quinta-feira, agosto 11, 2011

Rumo ao Amapá, fazer uma Pororoca Cultural no rio Macacoari

Promover entre os ribeirinhos do Amapá o prazer da leitura de forma lúdica e expor diversas manifestações artísticas. Com este objetivo, arte- educadores do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania estarão entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro realizando uma verdadeira Pororoca Cultural no Rio Macacoari.

Para essa mochilada pelas comunidades São Tomé, Igarapé dos Porcos,Foz do Rio Macacoari e Carmo do Macacoari, todas no município de Itaubal (AP), a turma da NossaCasa convidou o Coletivo Arteliteratura Caimbé, de Roraima, que será representado por este que vos escreve singelamente.

Literatura que faz o mundo ficar pequeno

Minha função é simples: compartilhar um pouco da literatura roraimense com os ribeirinhos e dar continuidade ao projeto Caminhada Arteliteratura.

Já articulamos as atividades da Pororoca: muita poesia; incentivo à leitura dos gibis doados na campanha de arrecadação feita pela NossaCasa; contação de histórias pelos mestres das comunidades; artReciclagem; exibição de filmes educativos; brincadeiras com o Palhaço Ribeirinho; exercício de comunicação livre, com a Rádia Megafônica NossaCasa; oficina de fotografia e rodas de conversa sobre editais do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura - MinC.

Este índio vai levar as poesias da mostra de fotos e poemas da série “Curt@s histórias e poesias” e fará oficinas de criação literária. Também selecionei textos gravados de diversos autores para fazer uma mostra poética com os ribeirinhos. A intenção é ampliar os horizontes literários da turma. Vamos ver no que vai dar.


Atividades da NossaCasa



A realização desta Pororoca Cultural é um das atividades do projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo arte-educador Jonas Banhos, gente boa premiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010. Esta foi a única iniciativa do Amapá selecionada pelo Ministério da Cultura, que contemplou 44 projetos de outros estados neste prêmio. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o blog Mochileiro Tuxaua.

Jonas esteve em Roraima a convite meu e do Coletivo Arteliteratura Caimbé em maio deste ano, quando estávamos realizando as atividades do projeto Caminhada Arteliteratura ainda com o financiamento da Funarte.

O nosso compromisso com a Funarte venceu, mas decidimos que toda atividade fora de Boa Vista terá a rubrica Caminhada Arteliteratura.

NossaCasa - O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas.

O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural,que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. 

Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores,Igrejas, comunidades ribeirinhas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. As atividades podem ser conferidas no blog da turma.

Agora, se o barco virar no meio do rio, já era. Sou o único índio de Roraima que não sabe nadar. Aliás, essa história de natação me lembra a consulta que tive com o médico neuro alguma coisa para ver o estado de minha coluna cervical. Ele disse que tudo ficaria bem apenas fazendo natação. Simples...

Nenhum comentário: