segunda-feira, fevereiro 25, 2019

#ÉguerraTáOk

Sexta-feira, véspera de carnaval. Pressionado pelos seus seguidores nas redes sociais, cansado de ouvir os filhos reclamando dessa história de não mandar tiro nos comunistas, chateado depois do último vídeo de seu filósofo preferido e, sobretudo, após ter sido repreendido por Trump nos bastidores, o presidente brasileiro anuncia logo cedo em seu perfil no Twitter: CABÔ! BASTA! VAMOS DEFENDER A DEMOCRACIA! O BRASIL COMEÇA HOJE DE TARDE A DEVOLVER A VENEZUELA AOS VENEZUELANOS! #ÉguerraTáOk. A mensagem é replicada por milhares de pessoas. Na sequência, ainda no Twitter, convoca o Estado Maior e os principais ministros para discutir como será a operação. Os militares não querem, lembram que há 149 anos não entram em guerra com ninguém, avisam que não tem munição para segurar a onda, mas o presidente não recua, ameaça incluir todo mundo na reforma da Previdência e assim consegue comandar a situação. 

Imediatamente após a mensagem, as bolsas de valores do mundo inteiro começam a flutuar perigosamente. Investidores retiram seu dinheiro do Brasil e as ações das empresas de armas começam a subir vertiginosamente. A OPEP não se pronuncia, marcando primeiro uma reunião com os diretores da Exxon e outras companhias petroleiras. Em Boa Vista e Pacaraima, internautas postam “Agora vai”, “Brasil acima de tudo”, “O mito vai acabar com o socialismo” e “Eu quero guerra contra o comunismo”, todos com a hastag #ÉguerraTáOk. Quem se pronuncia contra é linchado virtualmente e chamado de “traidor da pátria”. 
Às 11h30, o plano de guerra é anunciado pelo presidente, que veste novamente a camiseta falsificada do Palmeiras para falar sobre como vai acabar com os bandidos venezuelanos (A camiseta? Ah, tá. É verde, verde é a cor do Brasil e também a do Exército, justifica na coletiva).  

China e Rússia avisam: não apoiamos vocês. A ONU diz que não concorda com nada e Trump já despachou seus assessores especiais na área de guerra para o Brasil. A Colômbia não diz que sim nem que não, surpresa com o ato do governo brasileiro, que começa suas ações no sábado de Carnaval, aproveitando a ressaca da primeira noite do feriadão. Maduro avisa que seu governo vai reagir ao “imperialismo ianque-brasileiro com bravura e dignidade”. Ninguém leva fé, mas ele chama e avisa seus generais: “se eu cair, como ficam vocês e seus esquemas? Todos vamos nos dar mal”. Como ainda não há garantias concretas de anistia para os militares, todos juram lealdade e mobilizam suas tropas em direção a Santa Elena de Uairén. O mundo acredita que logo, logo, eles mudarão de ideia.

Os aviões que decolaram de Boa Vista atacam a infraestrutura de Santa Elena para imobilizar qualquer reação inicial. A ideia é tomar conta do país vizinho e aproveitar para tirar o foco dos laranjais e outros problemas. No whastapp, a população boa-vistense está eufórica. Muita gente aposta que vai ser fácil acabar com o governo do Maduro. “Daí, esse monte de venezuelano preto e pobre que veio para cá vai voltar rapidinho”, diz uma das mensagens no grupo “Unidos pela Venezuela”. Martins, cliente de uma boate no Buritis, começa a pensar: se todas as prostitutas voltarem de repente, os programas vão aumentar de preço. Não sei, não. Isso não está certo...

A primeira bomba brasileira cai no posto de combustível a poucos metros da fronteira. A população de Pacaraima fica estupefata e começa a xingar a falta de planejamento dos arquitetos da ação de paz (porra, e agora como é que a gente vai abastecer?) O medo e a revolta do lado de lá aumentam quando a segunda bomba é jogada no hospital de Santa Elena e outras mais são jogadas no quartel, no comando da Guarda Nacional e na subestação que manda energia para Roraima. O ataque inicial, padrão em casos de guerra, traz consequências: Boa Vista entra em alerta energético, o preço dos combustíveis dispara, milhares vão aos postos para abastecer antes que tudo acabe, a migração dos venezuelanos aumenta e incha Pacaraima. 

O governador roraimense é chamado às pressas para Brasília. Lá, anuncia que tudo agora será estado de exceção e calamidade. As aulas são adiadas mais uma vez e os pais com alunos na rede pública se desesperam ao pensar que o ano letivo de 2019 deve acabar só em 2020. Aquecendo a economia, diversos empresários já começam a mandar mensagens aos secretários oferecendo seus produtos.

O Exército da Venezuela reage à agressão brasileira, agora impulsionado também pelo ódio e tristeza dos soldados que perderam amigos e familiares nos primeiros ataques brasileiros. A ação inicial de Caracas é mandar seus caças de origem russa atacarem o quartel brasileiro em Pacaraima. Centenas morrem. Para evitar que cheguem reforços por terra, bombas são jogadas na BR-174, fazendo com que a parte da serra desmorone. Os habitantes de Pacaraima agora estão isolados completamente e há rumores de que hoje à noite vai ter saqueio nos supermercados. Os empresários contratam e armam ostensivamente seus seguranças. A comida quadruplica de preço na serra e duplica em Boa Vista. O Procon diz que não pode fazer nada, que é lei da oferta e da procura. Uma emissora de TV divulga matéria sobre como vestir-se em tempos de conflito e ensina a reaproveitar os restos de ontem para fazer uma deliciosa sopa “Venezuela libre”. 

Se as empresas que exploravam o turismo na Gran Sabana agora buscam alternativas para não fechar por falta de clientes, os hotéis e hosteis estão lotados: jornalistas do mundo inteiro estão chegando, interessados em cobrir a primeira guerra do continente americano em décadas. Romances começam a acontecer e, entre uma matéria e uma coletiva em Boa Vista, há gringos sendo levados para conhecer a beleza do por do sol nas praias Grande e dos Gnomos. Na Eletrobras, a direção da empresa se reúne para analisar de quanto será o reajuste na energia após a desconexão com a hidrelétrica  de Guri-Macágua. Na vila Três Corações, vulgo Km 100, seu João reclama que agora não tem mais gasolina da Venezuela para revender em seu postinho alternativo de combustível. “Isso tá errado. A guerra não era para nos fazer passar perrengue. Isso tá errado”, diz.   

De Brasília, vestindo camiseta florida e com o motorista já esperando para levá-lo ao aeroporto para poder noronhar-se, o ministro da Economia manda um recado ao povo: fiquem tranquilos. Isso não afetará os rumos da modernização do país. O Brasil continua atacando e, para suprir a falta de munição, dispensa licitações e compra milhões em munições e armas das empresas dos Estados Unidos e Iraque. Trump elogia o Brasil pela coragem de enfrentar a ditadura madurista e sugere acelerar as privatizações para que não falte cash na hora de renovar o estoque de armas. Moscou e Pequim continuam dizendo que a intervenção não é o caminho e já encaminharam seus porta-aviões para o Caribe para garantir seus interesses. Nos bastidores, discutem com Washington e Guaidó os horizontes econômicos pós-fim da Guerra da Venezuela. Ou, como alguns historiadores vão preferir contar, da Guerra do Brasil.

Novos ataques são registrados de lado a lado. Pacaraima agora está a escuras, sem internet e sem água. Santa Elena parece um deserto e as comunidades da etnia Pemón começam a servir de abrigo para quem deixou a cidade. As famílias dos jornalistas destacados para a fronteira estão desesperadas pela perca de comunicação com eles. Em Santa Elena as emissoras de rádio são atingidas por bombas. Milícias começam a surgir dos dois lados da fronteira. Brasília diz que as nossas são do bem e convoca extraoficialmente seus especialistas cariocas para assessorá-las. As facções criminosas aumentam o preço das drogas e os casos de assalto e furtos começam a aumentar em Boa Vista. O 5° DP transborda de tantas denúncias e há rumores de grupos paramilitares em ação. Os empresários locais começam a mandar seus familiares para outros estados, inflacionando o preço das passagens aéreas e terrestres. 

O mundo olha perplexo o povo brasileiro: o Carnaval toma conta das ruas do país e a guerra é cada vez mais comentada nos grupos do Whats e do Telegram. Em Boa Vista garantem que a festa não vai será suspensa para poder inspirar alegria aos hermanos: “é a nossa contribuição para nossos vizinhos neste momento tão difícil que enfrentam. Depois da tempestade sempre vem a bonança. Aproveitem que estamos com desconto no último lote dos abadás”, declara em seus stories o dono do maior bloco boa-vistense. No instagram, tudo continua em perfeita harmonia e as hastags #AlegriaNaFolia e #AlegreEAmorNoCarnaval são as mais utilizadas pelos digital influencers. 

O caos começa a ser melhor percebido na quarta-feira de Cinzas, quando se descobre o fim do estoque de paçoca em Roraima. Um produto químico jogado não se sabe ainda por quem provoca um novo efeito secundário. Conforme mensagens de áudio e texto que não param de chegar, parece que pessoas pálidas, ensanguentadas e em farrapos começaram a morder quem se aproxima delas. Por precaução, os remetentes pedem para espalhar em todos os grupos até alguma autoridade ler e fazer alguma coisa. 

Nenhum comentário: