quinta-feira, outubro 01, 2009

Movimentações roqueiras


Outubro será um mês interessante para o rock autoral em Roraima. Não como data comemorativa, mas como aviso de bons shows, tanto na Capital como no Interior. Em Boa Vista, rola um movimento bacana nos dias 10 e 11, promovido pelo Coletivo Canoa Cultural. No Cantá, a uns 30 e poucos km, a turma das bandas Iekuana, A Coisa e Raul Cover e banda Metamorphosis promete agitar todas no dia 10 também. Mas sobre essa festa a gente escreve depois. O foco agora é o Canoa Cultural, representado aqui por Vinicius Tocantins, que fala sobre  o seu evento numa entrevista por e-mail.


-Te apresenta, Vinicius.
-Sou Vinicius Tocantins, músico há 10 anos (Comecei no mundo da música com 12 anos dentro da escola). Hoje sou membro da banda Somero (Voz e Guitarra). Dentro do coletivo sou responsável pelo Núcleo de Eventos.


Vinicius é esse branquinho aí em primeiro plano


-Esta é II edição do festival TomaRRock. Quais são as novidades?
- De novidade temos bandas do Norte que vão prestigiar o evento, oficinas diversificadas para a população, mostra áudiovisual, mesa de debates sobre a produção musical do norte e a nova figura do artista. Muita música e discussão sobre os interesses da cena de Roraima


- Quais bandas vão tocar?
- Serão dois dias de evento que envolverão ao todo 14 bandas. Deste número teremos bandas daqui de Roraima e também do norte do Brasil. De Boa Vista serão 8 bandas,  entre elas Mr. Jungle, Iekuana, Somero e Veludo Branco, entre outras.


- Onde será, quando será e quanto custará o ingresso para os shows?
- O Festival TomaRRock de Música e Artes Integradas acontecerá nos dias 10 e 11 de Outubro no SESC Centro. Os ingressos custarão 10 reais a inteira e 5 reais meia.


- Vai rolar oficina?
- Vai sim, vamos ter 5 oficinas que serão ofertadas de graça para o público em parcerias. Que é um dos nossos diferenciais, um festival não só com apresentação de palco, mas sim uma manifestação artística e capacitação para a comunidade. Abaixo, as oficinas:
- Expressão Corporal - Marcio Sergino
- Fotografia - Tana Halú
- Massinha - Tana Halú
- Cartoon - Marden
- Stencil Arte - Saulo e Floco


- Quem faz parte hoje do Coletivo Canoa Cultural?
- Hoje fazem parte pessoas que tem interesse na cultura e na gestão de projetos voltados à arte e projetos sociais.

- Aliás, antes de ser Canoa Cultural, era Tomarrock. Qual foi o motivo e objetivo de mudar de nome?
- A mudança de nome foi estratégica. Antes éramos vistos como pessoas que tinham bandas de rock e faziam alguns eventos. Com a mudança para Canoa Cultural passamos a ser gestores culturais e ampliamos nosso campo de trabalho para além dos eventos, como por ex: audiovisual, web-rádio, design, palestras, oficinas, fotografia e etc. A idéia para o planejamento de 2010 é que comecemos a trabalhar com artistas que não são obrigatoriamente do segmento rock.

- Além do festival, quais os outros eventos já consolidados no calendário do Canoa?
- Temos 5 grandes projetos anuais:
Grito Rock: O maior festival da América do Sul, que ano passado contemplou mais de 40 cidade da América do Sul e Roraima participou com a sua 2ª edição.
Canoa na estrada: Projeto que leva pro interior do estado de Roraima apresentações musicas, debate, loja de produtos e Oficinas.
Canoa vai à escola: Projeto focado para as escolas de Boa Vista que tem como objetivo mostrar a importância do ensino de música nas escolas com apresentações músicais e discussões sobre o cidadão de hoje.
Festival TomaRRock de Música e Artes integradas: Festival que une apresentações de bandas do norte do país com debates, oficinas e Mostra de Curtas.
Canoa na Praça: apresentações nas praças de Boa Vista com o intuito de levar entretenimento à comunidade local.

- Se alguém quiser mais informações sobre o festival, vai onde?
- As informações estão saindo do forno no nosso twitter.  É só ir lá e acessar twitter.com/canoacultural, ou no site do Canoa (Ainda em transição tomarrock/canoa): www.tomarrock.com.

Nenhum comentário: