domingo, agosto 19, 2012

O retorno à velha Sampa

Depois de 12 anos volto a São Paulo. Na primeira não tinha blog, muito menos twitter ou facebook. Também não tinha máquina fotográfica. Por isso não há registros fotográficos daquela viagem, cujo propósito era fazer a prova do curso de jornalismo do Estadão. A minha lógica era: se não tentar, quem sabe o que poderia ter sido?

Fui, fiz a prova, passei um mês cheio de medo de ser assaltado em Sampa, morei em um quarto alugado no Jabaquara, na casa do professor Branco, dei um pulo de busão um Santa Catarina, na casa dos pais de minha amiga Carla Cavalheiro, voltei, não passei na prova, não tive o meu momento "alguma coisa acontece no meu coração que só quando cruza a Ipiranga com a avenida São João" e nunca mais retornei a Sampa.

Agora, volto para participar de um fórum sobre midialivrismo. Ou seja, volto por conta de atividades jornalísticas desenvolvidas nos oito anos que tenho de blogueiro e mais recentemente tuiteiro. Quando me fizeram o convite, parei para ver quantos blogs alimento ou subsidio como parceiro: este em que você está, o do Coletivo Arteliteratura Caimbé, o Cultura de Roraima, o Concursos Literários, o abandonado Pai do Indiozinho (lá no wordpress, no qual falava de meu filho) e sabe-se o que mais agora esquecido.

Enfim, é minha primeira viagem fruto desse lance de blogues e mídias sociais. Tomara que seja bacana.

Ah, o fórum é o Onda Cidadã, projeto coordenado pelo professor doutor Fábio Malini, responsável pelo convite.

Olha a matéria do site dos caras:


Fórum Onda Cidadã debate o midialivrismo


Nos dias 23 e 24 de agosto, o Itaú Cultural realizará o Fórum Onda Cidadã . O evento servirá para o debate sobre o Mapeamento das Mídias Livres no Brasil do Programa Onda Cidadã, iniciado no ano de 2009.
O mapeamento, composto por mais de 300 iniciativas de midialivrismo e ativismo cultural, identifica veículos de comunicação por elas utilizados, as formas de sustentabilidade, as metodologias de trabalho, os tipos de profissionais, os públicos preferenciais, enfim, toda uma gama de informações sobre a cadeira produtiva do que tem se chamado de “cultura livre” no Brasil.
A intenção do Fórum é apresentar para esse grupo os resultados obtidos até o momento, comunicar os próximos passos do projeto e articular com o grupo como o programa Onda Cidadã pode contribuir para a cultura livre do país.
Para fomentar esse debate, convidamos midialivristas e ativistas culturais de todas as regiões do Brasil, que também serão entrevistados para documentar, em vídeos, suas histórias na produção da cultura livre brasileira. Essas entrevistas serão publicadas no site do Onda Cidadã, que terá como meta ser um site que reúne história e análise do midialivrismo.

Onda Cidadã

O Onda Cidadã é um programa permanente do Itaú Cultural que busca analisar a produção das mídias autônomas e fomentar conhecimentos que sirvam de base para qualificar o campo da cultura livre no país. O termo Onda deriva das rádios livres e comunitárias, primeiras experiências de midialivrismo que o Onda Cidadã, em 2003, reuniu, mobilizando pessoas e emissoras de rádio comunitárias, públicas e universitárias a fim de estabelecer uma rede de troca de informações e experiências entre profissionais e dirigentes do setor.
Atualmente, o programa congrega e reúne toda uma gama de realizadores midialivristas de diferentes linguagens (digitais, impressas, fotográficas, audiovisuais, sonoras, performáticas etc.

FÓRUM ONDA CIDADÃ 2012

Dia 23 de agosto

- Abertura do Fórum Onda Cidadã
- Dinâmica de Apresentação dos Participantes do Fórum Onda Cidadã
Horário: 10h às 11h
- Mapa das Mídias Livres no Brasil
Horário: 11h às 13h
Écio Salles, Fábio Malini, Marcela Camargo e Marcelle Desteffani apresentam os novos dados sobre a realidade midialivrista no Brasil.
- Debate – Fórum Onda Cidadã – Mídia Livre no Brasil
Horário: 14h30 às 18h30
Desafios: no primeiro momento do Fórum, a estratégia didática é debater o dilemas e desafios da mídia no Brasil atual, para daí extrair – no dia seguinte – um posicionamento estratégico para o programa Onda Cidadã na cena da cultura livre brasileira.

Dia 24 de agosto

- Oficina Tutorializando uma Cobertura Colaborativa
Horário: 10h – 12h30
Dinâmica de grupo em que os participantes irão fazer um post coletivo ensinando aos usuários do site Onda Cidadã como fazer uma cobertura colaborativa para a internet através de seus conhecimentos em ferramentas de publicação, streaming, edição e gestão de redes sociais.
- Mídia Livre no Brasil – Desafios e Proposta
Horário: 15h
A partir de provocações sobre os dilemas da cultura livre brasileira , os midialivristas convidados vão prospectar como o programa Onda Cidadã pode contribuir estrategicamente para o aprimoramento e qualificação da cultura livre no Brasil.
- Relato das Atividades do Fórum Onda Cidadã 2012
Horário: 17h

2 comentários:

jacinta santos disse...

Que notícia bacana, parabéns por seu trabalho aqui no blog, realmente é muito bom.

Edgar Borges disse...

Brigado, Jacinta. A gente faz quase com amor.