segunda-feira, setembro 16, 2019

Diário de um mestrando - 18° mês

06.08.19 Terça

Tá frio, bem frio, muito frio. Tá tão frio que estou de camiseta de manga comprida, meu filho está de calça comprida e minha esposa além de tudo isso colocou meia nos pés. O termômetro diz que agora estamos a apenas 24 graus, mas acho que é bem menos. Paredes molhadas, vento... O inverno está lindo. Se não fossem as goteiras na casa, estaria bem mais feliz. 


Sobre a dissertação: estou avançando lentamente. Hoje não consegui, semana passada também não. Apareceram coisas urgentes durante os dias e de noite já estava muito cansado para pensar academicamente. Pelo menos fechei a leitura que queria do Canclini. 





22.08.19 Quinta


Teve reunião administrativa com os novos alunos do Programa de Pós-graduação em Letras, o PPGL. Como representante da turma 2018, fui chamado para o encontro. Lá, me deram a palavra e falei umas dicas para a galerinha. Foi assim, de acordo com as anotações que fiz no celular: 


Edgar Borges
Pesquiso identidade e música, analisando o rap de Roraima.

Dicas, sem ordem de prioridade:

1. Colem nos orientadores. Não deixem ficar mais de um mês sem se encontrarem. Isso te mantém focado e produtivo.

3. Produtivo: A obrigação de vocês é produzir e publicar pelo menos um artigo no mestrado. Mais do que isso é bom para quem pensa no doutorado e no curso. Faça mais se possível.

5. Não atrasem sua defesa. 24 meses dá tranquilo. O pior é só o primeiro ano. O segundo, se trabalharam bem no primeiro, é moleza.

6. Trabalho: façam um grupo de e-mails e/ou de whastapp/ telegram para vocês. Sejam todos administradores e compartilhem notícias sobre o curso, professores, eventos, tirem suas dúvidas, fortaleçam-se.

7. Colem em todos Os eventos, ajudem a produzir eventos, publiquem, defendam o mestrado de vocês dos ataques do governo Bolsonaro.

Professores na reunião

E foi isso. Bem direto e pragmático.

29.08.19 e dias anteriores

As anotações do mês estão muito bagunçadas. Vou tentar articular o que rolou ou está rolando em agosto


Reunião com orientadora: teve. Tenho que fazer uns ajustes e passar o material para o sujeito de pesquisa, de acordo com o definido na metodologia do trabalho.


Ah, finalmente fizemos a nossa primeira foto de aluno e professora, mas fizemos já pensando na palhaçada. Chegando em casa fiz essa artezinha num app do celular para descontrair:










Busca de referenciais para corrigir o artigo selecionado para o ebook: em andamento, lento, mas andando.


Semana enrolada, muito enrolada.


Chegada intensa do calor. Dias de clima ameno de montanha...montanha vulcânica.




Ando fazendo a leitura de uma tese para ver o que acrescento ao trabalho. É de uma das integrantes da banca e fala sobre rap no Rio Grande do Sul.


Teve neblina. Mesmo com o calor já instalado, amanheceu nublado mais uma vez.



####################


Obrigado pela leitura da 18a edição do Diário de um Mestrando.
Para ler as anteriores, basta clicar AQUI. Abraços.

Nenhum comentário: