terça-feira, abril 01, 2008

Atores mostram diversidade teatral de Roraima


A I Mostra de Esquetes da Federação de Teatro de Roraima foi um espetáculo da diversidade artística do Estado. Grupos e atores de Boa Vista, Mucajaí e São João da Baliza encantaram, assustaram, fizeram rir e prenderam a atenção de cerca de duzentas pessoas que estiveram no Galpão Multicultural do Sesc Centro no último final de semana.

Os grupos encenaram textos de criação própria e de autores com William Shakespeare e Thiago de Mello. De São João da Baliza veio o Grupo Reverbel, que apresentou três esquetes de autoria própria. O monólogo do Juquinha, um dos textos do Reverbel, abordou a dupla personalidade de um garotinho no estilo que os cinéfilos chamam de terrir (terror e risos). A encenação, que teve direito a “abertura” de buraco na orelha com uma furadeira e sangue falso no palco, espantou adultos e crianças.

Na outra ponta da interação infantil, a turma do grupo Criart Teatral teve que improvisar para encaixar no texto da esquete de domingo as intervenções da gurizada. Em um debate entre dois palhaços, um deles perguntou o que era mais forte que a água. Da platéia, cheia de certeza, uma menininha respondeu, cheia de certeza: o gelo, que congela a água. Risos na platéia e texto pra frente, que há atores à espera na coxia.

A mostra teve de tudo. Teatro mudo, com o Lo Combia Teatro de Andanzas; monólogos de Shakespeare e Giuseppe Ghiaroni encenados pelo Téo Artes, de Mucajaí; dramas existenciais com o ator Taylor; comédia escrachada no texto As Beatas, do grupo Malandro é o Gato; e alegorias sociais na discussão criada entre uma cozinheira e uma tartaruga pelo A Bruxa Tá Solta.

Também houve interpretação de poesias de Eliakin Rufino e Thiago de Mello, na atuação musical das crianças e jovens do Criart Teatral; bate-papo surreal no parapeito entre uma suicida e a sua vizinha, na interpretação das atrizes da Cia. do Lavrado; e até uma hipotética volta de Jesus Cristo para um sermão em Boa Vista, representada pela turma da Cia. Arteatro.

Para a realização da Mostra, a Federação de Teatro de Roraima, formada atualmente por seis grupos de Boa Vista, contou com o apoio do jornal Roraima Hoje, do Governo de Roraima, Sesc, Sesi e Amazônia Regional. Este foi o primeiro grande evento da Fetearr, que também realiza bimestralmente o Banquete Teatral, atividade que leva encenações teatrais gratuitas às praças de Boa Vista.

Quer ver as fotos? Procura no Orkut, nas páginas da Federação de Teatro e do presidente, Marcelo Perez.

Nenhum comentário: