quarta-feira, outubro 28, 2009

Cinema roraimense, reggaeton e viagens do Coletivo

1.    O filme do Alex Pizano é muito legal. Tirando as ratadas técnicas que toda produção independente tem (ainda mais quando a grana da produção mal chegou aos mil reais), o primeiro longa de Roraima não faz feio pra ninguém.

2.    O que mais gostei de Remanescente das Sombras foi a visão que o Alex jogou de Boa Vista, principalmente nas cenas de rua. Quem assiste já tem noção do pequeno caos que já está se formando no trânsito da menor capital do Brasil.

3.    A atuação de Bruno Garmatz como o nazista Von Deck (ou algo assim) é muito boa. Todos se admiraram, pois o Brunão é muito na dele e nunca havia feito algo parecido aqui em Roraima. Eu não fui pego de surpresa pois já sabia que o galego havia sido modelo e ator em sua distante juventude, lá pelas bandas de Matogrosso e Paraná.

4.    O Coletivo Arteliteratura Caimbé promove nesta quarta-feira uma mostra de filmes animados no município de Alto Alegre, a 89 km de Boa Vista. A atividade faz parte do DIA 2009 (Dia Internacional de Animação), realizado simultaneamente às 19h30 em quase 500 cidades pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Por lá estão os companheiros Luiz Valério e Tana Halú.

5.    Na sexta vamos os três mais dona Zanny Adairalba para uma escola na Vila União, município do Cantá, fazer oficinas de massinha e de texto. E também viver perigosas aventuras em estradas não asfaltadas, claro.

6.    Você já ouviu reggaeton? A batida é muito boa mas as letras são uma porcaria. É quem nem a maioria dos hip hops e raps que enchem a tela da MTV americana e do TVZ. O que vale é a mexida. Pois bem, o presidente Hugo Chávez vai, conforme diz a mídia, cantar reggaeton com o grupo Calle 13 num grande show que vai rolar em Caracas, capital da Venezuela. Eu já vi o programa dominical do Chávez. Garanto que daquela garganta não sai uma bela voz.

7.    Aqui em Boa Vista é comum os carros passarem por você lentamente com o som no último tocando CD’s de reggaeton baixados na net ou comprados em Santa Elena, fronteira com o Brasil.

8.    Aliás, uma coisa interessante nesses cantores de reggaeton é que todos trocam o R pela L. Acho que é para reforçar a empatia com a população mais pobre da América espanhola. Essa parcela da sociedade, principalmente, faz essa troca nas conversas cotidianas.

9.    Por conta da notícia do Chávez e do Calle 13 fui atrás de saber qual é a dos caras. Sinceramente, continuo sendo mais os velhos e bons merengue, salsa e rock-pop.

10.   Tentei, mas ainda não aprendi a, depois de achar o link no youtube, colocar o vídeo aqui no blog. Se alguém souber, me ensina ou passa um link que ensine. Se não fosse isso, teria colocado uns clipes de Calle 13.



Nenhum comentário: