terça-feira, fevereiro 10, 2009

1492, ou marrrdito mundo capitalista selvagem


Se você não sabe, vai aí a notícia: os espanhóis, oficialmente falando, chegaram à América (que recebeu esse nome em homenagem a Américo Vespúcio, um navegante maluco que naquela época veio dos Andes até o desembocadura do Amazonas) em 1492. Portanto, aquele papo subentendido de relacionar 1500, quando Cabral deu as bandas na atual Bahia, com o descobrimento de algo a mais que a presente Terra brasilis não é mais que má informação. A turma da rainha Isabel já estava fazendo intercâmbio havia oito anos no continente.

Bom, passada a aulinha básica de história, vamos ao que interessa: a criação do mito do índio preguiçoso. Imagina que três parentes demoravam dois ou três dias para derrubar uma árvore qualquer com machados de madeira. Daí eles faziam o que queriam e iam descansar. Afinal, se já tava pronto, para que preocupar-se com esse negócio de acumular? Caraca, um mundo de selva para explorar, sem ninguém sacando mais que o necessário, nunca que vai ter carestia, pensava-se.

Daí chegaram os portugas e deram machados de metal para os meus primos cortarem as árvores que eram adoradas nas Oropa. Pô, os parentes mandaram ver, derrubaram o tronco em poucas horas e foram descansar. Afinal, se tá pronto, para que derrubar mais?


Não quero mais trabalhar. A partir de hoje, eu e o tio vamos cruzar os braços e fazer greve


Mas os caras do Velho Mundo queriam mais. Queriam encher os navios e fazer bonito para o rei e os patrocinadores. Por isso acabou esse lance de trocar contas e espelhos por árvores e veio a escravidão. Mesmo forçados a trabalhar num ritmo completamente estranho a sua cultura, os mano veio continuaram tentando manter a batida anterior. De saco cheio, os portugueses e todos os demais gringos que aportaram depois na propriedade dos índios decidiram criar o mito do selvagem preguiçoso, sem vontade e disposição para o trabalho. Não era assim. O que aconteceu é que o santo de uns não bateu com a missa dos outros.



Ô eu na reunião do conselho dos anciões, ouvindo a replica para minha proposta de paralisação

Bom, e todo esse papo antro-sócio-politico é para quê mesmo? Para dizer que dia desses tava pensando como seria legal não precisar acordar cedo na segunda, depois de um cansativo dia de lazer domingueiro, para ir trabalhar.

Daí parei e fui analisar que legal mesmo seria nunca precisar acordar cedo dia nenhum para ir trabalhar, fazer o meu horário, viver de notebook para o ar, com horário apenas para as aulas de violão. Qualquer outro pensamento é pensamento de pobre que não se fez rei de sua vida e de seus horários. Ou então de quem não potencializou o talento. Tu discorda, mano?

E aí, Grande Pajé, a parada vai rolar ou não? Nem greve nem uma bicadinha nos pós mágicos para falar com Makunaíma? (Todas as fotinhas são de Bê Cavalheiro)



Up-date: Digar, Digar...não foi Américo Vespúcio, foi Francisco de Orellana que baixou do Perú até o Amazonas, tendo inclusive morrido numa das excursões....Ah, Digar, se não é tu mesmo e tuas imensas dúvidas sobre a história, quem te corregiria?


Nenhum comentário: