quinta-feira, março 30, 2017

Por enquanto, nada de cobrança na pós-graduação das IFES. Por enquanto...



Na noite desta quarta-feira (29/03), a Câmara dos Deputados votou, em segundo turno, pela aprovação ou não da PEC Nº 395/2014, de autoria do deputado Alex Canziani (PTB/PR). 
 
Na proposta original do parlamentar paranaense, a ideia era alterar o inciso IV do artigo 206 da Constituição Federal, retirando “gratuidade do ensino público nos estabelecimentos oficiais de educação básica e, na educação superior, para os cursos regulares de graduação, mestrado e doutorado.” 
 
Entre idas e vindas, as relatorias deixaram a PEC somente autorizando a cobrança de mensalidades para os cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu ofertados nas instituições federais de ensino público.
 
Por apenas quatro votinhos a ideia não passou e agora será arquivada. 
 
Fui conferir como votou a atuante bancada federal de Roraima. Se dependesse de boa parte deles, logo estaria todo mundo tendo que separar mais uma graninha para bancar as mensalidades de suas pós nas instituições federais de ensino. 
 
Vê como votou teu parlamentar: 
 
Abel Mesquita Jr. (DEM):Não
Carlos Andrade (PHS):Não
Hiran Gonçalves (PP):Sim
Edio Lopes (PR):Sim
Remídio Monai (PR):Sim
Maria Helena (PSB):Sim
Shéridan (PSDB):Sim




Se te interessar a veracidade do processo, checa na página da Câmara dos Deputados:http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao…

Nenhum comentário: