as pessoas? Conhecendo esse povo me lembrei das visitas e bibliotecas que deixamos em cinco comunidades indígenas de Roraima durante o primeiro semestre deste ano.


A Caminhada Arteliteratura foi justamente isso: um semear de mudanças. Por isso sempre disse para os diretores e tuxauas que se tratava de esperar resultados a médio e longo prazo, sempre cobrando do Poder Público capacitações para saber como dinamizar os espaços literários. Ficamos quatro dias na Foz.


Fizemos atividades na biblioteca comunitária, na escola estadual Eugênio Machado e na casa de seu Martinho, conversamos muito com os professores e moradores sobre o trabalho, tomamos banho de rio todo dia, passamos calor na beira do Amazonas, pois a selva é quente do mesmo jeito.

 Os alunos chegam de barco. Em média, os mais distantes moram a duas, duas horas e meia de casa. A merenda da escola, com muita economia para que não falte nehum dia, é um copo de nescau com algumas bolachas de água e sal



Foz Macacoari Edgar 2011 191
A turma, ouvindo poesia de olhos fechados











 






Essa moça bonita se chama Rayane. Colocando um "H" teria o mesmo nome da filha de meu amigo Rhayder Abensour, da banda Iekuana


 Preparando o cinema na casa de seu Martinho


 Olha a professora de português





 Voltando para a casa de seu Martinho






Acima de tudo, nos divertimos muito fazendo o bem. Demos uma passada na comunidade Igarapé do Amazonas, antiga Igarapé dos Porcos, em frente à Foz, mas já no município de Macapá. Lá conversamos com o seu Zeca, irmão de seu Martinho. Ele nos mostrou de onde vem o palmito que muita gente adora em sua pizza. Confere no vídeo:




Como dito antes, esta foi uma viagem de aprendizado, muito aprendizado. Fiz coisas que nunca havia feito na vida, como entrar numa plantação de açaí, comer arraia, andar em passarelas de madeira, carregar sacolas de um barco para outro, tomar gengibirra, esquivar-me de aranhas caranguejeiras e conviver com ribeirinhos, entre outras que agora esqueço. Só faltou ir ao evento poético promovido pela Alcinéa Cavalcante, o “Poesia na boca da noite”. Até fiz contato via Twitter, mas não deu. Fica pra próxima. 


A Pororoca Cultural terminou no sábado, 3 de setembro, quando deixamos a Foz de madrugada, rumo a Macapá, na minha segunda viagem pela Amazonas. A primeira foi indo para Iquitos, há muito tempo. Vi o sol nascer um pouco antes de chegar na capital amapense, desembarcar tudo e preparar-me para viajar na próxima madrugada de volta a Boa Vista, no trecho Macapá-Belém-Brasília-Manaus-Boa Vista. E esse era o mais rápido...


Nascendo
 Nascido


Macapá, vista do Amazonas


Antes de fechar um exemplo de como o mundo é pequeno. Na última noite, enquanto comprava algo para comer no supermercado próximo ao hotel, encontrei uma professora de português que havia conhecido na Foz. Se ficasse mais uns dias estava como em Boa Vista, totalmente enturmado. 


Neste link você pode conferir umas 500 fotos da viagem, feitas por mim e por Jonas Banhos durante a Pororoca Cultural 2011.


Neste aqui você pode ler um artigo que publiquei no site Overmundo falando sobre a Caminhada Arteliteratura, a Pororoca Cultural e políticas públicas para a área da literatura.


Se isto fosse um programa de TV, te chamava para a próxima viagem literária. Mas não é. Tudo na vida de pessoas como a turma do Coletivo Caimbé e de NossaCasa de Cultura depende de verba e apoio. Por isso, fica o convite: vamos conversar sobre uma visita à tua região? Apoiando bem, garanto que as atividades te farão bem.


domingo, setembro 11, 2011

Presente

Agradece todos os dias a Deus pela mulher que tem. Não é a que queria, mas a égua dada não se olha os dentes.

Desorientado


 - O céu é aqui?
- Não. É justamente o contrário.
-Putz, errei o caminho de novo.

Trago

Uma taça de vinho com veneno basta para acabar esta minha vida podre, pensa. Assim, consciente, oferece uma cheia ao marido.

Amores


-Você me ama?
- Sim.
- Sério?
- Claro.
- Muito?
- Pagando adiantado, sim.

De olho



Deixou de segui-la no Twitter. Na vida real, continua à espreita.

Revelações



 - Mamãe, quem é meu pai?
- Deus, acho.
- E José?
- Só um trouxa que te sustenta, mas nunca o chame disso, viu, Jesus?

Encontro


A morte chegou na hora marcada. Maria se atrasou, pois estava no salão tratando o visual.

Atitudes


Gastou numa manhã um ano de salário. “Exagerei”, pensou, e decidiu mudar sua conduta, identidade e cidade novamente.

Social


- Meu filho, tens inimigos a quem pedir perdão?

- Tenho não, padre. Matei todos há tempos. Só faltava encontrar o senhor.

Acordos



Na saída do motel: 

- Então, como ficamos?

- Não ficamos, baby. Este é nosso segredo. Não conta pra tua esposa nem eu pra minha.

terça-feira, setembro 06, 2011

Minhas poesias e micronarrativas no Chile


Abra e leia a revista chilena El 6A. Tem micronarrativas e poemas meus, os únicos e primeiros em português a serem publicados pela turma, nas páginas 42, 43 e 52. As fotos são da série Curt@as Histórias e poesias.





Para ler outro poema meu publicado na revista, clique aqui.

quarta-feira, agosto 17, 2011

Instruções




Venha cá, venha

Sem nenhum medo

Não se abstenha

Caia sobre mim

Me engula

Me lamba daqui ao fim

Venha cá, mansinha

Roce, se enrosque

Eu, teu. Tu, minha

Venha, sem barulhar

Sem ser afoita

Sem dominar

Apenas venha, venha

Que o dia  é longo

E a vontade ferrenha.

terça-feira, agosto 16, 2011

Boa Vista no Google Maps

Quem não conhece parte da história deste blog, que já completou sete anos e um dos mais antigos de Roraima em atividade, tem a chance (Ok, exagerei, parece algo fantástico me ler) de rever dois textos antigos meus lincados no Google Maps como parte da ação #RotaFEL.

Os dois falam de calor, Boa Vista e comportamento. Bem Crônicas da Fronteira, né?

A #RotaFEL é uma compilação de produções literárias com temática e gêneros textuais livres, mas um plano de fundo comum: a narrativa deve ter como cenário a cidade do autor. Depois de produzidos os textos são linkados no google maps, formando um percurso virtual, conectando os autores como se fosse uma viagem.

A compilação de textos da #RotaFEL é feita pelo Fora do Eixo Letras.  O link para a mapa literário é este AQUI.
Política e gestão cultural na II Semana de Artes Visuais da UFRR
 
O curso e o centro acadêmico de Artes Visuais da UFRR realizaram na semana passada, de 8 a 12 de agosto, a II Arte Calourosa e o Seminário Arte,Pensamento e Cidade. Participei, representando o Coletivo Arteliteratura Caimbé, das atividades no dia 11, integrando uma mesa redonda que discutiu Política e Gestão Cultural. Além de mim, estiveram na mesa Flávia Bezerra, técnica do Iphan, e Manoel Vilas Boas, vocalista da banda Mr. Jungle e integrante do Coletivo Canoa Cultural. 





Foi uma mesa bacana. Acredito que todos falamos bem. O mais importante é que estimulamos a turma a se organizar para realizar seus sonhos e a cobrar sempre ações concretas do poder público na implantação de políticas culturais. Afinal, como disse, o poder público, seja governo estadual ou prefeitura, adora ser esquecido na hora das reivindicações. Quando mais quieto deixarem, melhor para quem comanda, pior para quem labuta na área e precisa de iniciativas que facilitem a nossa vida.


No final, recebi uma boa notícia para quem gosta de escrever: no ano que vem a Universidade Federal de Roraima realizará um concurso de literatura ainda no primeiro semestre, focado em alunos e ex-alunos.

Ah! As fotos são de Pablo Filippe, do núcleo de comunicação do Canoa Cultural.

quinta-feira, agosto 11, 2011

Microcontos no Chile



Outra boa notícia pessoal nesta semana foi a publicação de um microconto no blog da revista chilena El 6A – Arte Independiente.

O texto chama-se “Ilusão” e será o primeiro em língua portuguesa da história da iniciativa literária que mistura poesia gráfica, resenhas e outras linhas.

Agora posso dizer que publiquei micronarrativas em dois países: Portugal e Chile. Ou seja, praticamente um escritor de dois continentes.

O conto “Ilusão” pode ser conferido clicando AQUI, Ô.

 A revista mesmo saí apenas em setembro. Parece que tem um fotopoema selecionado também.

Meus poemas no OrFEL #1



Olha aí duas pequenas poesias minhas na edição # 1 do OrFEL, fanzine da galera do Fora do Eixo Letras. Além de mim, outros 10 autores estão na publicação, que foi ilustrada por gente de vários lugares do País.

A versão para impressão pode ser baixada neste link do archive.org.

Coletivos e Festivais de todo o país podem disponibilizar o fanzine em seus blogs, sites, festivais e qualquer lugar onde houver alguém com tempo para ler.

Agora vai aí nas páginas da região Norte e confere a versão para leitura digital de OrFEL #01:



Rumo ao Amapá, fazer uma Pororoca Cultural no rio Macacoari

Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas. Com este objetivo, arte- educadores do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma verdadeira Pororoca Cultural no Rio Macacoari.

Para essa mochilada pelas comunidades São Tomé, Igarapé dos Porcos,Foz do Rio Macacoari e Carmo do Macacoari, todas no município de Itaubal (AP), a turma da NossaCasa convidou o Coletivo Arteliteratura Caimbé, de Roraima, que será representado por este que vos escreve singelamente.

Literatura que faz o mundo ficar pequeno

Minha função é simples: compartilhar um pouco da literatura roraimense com os ribeirinhos e dar continuidade ao projeto Caminhada Arteliteratura.

Já articulamos as atividades da Pororoca: muita poesia; incentivo à leitura dos gibis doados na campanha de arrecadação feita pela NossaCasa; contação de histórias pelos mestres das comunidades; artReciclagem; exibição de filmes educativos; brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho; exercício de comunicação livre, com a Rádia Megafônica NossaCasa; oficina de fotografia e rodas de conversa sobre editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura - MinC.

Este índio vai levar as poesias da mostra de fotos e poemas da série “Curt@s histórias e poesias” e fará oficinas de criação literária. Também selecionei textos gravados de diversos autores para fazer uma mostra poética com os ribeirinhos. A intenção é ampliar os horizontes literários da turma. Vamos ver no que vai dar.


Atividades da NossaCasa



A realização desta Pororoca Cultural é um das atividades do projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo arte-educador Jonas Banhos, gente boa premiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010. Esta foi a única iniciativa do Amapá selecionada pelo Ministério da Cultura, que contemplou 44 projetos de outros estados neste prêmio. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o blog Mochileiro Tuxaua.

Jonas esteve em Roraima a convite meu e do Coletivo Arteliteratura Caimbé em maio deste ano, quando estávamos realizando as atividades do projeto Caminhada Arteliteratura ainda com o financiamento da Funarte.

O nosso compromisso com a Funarte venceu, mas decidimos que toda atividade fora de Boa Vista terá a rubrica Caminhada Arteliteratura.

NossaCasa - O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas.

O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural,que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. 

Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores,Igrejas, comunidades ribeirinhas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. As atividades podem ser conferidas no blog da turma.

Agora, se o barco virar no meio do rio, já era. Sou o único índio de Roraima que não sabe nadar. Aliás, essa história de natação me lembra a consulta que tive com o médico neuro alguma coisa para ver o estado de minha coluna cervical. Ele disse que tudo ficaria bem apenas fazendo natação. Simples...

quarta-feira, julho 27, 2011

O teste




Pedi a Deus que afastasse o cálice
Ele não atendeu.
Pedi a Deus que parasse de testar minha fé
Ele riu.
Jogou o cálice aos meus pés.
Era ouro com prata, lembro bem.
 Brilhava.
Desviei o olhar e o cálice se mexeu.
O cálice do Senhor, meu Deus, estava vivo!
Eu já sabia, mas a surpresa foi o tipo de movimento
O cálice virou um corpo
E o corpo estendeu seus braços
E me abraçou nas pernas
E subiu e a boca do corpo me beijou.
O beijo tinha gosto de vinho tinto
Eu, que havia pedido a Deus para afastar o cálice
Eu, que confundi fé com fidelidade
Eu, que nunca recusei misturar vinho com amor
Eu não resisti e na rua das Oliveiras
Bebi o conteúdo do corpo do cálice e me embriaguei
Como nunca o havia feito.
Naquele momento, Deus, em sua infinita ironia,
Percebeu que a história dos homens sempre se repete.

Fotos de Tana Halú

terça-feira, julho 26, 2011

Instalação





A agonia é uma só! Ninguém veio
No dia que seria o mais estranho.
Ninguém deu atenção aos sinais
Aos pássaros estáticos no ar
Às pichações pedindo “Morte ou Poesia”
Reivindicando “Salvem os poetas albinos
Na quente América do Sul”.
Cinicamente, o que há por aqui é inocência.
Inocentemente, sobra nessa mesa muito cinismo.
A noite chegou; cuidado, pode ser a hora
Se os rivais vierem, salvam-se, talvez, as estrofes da canção.
Se as estrofes saltarem, tomara que
O pára-quedas não abra
E a mulher loira
- professora, disseram as palavras –
Fique só.
E venha
E leia
E ria
E ame como só as rainhas loucas o fazem
E que goze como ninguém nunca o fez.
A agonia é uma só, sozinha
Triste, sem campanha, uma exilada
Como página ímpar sem parceira
Rima presa na cadeia dos sentidos
Igualzinha à mulher loira que ri
E ama como (se fosse)
Da última vez.
Agora ensina
Agora comanda
Agora conta rituais de lua.
Que acontece? Que foi?
São novos tempos e velhos costumes.
Chove, é inverno, alguém derruba
Gelo na roupa e gargalha solitário com suas
Bebidas soltas na madrugada.
Esse alguém ri como se estivesse aqui.
Não é a mulher, lamentavelmente.
Apenas a curiosidade.
Nada? Nada!
Grilos, gritos, grifos e nada
Nem o desrespeito aparece
Nem a solidão dá as caras.
Só, casualmente, a mulher loira
- a professora, dizem –
Ensinando
Determinando
Enrijecendo
Matando o que só quer fugir.
A agonia agora está e se instalou aqui.

segunda-feira, julho 25, 2011

Batalhas


Eu sou de paz e o mundo é de confronto
Eu tenho calma e o tempo é meu encontro
Nas viradas de paz e guerras matutinas
A linha entre hoje e amanhã sempre afina

Fotos minhas, Edgar Borges.

domingo, julho 24, 2011

Crença



 


Ainda sou ingênuo

Ainda a maldade assusta

Ainda creio na honorabilidade

Ainda creio, tanto me custa,   

Na vida da tal verdade.


Desencantando, desencantado

Custo a ver o que estou vendo

Fujo desse circo armado

Do palhaço/monstro horrendo.

Ainda creio, mesmo pouco

Ainda me assusta a maldade

Do são que se finge louco

Para difundir sua falsidade.


Fotos minhas: Edgar Borges

sábado, julho 23, 2011

Carta da derrota



Hoje sou, com muito orgulho, um perdedor.
Amanhã, quem sabe o que serei.
Nem sei se serei.
Desconheço se há algo bom a acontecer
Ignoro a quem pertence o futuro
E se, de fato, o futuro existirá.
Só acredito que hoje sou (aceitando-me, faço-me um bem) um perdedor.
Também sei que hoje, nada sabendo, nada dizendo, perdoado serei.
Acumulo um tanto assim de conhecimento...
As pessoas gostam de quem se finge de coitado uma vez por dia.
Faz bem agradar a todos com falsa humildade.

A coragem de ser perdedor vale um canto sussurrado
Bem no canto esquerdo do peito,
Arrepiando o vento e parando o tempo.
Exibo a cabeça baixa de quem desconhece o horizonte
Minhas ideias estão mais para minhocas que desistem
De cavar pela sua sobrevivência.
Minhocas...o chão é o limite dos perdedores
E se a queda for baixa, a dor é reduzida.
Para evitar dores, melhor voar baixo,
Arrastar-se na lama.
Olhar o pôr-do-sol provoca ilusões.
Desistentes deixam de lado suas ilusões.
O desistente é um forte.
Ele sabe que há consequências ruins pelos seus atos
E, forte, continua insistindo no fracasso.
Se o fracasso é relativo,
A noite pode ser absoluta e a meia-noite reativa.
Perdedores adoram a noite. Ela é boa para esconder-se
Em copos sujos de bebida e mesas de solidão.
A noite antecede os novos dias e suas infinitas possibilidades
Suas novas manchetes de guerra e paz, suas colunas sociais
Suas páginas de desenvolvimento econômico e pessoal.
A noite é o refúgio dos humilhados pelo amor.
A madrugada é o pior momento dos desesperados
Dos que esperam ansiosos por uma nova chance do destino.
Sou um perdedor. Sei bem do que estou falando.

Fotos minhas: Edgar Borges