quinta-feira, março 19, 2009

IV Mostra de Música Sesc Canta Roraima abre inscrições



Chega ao seu quarto ano o Canta Roraima. Ou seja, há quatro ou cinco anos que falei com a Rosana Santos, então chefe do setor de cultura do Sesc, e Zanny Adairalba, então chefe da divisão de cultura da Prefeitura de Boa Vista, sobre como seria legal as duas instituições fecharem um acordo para multiplicar o alcance das ações na área.

O resultado foi um convênio entre a Prefeitura e o Sesc, com dois discos gravados ao vivo e um que ficou preso no estúdio por alguma questão burocrática. Para mim, a melhor parte foi integras as comissões que analisaram as músicas nos três primeiros anos. Cada coisa ruim que apareceu...

Lembro que na primeira edição houve um boicote por parte de algumas pessoas, que saíram falando mal da parceria Prefeitura/Sesc e não se inscreveram, instando outros a fazer o mesmo. Depois de virem a repercussão positiva, os Cd’s prensados e saber que um dos participantes viajava para Maringá, os mesmos músicos/compositores reclamões estavam lá no outro ano participando.

Lembro também que Rosana teve que aguentar desaforo e explicar mil vezes como era feita a análise das músicas para quem perguntava: “me explica o motivo de fulaninho não estar na lista dos classificados”. Ora, se a música não se encaixava na proposta da mostra, tinha que ficar de fora. Mas como havia outros elementos sócio-familia-culturais no meio e o pessoal de Roraima ainda está preso, apesar de criticar sempre que pode, à prática do compadrio, a coitada da Rosa teve que ouvir e explicar, ouvir e explicar, ouvir e explicar.



Neste ano, as inscrições podem ser feitas gratuitamente até 7 de abril, em horário comercial, no Núcleo de Cultura do Sesc (Mecejana) e no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesc Centro.

Esta edição do evento acontecerá no sul do Estado, na big cidade de Rorainópolis, dia 30 de maio.

Podem participar compositores, músicos e intérpretes de todo o Estado, mas que comprovadamente residam em Roraima. Cada participante poderá inscrever até duas músicas, de autoria própria e de livre tendência musical, em língua portuguesa ou indígena, inclusive instrumental, que não tenham participado de outras mostras.

As dez músicas selecionadas vão integrar o CD da IV Mostra de Música Sesc Canta Roraima, que será lançado no dia 19 de setembro de 2009, durante a realização do Overdoze da I Aldeia Sesc Roraima - Cultura de Todos os Povos, no Palco das Piscinas, no Centro de Atividades Dr. Antônio Oliveira Santos, no Mecejana.

O regulamento está disponível no Núcleo de Cultura, no SAC do Sesc Centro, nas unidades do Sesc Ler de Iracema, Rorainópolis e São João da Baliza e no site do Sesc. Outras informações no Núcleo de Cultura do Sesc (3621-3947) e no SAC (3621-3944).

Nenhum comentário: