sexta-feira, outubro 28, 2011

Na Folha de Boa Vista: Sarau comemorativo faz homenagem a Carlos Drummond de Andrade



Data: 28/10/2011

Foto:  
O sarau comemorativo vai acontecer domingo (30) na plataforma baixa da Orla Taumanan

Camila Costa

No dia 31 de outubro, completam-se décadas da morte de Carlos Drummond de Andrade, um dos mais importantes poetas populares brasileiros. Com intuito de homenageá-lo, o Coletivo Arteliteratura Caimbé vai realizar, no dia 30 (domingo), um sarau comemorativo na Orla Taumanan, a partir das 17h30.

O evento é aberto ao público e completamente gratuito. Nos intervalos das leituras, realizadas pelos presentes e integrantes do Coletivo, será feita a audição de textos do poeta que foram gravados por atores nacionais.

“Nossa intenção é que cada pessoa declame seu texto preferido de Drummond e celebre o nascimento dele, que ocorreu no dia 31 de outubro de 1902. Portanto, tragam seus poemas preferidos, sua bebida gelada, seus amigos, parentes e o que mais desejar e vamos festejar”, convida a contista Ágda Santos, uma das organizadoras do evento, em parceria com Edgar Borges, integrante do Coletivo Arteliteratura Caimbé.

Também segundo Ágda, partiu dela a iniciativa da homenagem. “Vi que muitas cidades iam comemorar o nascimento de Drummond e nasceu daí a vontade de realizar algo também em Boa Vista, já que conheço muita gente que gosta do poeta. Por isso fiz a proposta de parceria ao Coletivo Caimbé, que concordou em organizar o sarau”, disse a contista, que escreve contos, poemas e crônicas no blog www.papeldesemica.blogspot.com/.

Em várias cidades brasileiras haverá atividades comemorando o “Dia D` Drummond”, marcado para segunda. A antecipação em Boa Vista atende às particularidades da cidade, explica Edgar. “É mais fácil as pessoas deixarem a sua casa em um domingo à tarde, para uma confraternização com outros leitores do poeta, que esperar que façam isso na segunda, dia de trabalho, estudo e outros afazeres”, relatou.

Este é o segundo sarau realizado pelo Coletivo Caimbé durante o mês de outubro. Na semana passada, durante a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Roraima, o Coletivo ajudou a organizar um encontro de cordelistas e declamadores de poesias. As fotos desta e outras atividades, além de outras informações, estão disponíveis no blog www.caimbe.blogspot.com. Os telefones para contato são (95) 9133 6814 e (95) 9111 4001.


Conheça o Coletivo Arteliteratura Caimbé


Tana Halú, Edgar Borges, Zanny Adairalba e Heloísa Brito: alguns membros do Coletivo

O Coletivo Arteliteratura Caimbé é uma associação amazônica formada por pessoas que atuam em diversas áreas culturais e tem como objetivo fomentar a cidadania usando a literatura como ferramenta principal.

“Integrar pessoas que fazem e apreciam a arte em Roraima, na Amazônia e no Brasil como um todo é outra finalidade do Coletivo Caimbé, cujo trabalho visa promover a integração de artistas e amantes da arte em todas as suas vertentes para levar suas produções até o público, em espaços abertos e de forma interativa”, explica Edgar Borges, um dos fundadores do Coletivo.

O núcleo fundador do Coletivo é formado por Edgar Borges, Zanny Adairalba, Tana Halú e Luiz Valério. Depois se integrou ao grupo Heloísa Brito. “Essa não é uma formação rígida, pois a lógica dos coletivos é sempre estar aberto a novas oportunidades de receber pessoas que queiram trabalhar pela, em nosso caso, literatura e arte. Um exemplo disso é o Dia D, que será feito em conjunto com a parceria de Ágda”, explicou Edgar.

O Coletivo Caimbé iniciou suas atividades com uma intervenção cultural comemorando o Dia Nacional da Poesia, em março de 2009, na praça das Águas. Mais de cinco mil pessoas participaram das leituras e exposição de poesia, show musical e produção de textos. Em Roraima, o Coletivo é responsável pela única celebração em praça pública do Dia da Poesia.

Desde a sua criação, o Coletivo realiza e participa de diversas atividades focadas em literatura e artes, produção de eventos, ações educativas, gestão cultural e organização social; atua em palestras e mesas redondas e trabalha prestando consultoria cultural e de comunicação.

Em suas andanças, o Coletivo Caimbé já realizou atividades em seis municípios de Roraima (Boa Vista, Mucajaí, Alto Alegre, São João da Baliza, Cantá e Pacaraima), em Palmares (Pernambuco), Novo Lino (Alagoas) e em Carmo do Macacoari (Amapá).  Estes trabalhos estão registrados nos blogs www.caimbe.blogspot.com e www.caminhadaarteliteratura.blogspot.com. Mais informações no telefone (95) 9111 4001 e pelos emails coletivocaimbe@gmail.com e edgarjfborges@gmail.com.

2 comentários:

Brendo disse...

Poxa, não teve como eu ir, eu queria ir tanto.
Até tinha me preparado para recitar uns poemas dele...
Mas... não deu.

Edgar Borges disse...

Vai noutra vez, Brendo! Tamo te esperando.