sexta-feira, março 06, 2009

Agende seus versos


Vamos comemorar o Dia Nacional da Poesia


Integrar pessoas que fazem e apreciam arte e literatura em Boa Vista. Foi com essa finalidade que profissionais de áreas diversas de atuação se juntaram no Coletivo Arteliteratura Caimbé, cuja primeira iniciativa será uma intervenção cultural comemorando o Dia Nacional da Poesia, 14 de março, a partir das 19h30, na Praça das Águas, Centro de Boa Vista.

Compõem o Arteliteratura Caimbé este blogueiro que vos escreve, Edgar Borges, o jornalista Luiz Valério, a gestora cultural Zanny Adairalba e o fotógrafo e artista plástico Tana Halu.


Pode queimar que o Caimbé aguenta, verão após verão, inverno após inverno


O coletivo montará um varal de poesias para que os freqüentadores da praça exercitem o seu lado poético e escrevam poemas que serão expostos e apreciados por quem passar pelo local. Em cubos poéticos poderão ser lidas e manuseadas poesias de autores regionais, nacionais e internacionais.

A programação completa-se com poesias visuais expostas num telão, espaço para declamações e ainda a participação da banda de rock Iekuana, uma das parceiras da intervenção.

Também abrimos espaço para leitura e vendas e livros de autores locais. Interessados em participar da intervenção expondo seus livros para venda e artistas que queiram se juntar à ação do coletivo devem apenas fazer contato prévio pelo telefone 9111-4001 e falar comigo.

A finalidade do Coletivo Arteliteratura Caimbé é juntar artistas e amantes da arte em todas as suas vertentes para levar suas produções até o público, em espaços abertos e de forma interativa. A intervenção cultural programada para o Dia Nacional da Poesia é a primeira de muitas outras que devem ser realizadas nos espaços públicos de Boa Vista.

A intervenção cultural alusiva ao Dia Nacional da Poesia, data que celebra o nascimento do poeta Castro Alves, tem apoio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec) e a parceria do Estúdio Parixara, onde será posteriormente gravado um CD com os poemas que forem expostos no varal.

Fotos e notícias sobre os resultados do evento serão divulgados também nos blogues Crônicas da Fronteira e Política com Pimenta.


O Caimbé faz parte do cenário natural de Roraima


Caimbé como metáfora - Escolhemos o nome da árvore Caimbé por ser símbolo regional de resistência às intempéries. Mesmo devastada pela seca e pelo fogo, o Caimbé sempre consegue reflorescer verde, como se nada tivesse acontecido. Assim também é a cultura roraimense. Muitos dos artistas não recebem o apoio merecido, mas as manifestações culturais florescem e reflorescem diariamente, sob o intenso sol do extremo norte.

Quer falar com a gente sobre o evento? Liga então nesses números:

Edgar Borges: 9111-4001

Luiz Valério: 8121-3014

Tana Halu: 9902-1914

Zanny Adairalba: 9122-3837

Nenhum comentário: